Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFSC 2015. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Nos últimos anos, particularmente depois da década de 1970, o mundo do trabalho vivenciou uma situação fortemente crítica, talvez a maior desde o nascimento da classe trabalhadora e do próprio movimento operário inglês. O entendimento dos elementos constitutivos desta crise é de grande complexidade, uma vez que, neste mesmo período, ocorreram mutações intensas de ordens diferenciadas. Tais mutações, no seu conjunto, acabaram por acarretar consequências muito fortes ao movimento operário, em particular no âmbito do movimento sindical.
Texto e imagem disponíveis em: <http://historianovest.blogspot.com.br/ 2010/04/as-dimensoes-da-crise-no-mundo-do.html> [Adaptado] Acesso em: 13 jul. 2014.
Com relação ao assunto tratado e à figura acima, é CORRETO afirmar que:
como consequência do fim do chamado "bloco socialista", os países capitalistas centrais vêm rebaixando brutalmente os direitos e as conquistas sociais dos trabalhadores, dada a "inexistência", segundo o capital, do "perigo socialista" hoje.
a partir dos anos 1970, o projeto neoliberal passou a ditar o ideário e o programa a serem implementados pelos países capitalistas, inicialmente no centro e logo depois nos países subordinados, contemplando reestruturação produtiva, privatização acelerada, enxugamento do Estado e políticas fiscais e monetárias.
é perceptível, particularmente nas últimas décadas do século XX, um significativo aumento do número de assalariados médios no setor primário da economia, que foram expulsos do mundo produtivo industrial, sobretudo nos chamados países do Eixo Norte.
o trabalho passa a satisfazer as necessidades do trabalhador no momento em que ele se aliena da atividade produtiva.
Sobre a formação econômica de Santa Catarina, é CORRETO afirmar que:
no final do século XIX, as frentes pioneiras, o extrativismo vegetal e a construção da Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande no litoral norte do estado resumem-se num só elemento, que explica a introdução de relações capitalistas de produção no litoral e na região então conhecida como Contestado.
no início do século XX, começaram a se consolidar os setores que comandariam a economia catarinense até o início dos anos 1960: têxtil, madeireiro e alimentício.
os anos 1990, a chamada “década perdida”, significaram verdadeiros retrocessos para segmentos representativos da indústria nacional. Em Santa Catarina, um dos setores mais atingidos foi o segmento têxtil e de vestuário, com o processo de abertura comercial e sobrevalorização.
no século XIX, os imigrantes alemães e italianos que desembarcaram no sul de Santa Catarina foram os desbravadores da extração da fluorita e do carvão vegetal, que alimentariam as futuras indústrias carboníferas.
a grande propriedade, a pecuária e o extrativismo mercantil constituíram a base econômica do Vale do Itajaí.
o padrão de crescimento da indústria catarinense alterou-se, sobretudo a partir dos anos 1960, principalmente com investimentos em energia e transporte e com a consolidação do setor eletro-metal-mecânico, liderado pelas médias e grandes indústrias.
Veja os principais obstáculos para o acordo de paz
Jerusalém Os palestinos reivindicam a parte oriental da cidade como capital de seu futuro Estado. Israel a considera sua “capital eterna e indivisível”.
Assentamentos Mais de 150 mil judeus vivem em assentamentos nos territórios ocupados por Israel, que quer mantê-los sob soberania israelense. Os palestinos querem o fim dos assentamentos.
Refugiados palestinos Há mais de 3,5 milhões de refugiados palestinos. Israel rechaça o retorno de todos eles. Propõe a volta de uma pequena parte deles e compensação para os outros.
Água Ambas as partes reivindicam o controle dos recursos hídricos da Cisjordânia.
Disponível em: <http://dc386.4shared.com/doc/r_Wsqikc/preview.html> [Adaptado] Acesso em: 11 set. 2014.
Sobre o assunto tratado acima, é CORRETO afirmar que:
os atuais conflitos entre árabes e israelenses são devidos à Primavera Árabe, pois as duas populações reivindicam governos democráticos, e não teocráticos, como os que atualmente estão instalados.
a Faixa de Gaza é um território localizado na Palestina, entre Israel e Egito, ao longo do Mar Mediterrâneo. O território é conhecido por estar em constante conflito, uma vez que é reivindicado pelo povo palestino.
na sua porção ocidental, Israel estabelece limite com o Mar Morto.
os franceses e os norte-americanos, após a Primeira Guerra Mundial, comprometeram-se a ajudar os judeus a construir um Estado livre e independente em território palestino, buscando, assim, enfraquecer os árabes e conquistar vantagens econômicas na região.
tanto Israel como a Palestina reivindicam áreas que concentram dois recursos naturais não renováveis imprescindíveis para a humanidade: a água e o petróleo.
o predomínio de climas áridos e semiáridos na região do Oriente Médio é bastante prejudicial para o desenvolvimento da agropecuária.
os conflitos que hoje assolam o Oriente Médio têm diferentes motivos. O principal deles diz respeito ao território: israelenses e palestinos lutam para assegurar terras sobre as quais, segundo eles, têm direito milenar.
