Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFSC 2017. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Sobre a organização econômica do espaço mundial e brasileiro, é correto afirmar que:
a economia mundial teve enorme crescimento a partir da Primeira Guerra Mundial, principalmente em função da “revolução verde”.
a extensão territorial de um país é o principal fator para determinar seu grau de desenvolvimento econômico e social.
a expansão do capitalismo no século XVI levou à fundação de várias feitorias no Brasil, nas quais as atividades econômicas dependiam exclusivamente do comércio de produtos pecuários.
as duas primeiras revoluções industriais nos séculos XVIII e XIX serviram para expandir o capitalismo dos centros econômicos mundiais – Europa ocidental e Estados Unidos da América – principalmente para os países periféricos.
o capitalismo – sistema social e econômico em que a propriedade é privada – baseia-se na relação social entre a classe que detém o monopólio dos meios de produção e do capital e a classe trabalhadora.
os meios de produção no sistema capitalista incluem as máquinas, as ferramentas, as instalações físicas, as fontes de energia, os meios de transporte e a tecnologia em produtos e processos.
a chamada produção em série, o toyotismo, dominante entre a década de 1930 e a década de 1970, foi substituída pela produção exclusivista.
João Grilo Mas Chicó, e o rio São Francisco?
Chicó Só podia estar seco nesse tempo, porque não me lembro quando passei... E nesse tempo todo o cavalo ali comigo, sem reclamar nada!
[...]
Palhaço [...] nas cenas seguintes, dois demônios vestidos de vaqueiro, pois isso decorre de uma crença comum no sertão do Nordeste
SUASSUNA, Ariano. Auto da Compadecida. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2014, p. 23 e 117.
Sobre o Nordeste brasileiro, é correto afirmar que:
no sertão, principal cenário da obra de Suassuna, o tipo climático predominante é o tropical alternadamente seco e úmido.
considerando as informações contidas no texto acima, há trechos em que o rio São Francisco é considerado intermitente.
no final de 2015, o rompimento de barragens contendo resíduos de mineração resultou na contaminação do rio São Francisco em vários trechos, comprometendo inclusive a pesca artesanal e o abastecimento de água potável.
a Caatinga, principal bioma do sertão nordestino, ainda carece de marcos regulatórios e de ações e investimentos em sua conservação e uso sustentável.
afloramentos rochosos são uma característica comum das áreas mais altas da Caatinga; esses afloramentos e os solos pouco profundos formam as condições ideais para as cactáceas.
as formações de planícies que dominam o sertão nordestino são compostas de argilito metamorfoseado de rochas quartzíticas consolidadas na era Cenozoica.
Sobre a União Europeia, é correto afirmar que:
teve sua origem na Comunidade Econômica do Carvão e do Aço, a partir dos anos 1950, no contexto da Guerra Fria.
países como Dinamarca, República Checa e Sérvia, que faziam parte do bloco socialista, não foram aceitos na União Europeia porque não aderiram à economia de mercado.
com a crise no Oriente Médio, a entrada de imigrantes na União Europeia foi facilitada por razões humanitárias e também porque representa um enorme potencial de mão de obra qualificada para os países que compõem o bloco.
nem todos os países que fazem parte da União Europeia adotaram a moeda única, o Euro.
uma das críticas à União Europeia no presente é o crescimento da xenofobia entre os cidadãos europeus, o que resulta em problemas políticos e culturais com as minorias étnicas.
diferentemente do Mercosul e do Nafta, a União Europeia apresenta grande assimetria econômica e social entre os Estados membros.
Gráfico – População urbana x População rural: Brasil e Santa Catarina (2010)
Fonte: IBGE, Censo Demográfico 2010. Disponível em: <http://www.censo2010.ibge.gov.br/sinopse/webservice/default.php?cod1=0&cod2=&cod3=0&frm=urb_rur>. [Adaptado]. Acesso em: 27 jul. 2016.
Com base na leitura do gráfico e sobre a população brasileira, é correto afirmar que:
parcela significativa da mão de obra rural migrou para as cidades em busca de melhores condições de vida como consequência das políticas de estímulo à industrialização, principalmente a partir da década de 1950.
no presente, a diferenciação entre população rural e população urbana é mais complexa, pois há grande número de trabalhadores em atividades rurais vivendo nas cidades bem como habitantes da área rural trabalhando no meio urbano.
o estado de Santa Catarina sempre teve população urbana maior que população rural desde o início da ocupação de seu território.
a população catarinense que vive no campo pratica técnicas tradicionais de agricultura, o que a afasta das principais modificações ocorridas na estrutura agrícola brasileira nas últimas décadas.
entre outras variáveis, mesmo que sua população urbana seja maior que a rural, o Brasil ainda apresenta características de um país subdesenvolvido industrializado.
Florianópolis, capital de Santa Catarina, é a cidade mais populosa e mais povoada do estado.
