Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFSC 2010. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Sobre a Lei da Anistia, aprovada pelo Congresso em 28 de agosto de 1979, e os debates que suscitou, é correto afirmar que:
o projeto apresentado no Congresso pela ARENA, partido que apoiava o regime militar, não atendia os interesses do MDB, partido de oposição. Este partido apresentou um substitutivo no qual não se previa a punição dos torturadores pois, sendo minoria, desejava aprovar o que considerava possível no momento.
a Lei da Anistia permitiu a volta ao país de milhares de exilados políticos. Os debates jurídicos continuam, pois há torturadores que nunca foram julgados. Alguns juristas defendem uma nova interpretação da lei, que permita o julgamento dos agentes do Estado que praticaram tortura e assassinato durante o regime militar.
trinta anos depois de sancionada pelo general João Baptista Figueiredo, a Lei da Anistia atendeu os apelos da população brasileira ao processar e condenar os torturadores e reconhecer os direitos dos torturados, desaparecidos e mortos pelo regime militar.
os críticos de uma nova interpretação da Lei da Anistia afirmam que os crimes de tortura cometidos durante o regime militar prescreveram e a lei não pode ter efeito retroativo, exceto para os casos de morte comprovada.
durante o regime militar houve cassações de mandatos de opositores, extinção de partidos políticos, torturas, perda de cargos públicos e prisões por crimes políticos. A Lei da Anistia, sancionada pelo general Figueiredo, perdoava todos, exceto os torturadores.
Ulysses Guimarães, José Sarney, Paulo Salim Maluf e Luís Inácio Lula da Silva foram defensores de uma anistia "ampla, geral e irrestrita", e da revisão constante da Lei da Anistia.
Disponível em: www.tirinha.com/dilbert (Acesso em: 20 jul. 2009.)
Sobre as relações de trabalho e de produção, é CORRETO afirmar que:
nos países em que as empresas investem em informatização e robótica, verifica-se o desemprego conjuntural.
com o desenvolvimento da globalização e da economia informacional, especialmente dos países subdesenvolvidos, cabe aos Estados investir, prioritariamente, em áreas sociais para que a mão de obra tenha preparo e possa, assim, inserir-se na nova economia.
na maioria dos países europeus, até a Primeira Guerra Mundial, a organização da produção esteve apoiada em indústrias de base, como as indústrias siderúrgicas, químicas, alimentícias e do vestuário.
no Brasil, de acordo com a legislação em vigor, a jornada máxima de trabalho em todos os setores da economia é de 36 horas semanais.
no início do século XX, o industrial norte-americano Henry Ford inovou os métodos de produção, introduzindo esteiras rolantes nas linhas de montagem dos automóveis: as peças chegavam até os operários, que executavam sempre as mesmas tarefas referentes a cada parte do carro.
[...] Otávio – [...] Eu acho graça desses caras, contrariam a lei numa porção de coisas. Na hora de pagá o aumento querem se apoiá na lei. Vai se preparando, Tião. Num dou duas semanas e vai estourá uma bruta greve que eles vão vê se paga ou não. [...] GUARNIEIRI, Gianfrancesco. Eles não usam black-tie. 19. ed. São Paulo: Civilização Brasileira, 2008. p. 25, Ato I.
[...] Otávio – [...] Eu acho graça desses caras, contrariam a lei numa porção de coisas. Na hora de pagá o aumento querem se apoiá na lei. Vai se preparando, Tião. Num dou duas semanas e vai estourá uma bruta greve que eles vão vê se paga ou não. [...]
GUARNIEIRI, Gianfrancesco. Eles não usam black-tie. 19. ed. São Paulo: Civilização Brasileira, 2008. p. 25, Ato I.
Escrita na década de 1950, a peça Eles não usam black-tie nos remete à reflexão sobre movimentos sociais no Brasil.
Com base no contexto socioeconômico em que a obra de Guarnieri foi escrita e nos movimentos sociais no Brasil, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
Na década de 1950, o sindicalismo brasileiro enfrentou, com muitas greves, a inserção do país no capitalismo internacional.
A década de 1950 foi caracterizada por um período de recessão econômica. Os índices inflacionários superavam 100% ao mês.
No Brasil, a organização sindical teve início no século XX e foi nutrida, de um lado, pelos anarquistas utópicos e, de outro lado, pelos defensores do neoliberalismo econômico.
Cenário de Eles não usam black-tie, as favelas estão circunscritas sobretudo às metrópoles regionais, como é caso do Rio de Janeiro e de São Paulo.
Criada na década de 1950, a Companhia Vale do Rio Doce, empresa de economia mista, foi o cenário que levou os personagens de Eles não usam black-tie a deflagrarem greve por melhores condições de trabalho e de salário.
Infere-se do diálogo do personagem Otávio que uma das estratégias utilizadas pelos sindicatos é a greve, como forma de pressionar os patrões para a obtenção de determinado objetivo.