Gasodutos na Rússia e na Ucrânia
Sobre a recente crise no leste europeu, é CORRETO afirmar que:
parte da Europa ocidental está preocupada com a resolução do conflito entre a Ucrânia e a Rússia, pois é grande o volume de importação de gás russo que passa por território ucraniano.
após a "Guerra Fria", com a queda da URSS e a reunificação alemã, o mundo não tem mais uma nação hegemônica, mas blocos de poder multipolares.
a crise entre a Ucrânia e a Rússia abre novas possibilidades de exportação de gás natural pelo Brasil e pela Bolívia, grandes produtores desta matéria-prima.
a Rússia tenta manter sua hegemonia no leste europeu, mesmo com a forte presença dos Estados Unidos na Europa ocidental.
a dissolução do Tratado do Atlântico Norte trouxe tranquilidade aos países do leste europeu, pois não existia mais o perigo de uma guerra entre os Estados Unidos e a URSS, havendo apenas conflitos regionalizados.
Sobre desertificação, é CORRETO afirmar que:
gera vários problemas e prejuízos para o ser humano. Com a formação de áreas úmidas, a temperatura diminui e o nível de umidade do ar aumenta, dificultando a vida do ser humano nestas regiões.
ocorre sobre afloramento rochoso onde antes havia solo, com aparecimento de ravinamento e voçorocas; o pouco solo restante apresenta, em geral, salinidade por causa de sua formação rochosa.
a ação antrópica gera principalmente a erosão laminar através da destruição da cobertura vegetal, que se agrava com as alterações nos índices pluviométricos, criando condições materiais para o desenvolvimento dos processos de desertificação.
no Brasil, a desertificação vem aumentando e atinge várias regiões. Nordeste (região do sertão), pampas gaúchos, cerrado no Tocantins, norte do Mato Grosso e norte de Minas Gerais são áreas do território brasileiro afetadas atualmente pela desertificação.
as áreas desertificadas são de clima árido e a evaporação potencial é menor que a precipitação média anual. Caracteriza-se pela presença de solos úmidos e de cobertura vegetal densa e pela ausência de xerófilas e de plantas temporárias.
Primeira obra de destaque do escritor João Ubaldo Ribeiro, Sargento Getúlio também marcou a carreira do cineasta Hermano Penna, que levou o livro ao cinema. Nesta sexta-feira (18/07/2014), o diretor lamentou a morte do autor, vítima de embolia pulmonar aos 73 anos. [...] Publicado em 1971, o livro de Ubaldo virou filme em 1983. Penna se sentiu impactado pela história do sargento Getúlio (interpretado nas telas por Lima Duarte) e pelo modo como Ubaldo retratou o coronelismo e o banditismo no sertão.
Disponível em: <http://ultimosegundo.ig.com.br/cultura/livros/2014-07-18/joao-ubaldo-ribeiro-pensou-o-brasil-como-poucos-diz-cineasta-hermano-penna.html> [Adaptado] Acesso em: 28 ago. 2014. Imagem disponível em: <http://historiaprofchris.blogspot.com.br/2012/10/o-coronelismo-e-sua-relacao-com.html> Acesso em: 28 ago. 2014.
Sobre o assunto tratado no texto e na figura acima, é CORRETO afirmar que:
as questões sociais são elementares para fazer com que o sertão nordestino se industrialize de forma qualitativa e gere emprego de qualidade para que a população tenha melhores condições de sobreviver.
o coronelismo foi uma experiência típica dos primeiros anos da República brasileira. O chamado “coronel” era militar e detinha pequenas propriedades rurais, cuja produção atendia às demandas do mercado interno brasileiro, como café e cacau.
a área de domínio dos coronéis era a caatinga, pois esse bioma apresentava excelentes condições edafoclimáticas para a agricultura de plantation de cana-de-açúcar.
no século XIX, o sertão nordestino, historicamente caracterizado por latifúndios produtivos e secas cíclicas, passava por uma grave crise econômica e social. Antônio Conselheiro, ou coronel Antônio, liderou, juntamente com seus seguidores, um confronto contra o Exército brasileiro para eliminar as desigualdades socieconômicas, porém manteve o voto de cabresto.
