Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFSC 2013. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
A Europa vai decidir como controlar mais uma fonte de poluição: a urina das mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais. Um dos componentes mais usados na composição de pílulas anticoncepcionais é o etinil-estradiol (EE2), uma molécula semelhante ao estrógeno. Ao contrário do estrôgenio produzido pelo corpo, o EE2 não é rapidamente degradado pelo fígado e, portanto, pode ser administrado em doses extremamente baixas. Mas este fato tem uma consequência importante: ele é retirado intacto do sangue pelos rins e excretado na urina de todas as mulheres que tomam anticoncepcionais. A urina acaba no sistema de esgoto das cidades, que, depois de tratado, é despejado nos rios. Diversos experimentos demonstram os efeitos nocivos do EE2 sobre a reprodução de peixes. Em algumas espécies de peixes, as doses de EE2 despejadas nos rios provocam alterações nos testículos e impedem sua reprodução; em outras, provocam o aparecimento de indivíduos transexuais. Disponível em: <http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,o-impacto-do-filho-evitado-,889291,0.htm>. [Adaptado] Acesso em: 20 ago. 2012.
A Europa vai decidir como controlar mais uma fonte de poluição: a urina das mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais. Um dos componentes mais usados na composição de pílulas anticoncepcionais é o etinil-estradiol (EE2), uma molécula semelhante ao estrógeno. Ao contrário do estrôgenio produzido pelo corpo, o EE2 não é rapidamente degradado pelo fígado e, portanto, pode ser administrado em doses extremamente baixas. Mas este fato tem uma consequência importante: ele é retirado intacto do sangue pelos rins e excretado na urina de todas as mulheres que tomam anticoncepcionais. A urina acaba no sistema de esgoto das cidades, que, depois de tratado, é despejado nos rios. Diversos experimentos demonstram os efeitos nocivos do EE2 sobre a reprodução de peixes. Em algumas espécies de peixes, as doses de EE2 despejadas nos rios provocam alterações nos testículos e impedem sua reprodução; em outras, provocam o aparecimento de indivíduos transexuais.
Disponível em: <http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,o-impacto-do-filho-evitado-,889291,0.htm>. [Adaptado] Acesso em: 20 ago. 2012.
Considerando o acima exposto, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
As pílulas anticoncepcionais contêm hormônios que mimetizam a ação dos estrógenos e da progesterona, bloqueando a produção de óvulos pelos ovários.
Além dos hormônios encontrados nas pílulas anticoncepcionais, outras substâncias lançadas no ambiente podem interferir no desenvolvimento do sistema reprodutor dos animais.
O estrógeno é naturalmente produzido no ovário humano e é responsável por provocar a proliferação das células do endométrio.
A menstruação é resultado da queda nas taxas de estrógenos e progesterona, o que, em mulheres que utilizam pílula anticoncepcional, é mimetizado pela interrupção da ingestão do anticoncepcional por alguns dias.
A urina produzida pelo sistema excretor contém apenas substâncias tóxicas ao organismo, como representado pelo EE2.
As alterações apresentadas nos peixes do sexo masculino se explicam porque o EE2 bloqueia a produção de testosterona.
A busca por novas formas de imunização é uma constante na humanidade. Sobre este tema, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
Vacinas são métodos de imunização ativa, que contêm em sua composição anticorpos contra o agente infeccioso.
Vacinas e soros são métodos de imunização que agem de forma semelhante na estimulação do sistema imunológico.
As vacinas contêm antígenos que induzem o organismo a produzir anticorpos específicos.
Um antígeno pode ser caracterizado como uma molécula capaz de promover a ativação do sistema imune, sendo esta molécula endógena ou exógena.
Espera-se que uma vacina induza a produção de anticorpos inespecíficos.
Alergias e doenças autoimunes são respostas imunes nocivas ao organismo.
Um pesquisador, realizando vários cruzamentos com coelhos, determinou que os genes A e B estavam a uma distância de 10 UR (unidades de recombinação). Ao realizar o cruzamento entre indivíduos AABB X aabb, obteve indivíduos AaBb. Estes duplo-heterozigotos foram então cruzados com indivíduos aabb, obtendo-se 90 filhotes. Quantos destes filhotes espera-se que possuam o mesmo genótipo de seus pais?
