Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFSC 2013. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
O Transtorno Bipolar do Humor é uma doença caracterizada por rápidas oscilações ou mudanças cíclicas de humor, as quais vão desde oscilações normais, como nos estados de alegria e tristeza, até mudanças patológicas acentuadas e diferentes do normal, como episódios de mania, irritação e depressão. É relativamente comum, acometendo aproximadamente 8 a cada 100 indivíduos, e manifesta-se igualmente em mulheres e homens. Medicamentos à base de lítio, geralmente carbonato de lítio, são indicados para diminuir a frequência e a intensidade das crises, bem como para prevenir a fase depressiva. O carbonato de lítio é um pó cristalino branco, inodoro, de sabor levemente alcalino.
Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
O raio atômico do lítio é maior que o raio do respectivo cátion.
O carbonato de lítio apresenta duas ligações iônicas.
O átomo de lítio possui dois elétrons na camada de valência.
A ordem crescente de eletronegatividade dos elementos químicos presentes no carbonato de lítio é: lítio < carbono < oxigênio.
As ligações formadas entre os átomos que constituem o íon carbonato possuem caráter predominantemente iônico.
O número de oxidação do carbono no íon carbonato é +4.
Embora o íon lítio (Li+) e o íon berílio (Be2+) sejam íons isoeletrônicos, o íon Be2+ possui maior raio que o íon Li+.
O ácido fólico é uma vitamina hidrossolúvel, obtida pela ingestão de alimentos, pois não é sintetizada pelo organismo humano. Atua em conjunto com a vitamina B12, sendo essencial na multiplicação celular de todos os tecidos, já que é indispensável à síntese do DNA e consequentemente à divisão celular. Especialistas indicam a administração diária de um comprimido contendo 0,005 g de ácido fólico desde os três meses que antecedem a concepção até o terceiro mês de gestação, visando prevenir principalmente a incidência de malformações no fechamento do tubo neural dos bebês. O ácido fólico, fórmula molecular C19H19O6N7, é constituído por três blocos construtivos: I – deriva do composto nitrogenado pteridina, II – deriva do ácido p-aminobenzoico e III – deriva do ácido glutâmico.
Segue abaixo a fórmula estrutural simplificada do ácido fólico:
De acordo com as informações acima, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
O ácido fólico apresenta seis ligações covalentes do tipo pi (π).
As moléculas de ácido fólico são polares e interagem com a água por ligações de hidrogênio.
O bloco I apresenta uma hidroxila fenólica.
O bloco II apresenta um átomo de carbono com hibridização sp2.
O bloco III apresenta um átomo de carbono assimétrico.
A estrutura química do ácido fólico apresenta quatro átomos de carbono com hibridização sp.
A lactose é um dissacarídeo presente no leite e seus derivados, formada pela condensação entre uma molécula de galactose e uma molécula de glicose. A digestão da lactose é realizada pela atividade da enzima lactase, produzida no intestino delgado sobre as vilosidades intestinais, que rompe a ligação entre a molécula de glicose e a de galactose. Os açúcares separados podem ser digeridos normalmente. A intolerância à lactose é a incapacidade de digerir a lactose, caracterizada por constantes dores e inchaços abdominais, flatulência e diarreia associados a uma alimentação sem restrição de produtos com lactose. Um dos exames que detectam a intolerância à lactose é o teste de tolerância à lactose, que consiste em uma curva glicêmica. Inicialmente, o sangue é coletado em jejum para análise da glicemia, e na sequência o paciente ingere 50 g de lactose e se avaliam os sintomas por cerca de duas horas, com coletas de sangue para novas medidas de glicemia a cada 30 minutos, para assim obter a curva glicêmica.
Informações adicionais:
1) Um litro de leite integral apresenta na composição aproximadamente 50 g de lactose.
2) Fórmulas estruturais (representadas com configuração ß-D-(+) para galactose e glicose):
Um indivíduo que beber 200 mL de leite integral com 90% a menos de lactose terá ingerido apenas 1 g de lactose.
Tanto galactose como glicose apresentam cadeia carbônica saturada e heterogênea.
Na curva glicêmica de um indivíduo incapaz de digerir a lactose, observa-se um aumento gradativo dos níveis de glicemia no sangue.
A glicose é um estereoisômero de galactose.
A lactose apresenta somente átomos de carbono primários e secundários.
A lactose apresenta hidroxilas ligadas a átomos de carbono insaturado.