se em tempos passados as pessoas eram obrigadas a votar em determinados candidatos, muitas vezes coagidas pela presença de jagunços portando espingardas a serem acionadas em caso de votos contrários ao interesse dos coronéis, nos dias de hoje os avanços das tecnologias de informação e comunicação tornam o papel de convencimento do eleitor uma tarefa muito mais complexa.
a economia do Nordeste brasileiro vem crescendo nas últimas décadas, mas a distribuição de renda não segue no mesmo ritmo, visto que a maior parte do poder econômico ainda se concentra nas mãos de uma classe social e política que descende do chamado “coronelismo” do século XIX.
Sobre o estado de Santa Catarina, é CORRETO afirmar que:
é o menor estado da Região Sul do Brasil e, no entanto, ali são encontradas grandes diferenças em termos de paisagens, culturas e atividades econômicas.
o clima predominante no estado tem as características de tropical de altitude, com temperaturas agradáveis, que variam de 13°C a 25 °C, com chuvas mal distribuídas durante todo o ano.
a pequena produção mercantil possibilitou a gênese da indústria catarinense, principalmente nas áreas de colonização europeia.
a superfície do território estadual é pouco ondulada (acidentada), com destaque para as grandes extensões de seu litoral, as chamadas Planícies Costeiras.
o mapa representa as áreas administrativas do estado, observando-se grandes extensões territoriais.
Sobre o assunto tratado na tabela acima, é CORRETO afirmar que:
o crescimento do comércio mundial após a Segunda Grande Guerra pode ser associado ao grande boom do capitalismo no período subsequente e à criação do GATT (General Agreement on Tariffs and Trade – Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio) em 1947, que deu grande impulso para o fim de protecionismos existentes em quase todos os países.
no comércio mundial, diferentemente do que ocorre entre empresas (mercado aberto), não existe grande concorrência, pois o fim dos protecionismos gera novas oportunidades de negócios.
os blocos econômicos podem fortalecer os países mais fracos economicamente diante de nações mais poderosas ou mesmo diante de outros blocos econômicos.
diferentemente do Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA – North American Free Trade Agreement), que prevê a livre movimentação de capitais e mão de obra, a União Europeia, depois da crise de 2007-2008, definiu o uso de uma moeda única, o Euro.
desde a primeira década de 2000, o Brasil e os países-membros do Mercado Comum do Sul (Mercosul) conseguiram ter significativa participação no comércio mundial.
o desenvolvimento histórico do comércio internacional levou à formação de importantes polos: Europa ocidental, América anglo-saxônica, Japão e parte da Ásia, com destaque para a China.
Disponível em: <www.pordentrodaafrica.com> Acesso em: 19 set. 2014.
Sobre o continente africano, é CORRETO afirmar que:
é um continente cuja população urbana é superior à rural, considerando que a indústria é a atividade econômica predominante.
mesmo com enormes riquezas naturais, em sua maior parte é um continente pobre e subdesenvolvido que apresenta baixos índices de desenvolvimento econômico.
a origem dos baixos índices de desenvolvimento econômico e social no continente tem raízes históricas, relacionadas às ocupações e à expropriação de riquezas por parte de vários países europeus desde pelo menos o século XV.
a maior parte dos países que formam o continente teve suas fronteiras traçadas por países colonizadores que não se preocuparam com as culturas das diversas etnias nem com o uso de seus territórios.
os problemas sociais dos países africanos são resultado da forma de organização política e econômica, baseada em culturas ancestrais, e do isolamento do mundo ocidental.
a Revolução Técnico-Científico-Informacional, ocorrida na Europa oriental, motivou vários países europeus a explorar matérias-primas no continente, especialmente minérios, fundamentais para a produção industrial.
Sobre urbanização, é CORRETO afirmar que:
a forte urbanização brasileira pode ser explicada por vultosos investimentos em áreas degradadas dos principais centros urbanos, o que atraiu grande contingente de trabalhadores.
é possível haver crescimento urbano sem que haja urbanização. Esta só ocorre quando o crescimento urbano é superior ao rural.
a indústria se tornou forte atrativo para as cidades, o que ocasionou intenso êxodo rural.
o crescimento urbano no Brasil se deu de forma harmoniosa, não havendo grandes diferenças entre as regiões e as cidades industriais em franca expansão.
a cidade capitalista é a expressão do próprio modo de produção capitalista, com suas contradições e resistências de grupos menos privilegiados em relação a outros com maiores benefícios.