Pela quarta vez seguida, o Brasil esteve em uma final olímpica do vôlei masculino. Os comandados de Bernardinho conquistaram, no dia 21 de agosto de 2016, o tricampeonato dos Jogos Olímpicos contra a tradicional Itália. A partir das 13h15 (horário de Brasília), as emissoras de televisão do mundo inteiro transmitiram o jogo, direto do Maracanãzinho (Rio de Janeiro, UTC-3). Dados: Roma, capital da Itália (UTC+1). Na data em questão, Londres e Roma estavam no horário de verão.
Sobre fuso horário, é correto afirmar que:
em Londres, a transmissão começou às 16h15 (4:15PM).
Roma está no fuso horário de 30 ºE.
em Campo Grande (MS, UTC-4), a transmissão começou às 12h15.
os torcedores de Belo Horizonte e Salvador começaram a assistir à transmissão no mesmo horário que os torcedores do Rio de Janeiro.
na Itália, a transmissão começou às 17h15 (5:15PM).
A segunda-feira já começou muito gelada em Santa Catarina. Na cidade de Urubici, na Serra catarinense, os termômetros registraram -5 ºC na altura do Morro da Igreja, e ao longo do dia as temperaturas não devem passar de 17 ºC em todo o Estado. De acordo com a central de meteorologia [...], depois da chuva e da neve do fim de semana, o ar seco e frio vai predominar em SC. Assim, a previsão é de tempo seco e sol, com possibilidade de geada ao amanhecer no Oeste, no Meio Oeste, na Serra e no Planalto Norte. Disponível em: <http://dc.clicrbs.com.br/sc/estilo-de-vida/noticia/2016/08/segunda-feira-registra-frio-intenso-em-todas-as-regioes-de-sc-7314288.html>. [Adaptado]. Acesso em: 22 ago. 2016.
A segunda-feira já começou muito gelada em Santa Catarina. Na cidade de Urubici, na Serra catarinense, os termômetros registraram -5 ºC na altura do Morro da Igreja, e ao longo do dia as temperaturas não devem passar de 17 ºC em todo o Estado. De acordo com a central de meteorologia [...], depois da chuva e da neve do fim de semana, o ar seco e frio vai predominar em SC. Assim, a previsão é de tempo seco e sol, com possibilidade de geada ao amanhecer no Oeste, no Meio Oeste, na Serra e no Planalto Norte.
Disponível em: <http://dc.clicrbs.com.br/sc/estilo-de-vida/noticia/2016/08/segunda-feira-registra-frio-intenso-em-todas-as-regioes-de-sc-7314288.html>. [Adaptado]. Acesso em: 22 ago. 2016.
Sobre elementos e fatores do clima e sobre o quadro físico da Mesorregião Serrana catarinense, é correto afirmar que:
as quedas bruscas de temperatura na Serra catarinense são ocasionadas sobretudo pela atuação da massa polar do Pacífico.
um dos aspectos da fitogeografia da Serra catarinense são as florestas aciculifoliadas subtropicais e as formações de campos limpos.
concentra as principais formações dos Dobramentos Modernos, por isso a predominância de planaltos.
predomina na Serra catarinense o clima tropical continental, que se caracteriza pela existência de duas estações bem definidas.
neve é a precipitação de cristais de gelo translúcidos e brancos em geral de forma hexagonal.
No Brasil, os desastres naturais têm sido tratados de forma segmentada entre os diversos setores da sociedade. Nos últimos anos, vem ocorrendo uma intensificação dos prejuízos causados por esses fenômenos devido ao mau planejamento urbano. Disponível em: <http://logatti.edu.br/images/prevencaodesastres.pdf>. Acesso em: 18 ago. 2016. Segundo Saito, na obra Desastres naturais: conceitos básicos, pode-se definir desastres naturais “como resultado do impacto de um fenômeno natural extremo ou intenso sobre um sistema social, e que causa sérios danos e prejuízos que excedam a capacidade dos afetados em conviver com o impacto”. Os desastres naturais são classificados quanto à natureza como biológicos, geofísicos, climatológicos, hidrológicos e meteorológicos. Disponível em: <http://www.inpe.br/crs/crectealc/pdf/silvia_saito.pdf>. Acesso em: 26 set. 2016.
No Brasil, os desastres naturais têm sido tratados de forma segmentada entre os diversos setores da sociedade. Nos últimos anos, vem ocorrendo uma intensificação dos prejuízos causados por esses fenômenos devido ao mau planejamento urbano. Disponível em: <http://logatti.edu.br/images/prevencaodesastres.pdf>. Acesso em: 18 ago. 2016.
Segundo Saito, na obra Desastres naturais: conceitos básicos, pode-se definir desastres naturais “como resultado do impacto de um fenômeno natural extremo ou intenso sobre um sistema social, e que causa sérios danos e prejuízos que excedam a capacidade dos afetados em conviver com o impacto”. Os desastres naturais são classificados quanto à natureza como biológicos, geofísicos, climatológicos, hidrológicos e meteorológicos. Disponível em: <http://www.inpe.br/crs/crectealc/pdf/silvia_saito.pdf>. Acesso em: 26 set. 2016.