Considere a tabela abaixo, em que ∆HC representa a entalpia de combustão para os compostos listados, a 25 ºC:
Com base nos dados acima, é CORRETO afirmar que:
as reações de combustão para os compostos listados na tabela são exotérmicas, ou seja, ocorrem com liberação de calor para o meio, e representam transformações químicas.
as quantidades de energia liberadas por mol a partir da combustão do acetileno e do etileno são menores que a quantidade de energia liberada por mol na combustão do etano devido à presença de ligações π no acetileno e no etileno.
a combustão completa de um mol de isoctano, um hidrocarboneto que é um dos principais componentes da gasolina, requer o fornecimento de 5462,6 kJ de energia e a presença de 25 mol de oxigênio molecular.
a combustão completa do acetileno pode ser representada pela equação química 2 C2H2 + 5 O2 → 4 CO2 + 2 H2O.
a 25 ºC, o isoctano é encontrado na forma líquida em função da atuação de forças intermoleculares dipolo-dipolo, mais intensas que as forças de van der Waals presentes, por exemplo, na molécula de acetileno, que é um gás na mesma temperatura.
para produzir a mesma quantidade de energia proveniente da combustão de 57 g de isoctano, são necessários aproximadamente 92 g de etanol.
Há vários séculos, o homem convive com uma grande variedade de materiais encontrados na natureza, podendo estes sofrer transformações físicas ou químicas. Na transformação física, a composição da matéria é preservada, permanecendo a mesma após a ocorrência do fenômeno. Já em uma transformação ou reação química, a composição da matéria é alterada, deixando de ser o que era para ser algo diferente.
FONSECA, Martha Reis Marques da.Química Geral. São Paulo: FTD, 2007. p. 24-25. [Adaptado]
No laboratório de química, para demonstrar aos alunos algumas reações químicas, um professor utilizou duas experiências, cujos procedimentos e resultados são descritos a seguir:
Em relação ao exposto, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
Na queima da fita de magnésio, ocorre a redução do magnésio e a síntese de óxido de magnésio (MgO).
Em I, ocorreu uma reação de oxidação-redução representada por: 2 Mg(s) + O2(g) → 2 MgO(s).
No tubo de ensaio, em II, ocorreu a reação de decomposição do bicarbonato de sódio com a eliminação de dióxido de carbono.
Antes de iniciar a experiência II, a solução presente no béquer terá pH< 7.
Os indicadores de meio ácido ou básico são substâncias com a propriedade de mudar de cor dependendo do pH do meio.
No final da experiência II, há um aumento do pH da solução presente no béquer.
Na experiência II, a mudança de cor observada na solução presente no béquer indica que houve a formação de uma espécie básica decorrente de uma reação de dupla troca.
Tudo o que consumimos gera resíduos, e com os aparelhos eletroeletrônicos não é diferente. Do ponto de vista ambiental, a produção cada vez maior de novos eletroeletrônicos traz dois grandes riscos: o elevado consumo de recursos naturais empregados na fabricação e a destinação final inadequada. Se descartados sem tratamento específico, os metais encontrados nas pilhas e baterias podem trazer danos ao meio ambiente e à saúde humana. A reciclagem das pilhas e baterias no Brasil ainda não é satisfatória, pois não há consciência por parte do consumidor, postos de coleta nas lojas, fiscalização nos procedimentos de retirada por parte das empresas e, sobretudo, legislação que incentive a reciclagem. Além disso, o processo de reciclagem das pilhas e baterias é bastante complexo, envolvendo diversas etapas como reações em série de precipitação e técnicas de separação de misturas.
A seguir, são fornecidos as semirreações e os valores de potencial padrão de redução (em Volts, a 1atm e 25 ºC) de alguns constituintes das pilhas:
Sobre este assunto, é CORRETO afirmar que:
a notação química de uma pilha formada pela interligação entre eletrodos de zinco e de cobre será Zn/Zn2+//Cu2+/Cu.
se uma placa metálica de cobre for imersa em uma solução aquosa de MnSO4, haverá corrosão na placa metálica e redução dos íons Mn2+.
o lítio metálico perde elétrons mais facilmente que o cromo metálico.
na pilha de lítio-iodo, desenvolvida para ser utilizada em aparelhos de marca-passo, o lítio ganha elétrons e o iodo perde elétrons.
na pilha alcalina de zinco-manganês ocorre, no ânodo, oxidação do manganês e, no cátodo, redução do zinco.
o manganês recebe elétrons mais facilmente que o zinco.
o lítio metálico é um agente redutor mais fraco que o cromo metálico.
As medalhas dos Jogos Olímpicos de Londres em 2012 possuem massas que variam entre 375 e 400 g, com 85 mm de diâmetro e 7,0 mm de espessura. As medalhas são moldadas com a seguinte composição:
Disponível em: <www.london2012.com/medals/about/>. [Adaptado] Acesso em: 20 ago. 2012.
Com base no texto apresentado, é CORRETO afirmar que:
considerando que a medalha seja um cilindro regular, a densidade de uma medalha de 375g é de aproximadamente 9,4 g/cm3.
uma “medalha de ouro” de 400 g possui 24,6 g de cobre.
o número de mol de átomos de ouro presente em uma “medalha de ouro” é maior que o número de mol de átomos de zinco presente em uma medalha de bronze de mesma massa.
uma medalha de bronze de 400 g possui 0,017 mol de átomos de estanho.
a medalha de bronze é formada apenas por metais de transição.
os átomos constituintes da medalha de prata unem-se por meio de ligações metálicas, ao passo que os átomos constituintes da medalha de bronze unem-se por meio de ligações metálicas e de ligações iônicas.
