Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFSC 2012. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Leia os provérbios (itens A e B) e a citação (item C) abaixo.
Com base na leitura acima, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
Em cada um dos provérbios observa-se um paralelismo sintático, que ajuda a conferir ritmo ao provérbio e favorece sua memorização.
No provérbio (A) ocorrem duas metáforas.
No provérbio (B) as orações “o que sabem” e “o que dizem” funcionam como adjetivos que caracterizam, respectivamente, os sábios e os tolos.
Tanto o item A quanto o item C funcionam como elogios à discrição.
A frase de Machado de Assis contém um pleonasmo, porque é um exagero dizer que se pode falar calado.
No provérbio (B) temos a figura de linguagem paradoxo, porque é absurdo que os sábios tenham que se calar para que os tolos falem.
According to the sentence “Whether you want to teach in the Republic of Georgia, spend a high school semester in Spain or volunteer with the Maasai tribe in East Africa, we’ll help you get there”, it is CORRECT to state that:
there is a limited set of volunteer work that people can do.
there are options among a range of possibilities that people can choose in Greenheart Travel.
only people from the Republic of Georgia, Spain and East Africa can attend the program.
every person can choose an appropriate option according to his/her preference.
Greenheart Travel has the potential to help people to get a variety of experiences abroad.
Select the proposition(s) below that can be used to REPLACE the underlined expression in the sentence “If you need to reach me, call my cellphone”.
To get away from me.
To stop thinking about me.
To get in touch with me.
To communicate with me.
To contact me.
A adaptação de estruturas ou sistemas de revestimento interno ou externo dos seres vivos está relacionada com o ambiente em que vivem. Sobre tais estruturas ou sistemas, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
As minhocas utilizam seu revestimento externo como auxiliar na respiração.
No revestimento externo de muitas folhas a epiderme produz cutina, formando uma película altamente permeável à saída de água por toda a superfície foliar.
Os artrópodes, em geral, possuem um sistema de revestimento externo do corpo extremamente rígido e totalmente permeável à água.
Nos seres humanos, o revestimento interno do estômago apresenta pequenas dobras, denominadas microvilosidades, que aumentam a capacidade de absorção de nutrientes.
Alguns vermes parasitas intestinais apresentam seu corpo revestido por uma cutícula resistente que os protege da ação de ácidos estomacais.
Externamente, o caule de plantas arbóreas possui camadas de células mortas suberificadas com capacidade de fotossíntese.
A extremidade da raiz de uma planta é coberta por um capuz chamado coifa, formado por células parenquimáticas que protegem o meristema apical.
As migrações sazonais são um fenômeno intrigante para os zoólogos que estudam o comportamento animal. Tais hábitos são observados em muitas espécies de aves, peixes e mamíferos. Sobre este comportamento e suas características, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
A piracema é um fenômeno que ocorre no pantanal matogrossense e se caracteriza pela migração de peixes na estação das cheias dos rios.
O plâncton marinho é constituído por seres que nadam ativamente e migram das águas frias em busca de águas mais quentes e calmas.
Segundo a Teoria Moderna da Evolução ou Teoria Sintética, a migração é um dos fatores que podem afetar a composição gênica de uma população.
Atualmente sabe-se que as migrações ocorrem naturalmente e não estão relacionadas às mudanças climáticas no planeta ou à escassez de alimento em uma determinada área.
Animais que migram em bando, como as aves, ou em cardumes, como os peixes, não utilizam mecanismos sofisticados de orientação geoespacial.
As baleias que migram para o litoral de Santa Catarina vêm em busca de águas mais frias e repletas de alimento.
Evidências indicam que a Terra tem aproximadamente 4,5 bilhões de anos de idade. A partir de sua formação até o aparecimento de condições propícias ao desenvolvimento de formas vivas, milhões de anos se passaram. Sobre a origem da vida e suas hipóteses, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
O aparecimento da fotossíntese foi muito importante, pois através deste fenômeno alguns seres vivos passaram a ter capacidade de formar moléculas energéticas.
Segundo a hipótese heterotrófica, os primeiros seres vivos obtinham energia através de processos químicos bem simples como a respiração aeróbica.
As hipóteses heterotrófica e autotrófica foram baseadas em fatos comprovados que levaram à formulação da Lei da Evolução Química.
Os processos químicos nos seres vivos ocorrem dentro de compartimentos isolados do meio externo, em função da existência de uma membrana citoplasmática.
Em 1953, Stanley L. Miller, simulando as prováveis condições ambientais da Terra no passado, comprovou a possibilidade da formação de moléculas complexas como proteínas e glicídios.