Gráfico elaborado a partir de dados do IBGE, Anuário Estatístico do Brasil, jan. 2001. (Adaptado)
Com base no gráfico acima, Brasil: Valor da produção industrial, pode-se afirmar CORRETAMENTE que:
as condições climáticas, a falta de mão de obra qualificada e a carência de matérias-primas justificam a baixa participação do estado do Amazonas no valor total da produção industrial brasileira.
a baixa participação da Região Sul no valor total da produção industrial brasileira deve-se sobretudo à forte presença de indústrias transnacionais.
os estados mais industrializados do Brasil estão concentrados no Complexo Regional do Centro-Sul.
os estados da Região Sudeste participam com o maior valor gerado pela atividade industrial no Brasil.
Bahia e Pernambuco, na Região Nordeste, contribuem mais do que os estados do Sul para o valor da produção industrial do Brasil.
Na camada superficial da litosfera forma-se o solo, onde as plantas se fixam e do qual extraem água e elementos nutrientes.
Sobre o solo, é correto afirmar que:
é resultante da desagregação das rochas originais e da decomposição química das mesmas, formando uma camada superficial composta de água e minerais que se vai enriquecendo de matéria orgânica com o tempo.
os solos catarinenses são considerados pobres em função da intensa lixiviação, considerando que os totais pluviométricos assemelham-se aos encontrados na Região Norte.
a vegetação do Cerrado desenvolve-se sobre solos pobres e ácidos que, apesar de sustentar a diversidade biológica desse ambiente, necessitam de insumos agrotecnológicos para o desenvolvimento da cultura da soja.
o solo é o resultado de muito tempo de modificações nas rochas pelos agentes externos, como o clima e a vida microbiana. Áreas com o mesmo tipo de rocha, mas com climas diferentes, apresentam o mesmo tipo de solo.
características do solo, como quantidade de umidade, composição química e textura, não influenciam no desenvolvimento, abundância, diversidade e aspecto da cobertura vegetal.
Fonte: Sociologia: ciência & vida. São Paulo: Escala, Ano I, n. 8. p. 32, 2007. (Adaptado)
Sobre o tema urbanização e as informações contidas no mapa acima, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
Na América Andina, o mais elevado grau de urbanização está no Peru.
A Nicarágua é o país da América Latina em que se verifica a menor relação de acesso à telefonia móvel, considerando-se a sua população absoluta.
Os países da América Central que entre os séculos XVII e XVIII foram colonizados por espanhóis apresentam grau de urbanização superior a 50%.
Dentre os países membros do Mercosul, o Uruguai é o que apresenta o mais alto grau de urbanização.
Mais de 50% da população latino-americana é favorecida pelas inovações tecnológicas da globalização
A tecnologia informacional é acessível à América Latina, considerando-se que a telefonia móvel supera os percentuais de urbanização.
Dentre os países que não estabelecem fronteiras com o Brasil, o Chile apresenta o mais alto grau de urbanização.
Florianópolis foi colonizada por açorianos, sendo marcante a arquitetura das casas do período colonial ainda preservadas em vários recantos da Ilha. Seu acolhedor povo tem um sotaque bastante peculiar. São conhecidas como “Manezinhos da Ilha” as pessoas que tiveram o privilégio de nascer em Florianópolis. Acompanhar de perto a pesca da tainha nos meses de maio e junho é uma forma bastante interessante de saber mais sobre a cultura local com os pescadores, que sempre têm “causos” para contar. Disponível em: www.belasantacatarina.com.br Acesso em: 10 ago. 2009. (Adaptado)
Florianópolis foi colonizada por açorianos, sendo marcante a arquitetura das casas do período colonial ainda preservadas em vários recantos da Ilha. Seu acolhedor povo tem um sotaque bastante peculiar. São conhecidas como “Manezinhos da Ilha” as pessoas que tiveram o privilégio de nascer em Florianópolis. Acompanhar de perto a pesca da tainha nos meses de maio e junho é uma forma bastante interessante de saber mais sobre a cultura local com os pescadores, que sempre têm “causos” para contar.
Disponível em: www.belasantacatarina.com.br Acesso em: 10 ago. 2009. (Adaptado)
Sobre a colonização e a cultura açoriana em Santa Catarina, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
Os atuais municípios de São José, São Francisco do Sul, Laguna e Florianópolis foram colo-nizados sobretudo pelos açorianos.
Os açorianos, vítimas da xenofobia pelos portugueses, emigraram para Santa Catarina no século XVIII para desenvolverem colônias de exploração.
Jogos da mora (jogo do palito) e bocha são manifestações culturais típicas dos açorianos.
A festa do Divino Espírito Santo ocorre com maior frequência nos municípios litorâneos colo-nizados em sua grande maioria por açorianos.
As condições geomorfológicas favoreceram a fixação dos primeiros açorianos nos vales do rios Canoinhas e Peperi-Guaçu.