A efervescência observada em comprimidos hidrossolúveis de vitamina C (ácido ascórbico) é provocada, principalmente, pela presença de bicarbonato de sódio. Quando dissolvido em água, uma fração dos íons bicarbonato reage para formar ácido carbônico (reação I), que se decompõe rapidamente para gerar CO2 gasoso (reação II), que é pouco solúvel e liberado a partir da solução na forma de pequenas bolhas de gás. As reações são:
Reação I: HCO3- + H2O ⇌ H2CO3 + OH-
Reação II: H2CO3⇌ H2O + CO2(g)
Considerando as informações acima, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
Se o comprimido efervescente for dissolvido em meio ácido, haverá produção de maiores quantidades de ácido carbônico.
A efervescência será menos efetiva se o comprimido de vitamina C for dissolvido em água a 35 ºC do que a 25 ºC, já que em temperaturas maiores a solubilidade do CO2 aumenta.
O ácido carbônico é um ácido forte, que se dissocia parcialmente em água e apresenta dois hidrogênios ionizáveis.
Na reação I, o íon bicarbonato atua como base conjugada do ácido carbônico, ao passo que a água atua como ácido conjugado do íon hidróxido.
O íon bicarbonato possui caráter anfótero, pois pode se comportar como ácido ou base quando em solução aquosa.
A dissolução do comprimido efervescente em uma solução com pH maior que 8,0 favorecerá a dissociação do íon bicarbonato.
O gráfico abaixo mostra a variação nas concentrações de soluções saturadas de dois sais em água, Li2SO4 (reta descendente) e NH4Cl (reta ascendente), individualmente, em função da variação na temperatura da solução. A concentração é expressa em termos de percentual massa/massa, ou seja, a massa do sal dissolvido em 100 g da solução.
Com base nos dados do gráfico acima, é CORRETO afirmar que:
o sulfato de lítio é menos solúvel que o cloreto de amônio.
em água a 30 ºC, é possível dissolver uma massa maior de cloreto de amônio do que de sulfato de lítio.
o gráfico sugere que a dissolução do sulfato de lítio constitui um processo exotérmico, ao passo que a dissolução do cloreto de amônio tem caráter endotérmico.
a solubilidade do sulfato de lítio seria maior em uma solução contendo Na2SO4 do que em água pura.
em água a 0 ºC, a concentração molar de uma solução saturada de sulfato de lítio é maior que a concentração molar de uma solução saturada de cloreto de amônio.
em água a 50 ºC, é possível dissolver 30 g de sulfato de lítio, mas não é possível dissolver completamente 30 g de cloreto de amônio.
Brasil apoiará Líbia na retirada de minas terrestres, controle de armas e combate à Aids
No esforço de aproximar o Brasil da Líbia, o governo brasileiro decidiu fazer doações, enviar especialistas e apoiar a realização de eleições parlamentares dentro de dois meses no país. Especialistas brasileiros que vão trabalhar na desminagem, que é a retirada de minas terrestres, seguem para Trípoli, a capital líbia. Também serão enviados técnicos em identificação de armas e doações de medicamentos antirretrovirais para o combate à Aids.
Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2012/04/19/brasil-apoiara-libia-na-retirada-de-minas-terrestres-controle-de-armas-e-combate-a-aids>. Acesso em: 25 ago. 2012.
As minas terrestres são compostas, em geral, por trinitrotolueno (ou TNT). Quando uma mina é ativada, dá-se início à reação química que libera uma grande quantidade de gás quente, criando uma onda de choque que se expande em velocidades de até 25.000 km/h. A seguir,são mostradas a reação simplificada mencionada acima e a fórmula estrutural do trinitrotolueno (ou TNT):
Com base nas informações apresentadas e considerando o comportamento ideal dos gases, é CORRETO afirmar que:
uma mina terrestre contendo 681 g de TNT liberaria o equivalente a 22,5 mol de produtos gasosos.
supondo que a explosão do TNT produza gases em temperatura de 350 ºC, o volume de gás liberado por uma mina terrestre contendo 75,7 g de TNT seria de cerca de 128 L, à pressão atmosférica (1,00 atm).
a explosão do TNT constitui uma reação de redução e oxidação.
a energia cinética dos produtos gasosos da reação de detonação é menor que a energia cinética inerente às moléculas do TNT sólido.
para a detonação de cada 100 g de TNT, são produzidos 9,25 g de carbono sólido.
se a água produzida pela detonação do TNT fosse condensada e coletada em um frasco e sua massa fosse determinada como 90g, seria possível afirmar que a massa de TNT que originou a água é de 454 g.