Resposta: 81
A árvore filogenética abaixo se refere à evolução do grupo de vertebrados terrestres denominado Diapsida. Estudos paleontológicos realizados nas últimas décadas evidenciam vínculos evolutivos entre dinossauros e aves modernas, como a semelhança na postura dos ovos, na construção dos ninhos e até em detalhes da anatomia óssea.
Analise a árvore filogenética acima e assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
Uma forte evidência do parentesco entre dinossauros e aves foi a descoberta de penas em fósseis de dinossauros, estrutura antes vista como exclusiva das aves.
Os dinossauros, assim como as aves, por possuírem fecundação interna e colocarem ovos com casca, eram independentes do meio aquático para sua reprodução.
Entre os representantes vivos, os pterossauros são os parentes mais próximos das aves modernas.
As penas tiveram sua origem em animais com capacidade de voo, sendo importantes para esta finalidade por serem estruturas leves e impermeáveis à água.
Todos os animais representados no grupo Diapsida possuem ovo amniótico.
A extinção dos pterossauros ocorreu há aproximadamente 200 milhões de anos, no período Jurássico.
Todos os grupos representados na árvore filogenética possuem representantes vivos na atualidade.
A fotossíntese é influenciada por diversos fatores ambientais, entre eles o da luminosidade, mostrada no gráfico abaixo.
Com relação à luminosidade e aos fatores que influenciam a fotossíntese, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
A taxa relativa de fotossíntese é influenciada diretamente pela luminosidade, independentemente da temperatura ambiente.
Em todas as faixas de temperatura, a fotossíntese é realizada com a mesma intensidade.
A quantidade de gás carbônico presente no ar (entre 0,03% e 0,04%) é muito inferior à quantidade que as plantas têm capacidade para utilizar no processo da fotossíntese.
A disponibilidade de água não é um fator que influencie a fotossíntese.
Temperaturas ≥ 40 ºC não prejudicam a fotossíntese nem outras reações metabólicas na célula, pois, nesta faixa de temperatura, as enzimas passam a funcionar com mais eficiência.
Todos os comprimentos de onda da luz têm a mesma eficiência no processo da fotossíntese.
A abertura e fechamento dos estômatos, importantes elementos na fotossíntese, ocorre por influência da luminosidade, da concentração de gás carbônico na atmosfera e pela disponibilidade de água.
A fim de realizar um trabalho de Biologia, um estudante adicionou misturas de ingredientes em cinco garrafas plásticas pequenas, conforme o quadro abaixo. Imediatamente após a inserção dos ingredientes, o estudante colocou balões no gargalo das garrafas, como demonstrado na ilustração abaixo.
Após 10 minutos de incubação, o estudante conferiu os resultados.
Em relação aos resultados deste experimento, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
Nas garrafas 1 e 2 houve produção de gás e os balões inflaram.
Não ocorreu produção de gás na garrafa 2.
O fermento biológico é composto de leveduras e a produção de gás é resultado da fermentação, um processo de respiração aeróbica desenvolvido por estes organismos.
O gás liberado após a reação de fermentação é o CO2. Além dele, através da quebra da glicose, a fermentação promove a produção de ATP e pode ter como subproduto o álcool.
O balão da garrafa 1 inflou-se mais, em comparação com o da garrafa 2, porque o carboidrato presente na garrafa 1 é predominantemente um dissacarídeo, enquanto o da garrafa 2 é um polissacarídeo.
Temperaturas muito altas impedem a reação de fermentação por degradarem os carboidratos envolvidos antes que as leveduras possam ter acesso a eles.
O neurônio é uma célula altamente especializada, didaticamente dividida em três regiões: dendritos, corpo celular e axônio, conforme a figura abaixo.
Considere o esquema de uma célula neural e assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
Um neurônio em repouso apresenta concentrações dos íons de sódio e potássio semelhantes às encontradas no meio extracelular.