O biogás tem origem nos efluentes dos setores agroindustrial, urbano (lodo das estações de tratamento dos efluentes domésticos) e ainda nos aterros de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), sendo resultado da degradação biológica anaeróbia da matéria orgânica contida nos resíduos. Esse gás é constituído, principalmente, por metano (50-70%), gás carbônico (25-45%) e pequenas quantidades de hidrogênio, nitrogênio e ácido sulfídrico. O biogás possui um alto poder calorífico devido à grande quantidade de metano em sua composição, mas sua utilização torna-se limitada pela presença do ácido sulfídrico. (FRARE, L.M.; GIMENES, M.L.; PEREIRA, N.C. Processo para remoção de ácido sulfídrico de biogás. Eng Sanit Ambient. v.14, n. 2, p. 167-172, abr./jun. 2009)
Assinale a(s) proposição(ões) correta(s).
A molécula de metano apresenta geometria piramidal.
O H2S e o gás carbônico poderiam ser removidos do biogás, borbulhando o mesmo em uma solução contendo NaOH em concentração apropriada.
A molécula do ácido sulfídrico é uma molécula apolar, pois apresenta geometria linear.
A combustão do metano pode ser representada por: CH4 + 2O2 -> CO2 + 2H2O, sendo esta uma reação endotérmica.
A molécula de N2 apresenta geometria linear e é apolar.
O gás carbônico (CO2) é uma molécula com geometria angular e polar.
O Brasil atualmente defronta-se com a perspectiva de um significativo aumento na demanda por etanol combustível. Esta previsão sustenta-se em certas realidades de mercado, como: a) aumento do consumo interno de álcool hidratado devido ao sucesso dos automóveis flexi-fuel no mercado de veículos automotivos leves. b) expansão das exportações brasileiras de etanol em função do crescente interesse mundial pela mistura deste à gasolina, como forma de diminuir as emissões de gases de efeito estufa (GEE). Um caminho para solucionar o problema seria ampliar a produtividade de litros de álcool por hectare de cana plantada, aproveitando integralmente a biomassa da planta para produzir etanol. Essa rota recebe o nome de etanol lignocelulósico ou de 2a geração. Para obtermos etanol lignocelulósico são necessários, basicamente, dois processos: a hidrólise dos polissacarídeos em açúcares simples e a fermentação destes em etanol. Disponível em: http://www.bioetanol.org.br/interna/index.php?pg=MzM= (Acesso em: 16 ago. 2009.)
O Brasil atualmente defronta-se com a perspectiva de um significativo aumento na demanda por etanol combustível. Esta previsão sustenta-se em certas realidades de mercado, como:
a) aumento do consumo interno de álcool hidratado devido ao sucesso dos automóveis flexi-fuel no mercado de veículos automotivos leves.
b) expansão das exportações brasileiras de etanol em função do crescente interesse mundial pela mistura deste à gasolina, como forma de diminuir as emissões de gases de efeito estufa (GEE). Um caminho para solucionar o problema seria ampliar a produtividade de litros de álcool por hectare de cana plantada, aproveitando integralmente a biomassa da planta para produzir etanol. Essa rota recebe o nome de etanol lignocelulósico ou de 2a geração. Para obtermos etanol lignocelulósico são necessários, basicamente, dois processos: a hidrólise dos polissacarídeos em açúcares simples e a fermentação destes em etanol.
Disponível em: http://www.bioetanol.org.br/interna/index.php?pg=MzM= (Acesso em: 16 ago. 2009.)
Com base nas informações acima, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).
A hidrólise da celulose pode ser representada por:
Hidrólise significa quebra pelo hidrogênio.
Na molécula de glicose existe apenas um centro quiral.
O aumento da produtividade de álcool por hectare pode ser conseguido pela fermentação da molécula de açúcar liberada pela hidrólise da lignocelulose presente no bagaço da cana.
A fermentação da glicose para geração de etanol pode ser representada pela equação corretamente balanceada: C4H12O2 2C2H5OH.
A molécula de etanol produzida pelo processo tradicional é diferente da molécula de etanol produzida pela fermentação do açúcar proveniente da lignocelulose.
Considere as seguintes informações sobre entalpia de combustão no estado padrão ΔHo para alguns combustíveis.
Dados adicionais:
considere a gasolina composta apenas de C8H18; densidade do etanol 0,79 g/mL; e densidade da gasolina 0,72 g/mL.
O etanal é um isômero de função do etanol.
O nome IUPAC da molécula C8H18 é octanol, alcano de fórmula geral CnH2n.
A molécula 2,2,3,3 tetrametilbutano apresenta fórmula molecular C8H18 sendo um isômero do 2,4 dimetilhexano.
2,24 litros de hidrogênio fornecem mais calor que 4,75 mL de gasolina, considerando ambos os combustíveis nas CNTP.
Um posto de serviço comercializa o litro de álcool a R$ 1,50 e o litro de gasolina a R$ 2,50. Considerando um carro Flex que consome 1 litro de álcool a cada 10 km ou 1 litro de gasolina a cada 15 km, pode-se concluir que seria mais econômico utilizar o álcool.
Comparando-se as entalpias de combustão, é correto afirmar que 57 gramas de gasolina geram mais calor que 46 gramas de etanol ou 20 gramas de hidrogênio.