Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFSC 2018/2. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
A figura abaixo representa esquematicamente um sistema bioeletroquímico integrado. Nessa figura, os catalisadores feitos de metais (representados em A e B) promovem a fotólise da água através da energia solar (1ª etapa) e a bactéria geneticamente modificada Ralstonia eutropha (representada em destaque) converte o dióxido de carbono (CO2) e o gás hidrogênio (H2) em isopropanol (2ª etapa), um combustível líquido.
Sobre o sistema bioeletroquímico apresentado na figura e sobre a fotossíntese, que ocorre na natureza, é correto afirmar que:
todas as reações que ocorrem na bactéria Ralstonia eutropha são observadas na fase química (ou fase enzimática) da fotossíntese.
a fase química da fotossíntese pode ser influenciada pela variação de temperatura.
observa-se, no sistema bioeletroquímico, a participação de catalisadores de origem abiótica (metais) e de catalisadores de origem biótica (enzimas) para a obtenção do isopropanol.
diferentemente do que ocorre no sistema bioeletroquímico, o oxigênio liberado na fotossíntese é proveniente do CO2.
a fotólise da água no sistema bioeletroquímico ocorre nos tilacoides das bactérias.
as duas fases da fotossíntese (fotoquímica e química) ocorrem no interior de cloroplastos de algas, bactérias, protozoários, fungos e plantas.
a energia solar atua diretamente nas bactérias transgênicas presentes no sistema bioeletroquímico.
Uma espécie de parasita encontrada em cavalos possui 2n=2. Com base nessa informação, é correto afirmar que:
o número haploide dos gametas será igual a 2.
na primeira divisão da meiose, cada célula-filha resultante terá um único cromossomo.
a quantidade de DNA presente nas células-filhas após a primeira divisão da meiose será igual à da célula-mãe.
na célula-mãe, todos os genes estarão em ligação independentemente da distância entre eles, embora alguns se comportem como se estivessem em cromossomos diferentes.
a determinação do sexo é do tipo ZW, como nas aves, sem considerar os demais cromossomos desses parasitas.
A micrografia abaixo mostra o corte de uma artéria pulmonar em cujo interior podem ser visualizadas várias hemácias.
Sobre as hemácias e sua localização nas artérias, é correto afirmar que:
são produzidas diretamente pelos tecidos hematopoiéticos situados no baço.
são consideradas células permanentes, pois possuem um ciclo de vida longo.
são células binucleadas.
são ricas em uma proteína que possui em sua estrutura um átomo de ferro.
a artéria pulmonar que aparece na micrografia transporta sangue venoso.
A figura abaixo representa esquematicamente um corte transversal da raiz de uma planta dicotiledônea, na qual se observa também o processo de absorção e o sentido da seiva bruta.
Sobre histologia vegetal, é correto afirmar que:
os pelos absorventes são projeções de células epidérmicas e estão localizados em todas as regiões das raízes.
no córtex, há espaços cheios de ar entre as células parenquimáticas, os quais são essenciais para a respiração celular.
a organização histológica observada em raízes de dicotiledôneas é a mesma das raízes monocotiledôneas, sendo que as únicas diferenças entre os dois grupos são o tipo de nervuras das folhas, a quantidade de pétalas e sépalas nas flores e a quantidade de cotilédones nas sementes.
os pelos absorventes são formados por hifas e liquens, que aumentam a absorção de água e sais minerais.
a seiva elaborada é essencial para todos os tecidos que constituem as raízes.
a água e o gás carbônico, essenciais para a realização da fotossíntese, são fornecidos pela seiva bruta, que se movimenta, em sentido ascendente, pelo xilema das raízes até as folhas.
A figura abaixo representa três pirâmides ecológicas, sendo duas de um ecossistema florestal (de energia e de biomassa) e uma de um ecossistema marinho (de biomassa). Em ambos os casos, os decompositores foram desconsiderados.