Em um neurônio em repouso, a superfície interna da membrana plasmática é eletricamente negativa em relação à superfície externa.
Quando o impulso nervoso ocorre, há abertura dos canais de sódio e ocorre grande influxo deste íon para o interior da célula através de transporte ativo.
O impulso nervoso ocorre sempre no sentido 3 → 2 → 1.
Se colocado em meio hipertônico, o neurônio acima terá saída de água por osmose, um tipo de transporte de membrana que utiliza ATP.
Se colocado em meio hipotônico, o neurônio acima terá uma entrada passiva de água por osmose, sendo a homeostase celular facilmente restabelecida por bombas de água que ocorrem em toda membrana plasmática.
Os seres humanos desenvolveram uma sociedade baseada na utilização de combustíveis fósseis, entre eles o carvão. O acúmulo de matéria orgânica vegetal, ocorrido no período Carbonífero há 300 milhões de anos, gerou as reservas de carvão hoje exploradas. Porém, este processo de acúmulo não mais aconteceu em função do surgimento dos fungos, seres vivos capazes de degradar lignina e celulose.
Considerando o exposto acima, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
Os fungos são seres heterótrofos que apresentam parede celular composta de quitina, característica compartilhada por algumas espécies de algas unicelulares.
Juntamente com as bactérias, os fungos compõem um grupo de seres vivos decompositores da matéria orgânica e responsáveis pela ciclagem dos nutrientes na cadeia trófica.
Alguns fungos podem ser encontrados em associações simbióticas com outros organismos. A associação de fungos com plantas forma as micorrizas e a de fungos com algas, os líquens.
As leveduras são fungos unicelulares capazes de realizar a fermentação, processo bioquímico utilizado na produção de alimentos como o iogurte.
A lignina e a celulose são moléculas encontradas principalmente no citoplasma de células vegetais.
Segundo o site Scientific Reports, ligado à revista Nature, o desastre nuclear de Fukushima, ocorrido após o terremoto de 11 de março de 2011, já mostra efeitos na fauna local do nordeste japonês. Cientistas encontraram borboletas que sofreram mutações (foto abaixo) devido à radiação liberada pelos reatores danificados da usina.
Disponível em: <http://blogs.estadao.com.br/radar-cientifico/2012/08/14/borboletas-mutantes-sao-encontradas-na-regiao-de-fukushima/>. [Adaptado] Acesso em: 12 set. 2012.
As mutações originadas pela radiação nas borboletas em Fukushima, citadas no artigo, restringem-se aos fenótipos e não afetaram seus genótipos.
Segundo Darwin, em seu célebre livro A Origem das Espécies por meio da Seleção Natural, as mutações são o principal agente de variabilidade entre as espécies.
As mutações gênicas e a recombinação gênica contribuem para a variabilidade genética das populações.
Uma mutação só ocorre quando envolve a mudança de um códon no DNA.
Mutações somente ocorrem em algumas regiões da cadeia de DNA.
Todas as mutações são perceptíveis no fenótipo dos indivíduos que as possuem.
Apesar de ocorrerem muitas mutações ao longo da cadeia de DNA, elas podem ser corrigidas por mecanismos que envolvem enzimas especializadas no reparo.
Os tecidos epiteliais são encontrados em uma variedade de organismos animais ou vegetais desempenhando diferentes funções. Com relação a este tecido, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
Os epitélios dos animais caracterizam-se por possuírem muita substância intercelular e ausência de junções celulares.
Os tecidos epiteliais têm como principal característica o fato de serem uniestratificados.
As microvilosidades são especializações presentes no epitélio dos alvéolos e têm como principal função aumentar a capacidade de trocas gasosas (hematose).
A pele é o melhor exemplo de tecido epitelial de revestimento.
O epitélio de revestimento das folhas é o principal responsável pela fotossíntese.
Alguns epitélios são responsáveis pela produção de secreções como a adrenalina, a tiroxina e o leite.
Todos os tecidos epiteliais são originados a partir da mesoderme na embriogênese.