Há um consenso entre os cientistas quanto à impossibilidade de serem formadas moléculas orgânicas fora do ambiente terrestre.
A capacidade de duplicar moléculas orgânicas foi uma etapa crucial na origem dos seres vivos.
Várias sociedades antigas se desenvolveram ao longo de rios. Sobre elas, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
As antigas China e Índia também são consideradas sociedades hidráulicas e se favoreceram, respectivamente, dos rios Amarelo e Indo.
A China antiga foi rica em pensadores, como Sun Tzu, Confúcio e Lao-Tsé. Uma obra conhecida até hoje e que foi produzida no seio desta sociedade é o tratado militar « A arte da guerra ».
A Mesopotâmia, região localizada entre os rios Tigre e Eufrates, foi assim batizada pelos gregos por ficar entre os dois rios.
Vários povos formavam o que conhecemos por Mesopotâmia. Entre os principais, figuram aqueus, jônios, eólios e dórios.
O Egito foi uma sociedade expansionista desde o período inicial de sua unificação política, o que levou aquela sociedade a estender suas conquistas até o território que hoje conhecemos como Paquistão.
O ciclo agrícola proporcionado pelo rio Nilo se refletiu nas concepções mitológicas dos egípcios antigos.
Sobre os artistas, cientistas, viajantes e exploradores europeus presentes no Brasil, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
Desde o século XVI, os europeus deixaram registros sobre suas experiências nas Américas através de textos, gravuras e desenhos.
Hans Staden teve contato com os tupinambás no Rio de Janeiro, deixando o relato de suas memórias, onde elogia as práticas culturais destes indígenas.
Jean de Léry descreveu positivamente os índios tupinambás, que, no século XVI, favoreciam a presença francesa no Brasil.
O Brasil recebeu influência de pesquisadores europeus ao longo do século XIX. O naturalista Fritz Müller e Charles Darwin, por exemplo, trocaram correspondências sobre suas pesquisas.
Debret, desenhista e pintor francês, se interessava exclusivamente em retratar os hábitos e a gente de origem europeia que habitava o Brasil.
No século XIX, Auguste Saint-Hilaire viajou pelo Brasil, descrevendo a escravidão existente no território.
Sobre as relações geopolíticas no mundo atual, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
Após a Segunda Grande Guerra, o mundo dividia-se ideologicamente em três grandes blocos: países de economia agroexportadora, sob influência soviética; países industrializados, sob hegemonia norte-americana e ainda os países de economia planejada ou planificada, não filiados a blocos hegemônicos.
Na atualidade, com a denominada globalização, não existem propriamente países dominados e países dominantes, mas um mundo em constante transformação onde a cooperação entre eles se dá de maneira profunda e intensa.
Durante os anos 1950 e nas duas décadas seguintes à Guerra Fria, estabeleceu-se um marco diferencial entre grandes blocos de poder: os países que compunham o primeiro mundo (ricos e industrializados), o segundo mundo (países de economia planificada) e o terceiro mundo (países pobres e agroexportadores).
A Guerra Fria foi caracterizada como uma divisão entre os países que compunham a área de influência dos Estados Unidos e outros sob hegemonia da União Soviética.
Sobre a economia brasileira, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
O Brasil é histórica e geograficamente caracterizado por regiões com diferentes estruturas socioeconômicas.
A industrialização brasileira seguiu os moldes europeus, especialmente da Inglaterra, dado que este país tinha grandes interesses no Brasil e auxiliou na fabricação de máquinas e equipamentos desde os anos 1940.
Os setores da indústria e da agricultura sempre defenderam o uso mais consciente dos recursos naturais, especialmente depois das conferências sobre meio ambiente nos anos 1972 e 1992.
O período entre o início dos anos 1930 e o final da década de 1980 ficou marcado sobretudo como Processo de Substituição de Importações, cuja industrialização brasileira pode ser definida como um processo lento, gradual e contínuo.
Apesar das evidentes desigualdades regionais, durante o período de 1950 a 1980 não houve um favorecimento para a implantação de grandes empresas da região Sudeste, pois esta região já estava saturada e altamente concentrada industrialmente.
A infraestrutura derivada da cafeicultura desenvolvida no estado de São Paulo permitiu a base para a industrialização sobretudo do Sudeste.
As políticas regionais de desenvolvimento dotaram regiões carentes de infraestrutura produtiva e levaram à melhor distribuição de renda entre as respectivas populações.