Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFSC 2011. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
(Adaptada) O volume de um cone reto é 1024 π cm³. Se a altura, o raio da base e a geratriz desse cone formam, nessa ordem, uma progressão aritmética, então calcule a medida da geratriz, em centímetros, e assinale o valor obtido no cartão-resposta.
18
19
20
21
22
Um extraterrestre que resolvesse estudar a composição química das formas de vida em nosso planeta poderia concluir, de maneira correta, que ela é baseada em compostos de carbono, água e sais minerais. Assinale a(s) proposição(ões) correta(s).
Nos seres vivos as substâncias mais abundantes são: água (70% a 85%), lipídios (10% a 15%), glicídios (7% a 10%) e proteínas (2% a 3%).
Os íons cálcio desempenham importante função nos processos da contração muscular e da coagulação do sangue.
Os compostos proteicos miosina e hemoglobina têm como principal elemento na sua composição os íons magnésio.
Os glicídios desempenham papel importante na estrutura dos ácidos nucleicos, os quais são importantes na transmissão das características dos seres vivos.
Os fosfolipídios, uma classe especial de lipídios, são essenciais na formação das membranas celulares.
Todos os aminoácidos, essenciais e não essenciais, utilizados por nossas células na formação das proteínas, são necessariamente obtidos através da alimentação.
Dentre os vários mecanismos de transporte em nível de membrana celular, podemos citar a osmose. De maneira simplificada, a figura abaixo esquematiza as condições para a ocorrência da osmose.
Com relação ao processo osmótico, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).
Haverá passagem de água do lado A para o lado B.
Na natureza o meio hipertônico cederá moléculas de soluto para o meio hipotônico até que se estabeleça um equilíbrio.
Se A fosse o meio intracelular de uma célula humana e B água pura, com certeza esta célula iria estourar
Se A fosse o meio intracelular de uma célula vegetal e B água pura, a parede celulósica impediria que sua membrana celular se rompesse.
A pressão osmótica é gerada pela passagem do solvente do lado B para o lado A.
As células de nosso corpo encontram-se banhadas por uma solução isotônica; desta forma, a passagem da água do meio extracelular para o intracelular ocorre por osmose.
Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
O ciclo celular é dividido em duas etapas: Divisão Celular e Interfase. Nesta última etapa (Interfase), subdividida em G1 – S – G2, a célula realiza seu metabolismo e se prepara, quando necessário, para a etapa da divisão celular.
O tempo que as células permanecem na etapa chamada de Interfase é o mesmo entre os diferentes tipos celulares.
No período do desenvolvimento embrionário, o ciclo celular compreende etapas de Interfases longas e etapas de divisões celulares rápidas.
Na fase S da Interfase ocorre o processo de duplicação do DNA.
Durante a Interfase o DNA está em plena atividade, formando o RNA com as informações para a síntese proteica.
Em G2 a quantidade de DNA é a mesma que em G1.
A frequência com que as células entram em divisão celular varia com o tipo e o estado fisiológico de cada uma delas.
Na etapa chamada de divisão celular, pode ocorrer tanto a mitose como a meiose, em qualquer célula do corpo humano.
As figuras abaixo mostram procedimentos cirúrgicos no aparelho reprodutor masculino e feminino denominados de vasectomia (Figura 1) e ligação tubária (Figura 2).
Um homem que se submete à vasectomia (mostrada na Figura 1) tem preservada a capacidade de ejacular normalmente.
Uma mulher submetida ao procedimento de ligação tubária (mostrada na Figura 2) mantém a produção de óvulos (ovócitos secundários), mas estes não podem ser alcançados pelos espermatozoides.
Os ovários continuarão produzindo os hormônios FSH (hormônio estimulante do folículo), LH (hormônio luteinizante), estrogênio e progesterona mesmo depois da cirurgia.
O homem vasectomizado mantém a produção normal do hormônio testosterona, uma vez que este é lançado diretamente na corrente sanguínea.
Ambos os procedimentos cirúrgicos são considerados métodos anticonceptivos e são eficientes na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.
Como um homem vasectomizado não mais elimina espermatozoides, não pode mais transmitir o vírus da AIDS para seus parceiros sexuais.
No caso da mulher submetida ao procedimento de ligação tubária (mostrada na Figura 2), com o passar dos anos, os óvulos (ovócitos secundários) acharão um novo caminho até o útero, por isso este procedimento cirúrgico deve ser sempre repetido a cada dez anos.
O esquema abaixo mostra de maneira simplificada o ciclo do nitrogênio na natureza. As letras A, B, C, D e E indicam processos metabólicos que ocorrem neste ciclo.
Sobre este ciclo, é correto afirmar que:
o processo mostrado em A é realizado somente por bactérias simbiontes que vivem no interior das raízes de leguminosas.
as mesmas bactérias que realizam o processo A, realizam os processos D e E.
o esquema mostra que produtos nitrogenados originados de animais ou vegetais podem ser reaproveitados no ciclo.
o processo mostrado em D constitui uma etapa fundamental no ciclo, chamada de fixação do nitrogênio.
as plantas podem se utilizar diretamente da amônia e não dependem do processo que ocorre em C para obter os produtos nitrogenados.
o processo mostrado em E indica que os animais excretam a amônia.
o nitrogênio é importante para os seres vivos, pois entra na composição molecular dos aminoácidos e dos ácidos nucleicos.