Com base na figura e nos conhecimentos sobre Ecologia, é correto afirmar que:
a pirâmide de energia do ecossistema “B” terá o mesmo formato da pirâmide de biomassa desse ecossistema.
as aves e os mamíferos têm produtividade líquida baixa, pois gastam muita energia para manter a temperatura corporal constante.
o segundo nível trófico do ecossistema “A” tem uma produtividade líquida maior do que o primeiro nível trófico desse ecossistema.
todos os bentos são sésseis, ou seja, vivem no fundo no mar.
os herbívoros do ecossistema “B” são necessariamente bentos ou néctons.
as altas taxas de divisão celular dos fitoplânctons do ecossistema “B” garantem a alimentação dos consumidores primários desse ecossistema.
Uma alternativa para o diagnóstico e tratamento do mal de Alzheimer foi descoberta por cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em animais de laboratório, a estratégia consistiu em restabelecer a comunicação de sinais nervosos interrompida e, com isso, restaurar a memória. O alvo do estudo não foram os neurônios, mas um outro tipo de célula do sistema nervoso, os astrócitos. Sem eles, as mensagens químicas que permitem ao cérebro comandar o organismo não são enviadas. As ilustrações abaixo demonstram as caraterísticas do estudo.
“O que descobrimos não significa a cura, mas uma estratégia para conter o avanço da doença. Também pode ser um indicador do Alzheimer, quando as perdas de função cognitiva ainda não são evidentes”, destaca a coordenadora do estudo, Flávia Alcântara Gomes, do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ.
Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/cientistas-da-ufrj-descobrem-um-caminho-para-deter-mal-de-alzheimer-21474904>. [Adaptado]. Acesso em: 21 jan. 2018.
Sobre o tecido nervoso, é correto afirmar que:
a propagação do impulso nervoso em um axônio mielinizado não é influenciada por nenhum tipo de gliócito.
os astrócitos são essenciais para o funcionamento normal das sinapses químicas entre os neurônios.
os prolongamentos dos oligodendrócitos e das células de Schwann podem formar a bainha de mielina nos neurônios.
o mal de Alzheimer afeta unicamente os neurônios, ocasionando a perda progressiva da memória e a incapacidade de tomar decisões.
o Sistema Nervoso Central, formado pelo encéfalo e pela medula espinhal, possui apenas células nervosas, entre elas os neurônios e os gliócitos.
nas sinapses químicas entre os neurônios, observa-se um espaço sináptico onde ocorre a liberação de neurotransmissores que se ligam a proteínas receptoras da membrana pós-sináptica.
Considere as seguintes afirmativas:
I. A primeira evidência de vida, datada de 3,5 bilhões de anos, vem de estromatólitos (comunidade microbiológica complexa de procariotos) fossilizados.
II. A maioria do oxigênio atmosférico (O2) é de origem biológica, produzido durante a quebra da água na fotossíntese.
III. Segundo a teoria endossimbiótica, as mitocôndrias e os cloroplastos eram procariotos que começaram a viver dentro de células maiores, estabelecendo uma relação mutuamente benéfica.
IV. Os pesquisadores têm sugerido que o ancestral comum dos eucariotos multicelulares viveu há 1,5 bilhão de anos, de acordo com as análises de DNA, já os registros fósseis revelam que os eucariotos multicelulares mais antigos viveram há cerca 1,2 bilhão de anos.
Considerando as informações contidas nas afirmativas e na figura, é correto afirmar que:
os organismos unicelulares procariotos se originaram provavelmente antes de 3,5 bilhões de anos.
as plantas se originaram provavelmente antes de 2,5 bilhões de anos.
as semelhanças entre procariotos e mitocôndrias/cloroplastos, tanto citológicas quanto genéticas, evidenciam a teoria endossimbiótica.
o surgimento dos primeiros eucariotos multicelulares está representado na figura de acordo com o registro fóssil.
os primeiros invertebrados surgiram no período Cambriano da Era Paleozoica.
a colonização pioneira do ambiente terrestre foi estabelecida pelos répteis na Era Paleozoica.
Em um jogo didático entre dois jogadores (X e Y), cada pontuação foi computada de acordo com o agrupamento correto entre um animal (cartão identificado por uma determinada letra) e a sua característica específica (cartão identificado por um determinado número). Abaixo, o resultado dos agrupamentos formados por jogador.