Sobre desastres naturais, é correto afirmar que:
os fenômenos naturais que causam desastres podem trazer, além de prejuízos, benefícios para as sociedades. Por exemplo, as inundações podem fornecer grandes quantidades de fertilizantes para os campos agrícolas.
no Brasil, a maior parte dos desastres naturais tem causas múltiplas. Uma delas está associada aos processos atmosféricos.
os ventos causam danos diretos se comparados a outros tipos de fenômenos, como, por exemplo, as inundações. Os locais onde ocorrem chuvas fortes coincidem com as áreas em que ocorrem inundações.
os tornados geralmente estão associados a tempestades, desenvolvendo-se em ambientes extremamente frios e secos, como as áreas de altas latitudes.
Quadros A e B – Exemplos de representação de escalas cartográficas
Sobre a representação de escalas cartográficas, é correto afirmar que:
a escala de um mapa será sempre a ampliação da realidade para que se torne possível sua representação em uma escala gráfica ou numérica.
o exemplo B, uma escala numérica, indica que quanto maior for o seu denominador, menor será a escala.
a escala do exemplo A indica que cada 160 km no solo equivalem a 16.000.000 cm no papel.
a escala, no exemplo B, pode aumentar ou diminuir o mapa, enquanto que, no exemplo A, a escala é mais próxima da realidade.
o exemplo B está incompleto, pois não indica claramente a unidade de medida.
O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) está em contato com o Comitê Olímpico Internacional (COI) para que os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, contem com uma equipe de refugiados. A edição do Rio de Janeiro foi a primeira a ter uma delegação de refugiados entre os competidores. Disponível em: <https://www.noticiasaominuto.com.br/esporte/270115/onu-quer-manter-delegacao-de-refugiados-em-jogos-olimpicos>. Acesso em: 23 ago. 2016.
O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) está em contato com o Comitê Olímpico Internacional (COI) para que os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, contem com uma equipe de refugiados. A edição do Rio de Janeiro foi a primeira a ter uma delegação de refugiados entre os competidores.
Disponível em: <https://www.noticiasaominuto.com.br/esporte/270115/onu-quer-manter-delegacao-de-refugiados-em-jogos-olimpicos>. Acesso em: 23 ago. 2016.
Sobre o mundo contemporâneo, é correto afirmar que:
a Turquia, que faz parte da União Europeia, pode ser considerada um país altamente industrializado, tendo sido esse um dos requisitos para a sua entrada no bloco.
as adversidades impostas pelas condições edafoclimáticas causam a intensa imigração de etíopes.
a possível saída da Grã-Bretanha da União Europeia terá como ponto positivo a facilitação da entrada de imigrantes em seu território, sobretudo refugiados africanos.
a Lei Brasileira de Refúgio criou o Comitê Nacional para os Refugiados, um órgão interministerial presidido pelo Ministério da Justiça que lida principalmente com a formulação de políticas para refugiados no país.
todos os imigrantes são considerados refugiados, uma vez que o motivo de seus deslocamentos é o mesmo, ou seja, a violação dos direitos humanos.
como resultado de graves conflitos, como o que ocorre na Síria, milhares de pessoas têm fugido do seu país em busca de um lugar seguro para viver. No momento, o Mar Mediterrâneo é o cenário em que se desenrolam as cenas mais dramáticas dessa crise humanitária, considerada uma das piores desde a Segunda Guerra Mundial.
Um físico atuante em renomado laboratório nacional resolveu dedicar-se exclusivamente a certa pesquisa experimental sobre a qual não havia nenhum conhecimento teórico anterior. Motivado apenas por sua criatividade e imaginação, queria verificar os efeitos de descargas elétricas no crescimento médio das árvores de um tipo particular que havia no pátio da universidade. Seu experimento consistia na aplicação diária de duas descargas elétricas em um conjunto de três árvores. Após alguns meses, comparava o crescimento médio dessas árvores com o de outras que não haviam recebido as descargas. Seus colegas do laboratório não admitiam que a pesquisa continuasse e utilizaram os seguintes argumentos:
I. A natureza altamente teórica da Física propicia um amplo número de problemas de pesquisa para o trabalho experimental. Pesquisa guiada por teoria é mais eficiente e tem mais chance de sucesso. II. O experimento deveria ser realizado com um número grande de árvores para que fosse alcançado um conhecimento verdadeiro e imutável sobre o assunto. III. Criatividade e imaginação, embora importantes para a produção de conhecimento, não devem ser a única justificativa para o início de uma pesquisa em Física. IV. O método experimental não é adequado para a produção de conhecimento em Física. V. O experimento deveria ser realizado com árvores da mesma espécie e com as mesmas descargas elétricas em diversos lugares para que fosse alcançado um conhecimento verdadeiro e imutável sobre o assunto.
Com base na visão atual sobre a produção de conhecimento em Física, é correto afirmar que:
o argumento I é consistente com a visão atual sobre a produção de conhecimento em Física.
o argumento II é consistente com a visão atual sobre a produção de conhecimento em Física.
o argumento III é consistente com a visão atual sobre a produção de conhecimento em Física.
o argumento IV é consistente com a visão atual sobre a produção de conhecimento em Física.
o argumento V é consistente com a visão atual sobre a produção de conhecimento em Física.