A cobertura vegetal original do estado de Santa Catarina compreende dois tipos de formação: florestas e campos. As florestas, que ocupavam 65% do território catarinense, foram bastante reduzidas por efeito de devastação. As florestas nas áreas do planalto serrano apresentam-se sob a forma de florestas mistas de coníferas (araucárias) e latifoliadas e, na baixada e encostas da Serra do Mar, apenas como floresta latifoliada. Os campos ocorrem como manchas dispersas no interior da floresta mista. Os mais importantes são os de São Joaquim, Lages, Curitibanos e Campos Novos.
Texto adaptado de: ATLAS ESCOLAR DE SANTA CATARINA. Secretaria de Estado de Coordenação Geral e Planejamento. Subsecretaria de Estudos Geográficos e Estatísticos. Rio de Janeiro: Aerofoto Cruzeiro, 1991. p. 26.
O texto cita as coníferas (araucárias), uma representante do grupo das gimnospermas.
Sobre este grupo, é correto afirmar que:
o grupo das gimnospermas é evolutivamente mais recente do que o grupo das angiospermas.
ao longo do processo evolutivo das plantas, as gimnospermas apresentaram uma novidade evolutiva em relação às pteridófitas: a presença de sementes.
outra novidade importante apresentada pelas gimnospermas em relação ao grupo das pteridófitas ocorre no processo da fecundação. Este, nas gimnospermas, é independente da presença de água no estado líquido.
as araucárias são plantas monoicas, isto é, plantas que possuem em um mesmo indivíduo flores masculinas e femininas.
o processo de polinização das gimnospermas é dependente de insetos e pássaros, os quais são atraídos pelos nectários na base de suas flores.
as coníferas são vegetais que não atingem grandes alturas (com altura média de 10 metros), com exceção das araucárias.
Leia atentamente o trecho da obra de João Cabral de Melo Neto.
Vou dizer todas as coisas que desde já posso ver na vida desse menino acabado de nascer: aprenderá a engatinhar por aí, com aratus*, aprenderá a caminhar na lama, com goiamuns*, e a correr o ensinarão os anfíbios caranguejos, pelo que será anfíbio como a gente daqui mesmo. * aratus e goiamuns – espécies de caranguejos.
MELO NETO, João Cabral de. Morte e Vida Severina. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007. p. 127-128.
Este trecho faz a previsão da vida futura de um menino que aprenderá a engatinhar e caminhar com aratus e goiamuns. Estes dois animais, assim como outras espécies de caranguejos, são representantes dos crustáceos. Assinale a(s) proposição(ões) correta(s).
Os crustáceos pertencem a um filo que tem como principais características os apêndices articulados e a presença de um exoesqueleto.
Entre os crustáceos, o número de patas e apêndices articulados é variável entre as diferentes espécies.
No hábitat relacionado ao texto acima encontramos aratus e goiamuns, e também plantas com raízes respiratórias.
Os crustáceos são animais que vivem exclusivamente em ambientes aquáticos, sejam marinhos ou de água doce.
O exoesqueleto de alguns crustáceos pode ser impregnado de substâncias calcárias.
O berçário dos goiamuns e aratus é rico em nutrientes trazidos pelos rios.
Quando o autor fala dos anfíbios caranguejos quer dizer que anfíbios e caranguejos têm respiração branquial na fase larval da vida e pulmonar quando adultos.
A figura abaixo mostra o aparelho digestório humano.
Com respeito a este aparelho, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).
A estrutura A indica uma região comum aos aparelhos digestório e respiratório.
Os alimentos e os líquidos que entram pela boca são levados ao estômago pela estrutura B pela ação da gravidade.
Na cavidade bucal ocorre a ação de enzimas (exemplo: ptialina) sobre o amido, transforman-do-o em maltose e dextrinas.
O órgão indicado em D produz algumas substâncias que são lançadas diretamente no duodeno e outras que são lançadas diretamente na corrente sanguínea.
Indivíduos com a doença conhecida como amarelão ou ancilostomíase têm em C o local típico da fixação do parasita Ancylostoma braziliensis.
Nas paredes do intestino delgado temos a presença das vilosidades e, nestas, as células epiteliais se apresentam com microvilosidades para aumentar a área de absorção.
Quando existe excesso da glicose no sangue ela é convertida em amido no local indicado por D.
O heredograma abaixo mostra uma família onde encontramos indivíduos não afetados (quadrados e círculos brancos) e afetados por uma anomalia (quadrados e círculos pretos).
Segundo a 1a e a 2a lei de Mendel, a análise deste heredograma nos permite concluir corretamente que:
o padrão de herança da anomalia é autossômico dominante.
o indivíduo III – 4 com certeza é heterozigoto.
a chance do indivíduo II – 3 ser heterozigoto é de 50%.
os indivíduos do casal II – 1 e II – 2 são heterozigotos.
trata-se de uma herança, ligada ao sexo, de padrão recessivo.
a possibilidade do casal II – 3 e II – 4 ter outra filha afetada pela anomalia é de 25%.
a chance do casal III – 4 e III – 5 ter outro filho do mesmo sexo que IV – 1 no entanto afetado é de 16,6%.