Sobre zoologia e considerando as informações contidas no resultado do jogo, é correto afirmar que:
os ornitorrincos são mamíferos monotremados ovíparos.
o jogador Y venceu o jogo, pois o jogador X agrupou dois pares errados (B-07 e D-04), já que os agrupamentos corretos são B-04 e D-07.
o gafanhoto tem um desenvolvimento holometábolo, diferentemente das borboletas, que são hemimetábolas.
os animais presentes nos cartões C e G são répteis que sofrem metamorfose e adquirem características que possibilitam a sobrevivência no ambiente terrestre.
a glândula uropigiana produz uma secreção que impermeabiliza as penas das aves.
o carrapato é um artrópode tipicamente terrestre pertencente ao mesmo grupo dos ácaros, aranhas e escorpiões.
a característica do cartão 03 é observada também no ouriço-do-mar e em bivalves.
Os transplantes são procedimentos cirúrgicos que envolvem o treinamento de equipes clínicas e aspectos de caráter cultural. Em 2017, o Hospital Universitário da UFSC, que realiza transplantes de fígado, recebeu cinco notificações de doação e realizou um único transplante. Apesar de todos os problemas, ao longo dos últimos 18 anos, Santa Catarina tem realizado um grande número de transplantes, como mostram as figuras abaixo.
Sobre os dados apresentados e os transplantes, é correto afirmar que:
nos transplantes em geral, existe o problema da rejeição, que ocorre quando as hemácias do receptor não reconhecem os tecidos do doador.
os tecidos transplantados possuem em suas células macromoléculas que podem induzir uma resposta imune; as macromoléculas funcionam como antígenos, levando o sistema imune do transplantado a produzir anticorpos.
os órgãos linfoides primários (timo e medula óssea) e os secundários (baço, linfonodos e apêndice cecal) são locais onde existe grande número de linfócitos.
as regiões com a maior e a menor relação entre doações efetivas e notificações são a da Foz do Rio Itajaí e a do Grande Oeste, respectivamente.
nos transplantes de medula óssea, as chances de rejeição são menores, pois o receptor passa a contar com a sua própria linhagem de células linfocitárias e com as do doador.
apesar de ocorrer maior quantidade de transplantes de córnea, existe grande possibilidade de rejeição justamente por esse órgão ser muito vascularizado, o que permite a chegada rápida dos anticorpos; a possibilidade de rejeição pode ser contornada com o uso de substâncias imunossupressoras.
nos transplantes de fígado, é possível, em alguns casos, a doação de apenas uma parte do órgão, uma vez que ele pode se regenerar.
Um professor propôs aos alunos um desafio referente aos conteúdos dos quatro cartazes abaixo:
Foi solicitado que os alunos realizassem os seguintes comandos:
I. Selecionar um cartaz que apresente apenas palavras relacionadas aos tecidos conjuntivos.
II. Selecionar duas palavras de cada cartaz relacionadas aos tecidos conjuntivos.
III. Selecionar uma palavra de cada cartaz relacionada ao mecanismo de defesa.
IV. Selecionar duas palavras relacionadas ao tecido epitelial e duas relacionadas ao tecido muscular.
V. Selecionar quatro palavras que correspondam às células fagocitárias.
Sobre o desafio e os assuntos relacionados, é correto afirmar que:
não é possível executar dois dos comandos apresentados.
no comando I, pode-se selecionar o cartaz B ou o cartaz C.
no comando III, pode-se selecionar as palavras monócitos, macrófagos, hemácias e linfócitos.
pode-se selecionar as mesmas palavras para executar os comandos III e V.
no cartaz D, há palavras relacionadas com os tecidos conjuntivos, epitelial e muscular.
não é possível executar o comando IV, pois os melanócitos são células típicas dos tecidos conjuntivos.
no conjunto dos quatro cartazes, encontram-se 12 palavras relacionadas aos tecidos conjuntivos, duas relacionadas ao tecido epitelial e duas relacionadas ao tecido muscular.