Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFSC 2018/2. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Sobre História e saúde, é correto afirmar que:
durante a epidemia da peste negra, a Igreja Católica justificava a doença como um castigo divino por causa de pecados cometidos pela população, como a ganância e a luxúria.
os estudos de eugenia, de fins do século XIX, foram importantes na história da medicina porque provaram que os comportamentos humanos, como a preguiça e a criminalidade, eram determinados hereditariamente.
a pílula anticoncepcional, que surgiu na década de 1960, provocou grande transformação nos relacionamentos e no comportamento feminino, uma vez que as mulheres puderam dissociar a vida sexual da vida reprodutiva.
no início do século XX, grande parte da população pobre do Rio de Janeiro foi para as ruas protestar e exigir do governo a vacinação contra a varíola, evento que ficou conhecido como Revolta da Vacina.
o Sistema Único de Saúde – SUS, criado pela Constituição de 1988, estabelece o direito aos serviços de saúde gratuitos prioritariamente à população brasileira de baixa renda.
elementos sobrenaturais, como amuletos e encantamentos, eram utilizados com frequência na cura de doenças dos povos egípcios, o que demonstra que a religiosidade não estava deslocada do conceito de medicina para aquela sociedade.
Sobre as Constituições brasileiras, é correto afirmar que:
a primeira Constituição republicana, outorgada em 1891, estabeleceu o padroado como princípio de Estado, rompendo com o federalismo do período monárquico.
após amplo debate democrático promovido pela assembleia constituinte de 1824, o governo imperial promulgou a primeira Constituição brasileira.
em 1937, durante o Estado Novo, Getúlio Vargas promulgou uma Constituição que trouxe como novidades o voto feminino e as leis trabalhistas.
em 1967, o governo ditatorial outorgou uma Constituição que incorporava os Atos Institucionais estabelecidos nos primeiros anos do regime.
a Constituição de 1988 contou com grande participação popular, uma vez que diversos setores da sociedade civil contribuíram para a sua elaboração com o envio das chamadas emendas populares.
entre as determinações da Constituição de 1988 estão a qualificação do racismo como crime inafiançável e a condenação da tortura.
durante os anos 1920, o presidente Eurico Gaspar Dutra defendeu a incorporação do Convênio de Taubaté como princípio da Constituição de 1926, em clara defesa de sua principal base de apoio, os cafeicultores paulistas.
As revoluções liberais do século XIX
No começo do século XIX, a burguesia europeia adotava uma posição política mais reformista do que revolucionária. A população pobre, por sua vez, ansiava por transformações mais radicais. Para manter sua hegemonia política, a burguesia buscou influenciar os movimentos sociais da época, procurando impor valores liberais, como a igualdade perante a lei, o direto à propriedade e a liberdade individual. Desse modo, as revoluções da primeira metade do século XIX ficaram conhecidas como revoluções liberais, por terem sido conduzidas pela burguesia com base na ideologia liberal.
PELLEGRINI, Marco César; DIAS, Adriana Machado; GRINBERG, Keila. #Contato História. 2o ano. 1. ed. São Paulo: Quinteto Editorial, 2016, p. 221.
A respeito das revoluções liberais e dos cenários político, social e econômico da Europa ao longo do século XIX, é correto afirmar que:
liderado por Napoleão Bonaparte, o Congresso de Viena, ocorrido em 1815, reuniu lideranças das potências europeias com o objetivo de fortalecer os princípios liberais burgueses.
em um período conhecido como Primavera dos Povos (1848), intensos movimentos revolucionários eclodiram em várias cidades da Europa, com grande participação das massas populares, gerando mudanças no perfil político do continente.
o nacionalismo foi um dos elementos aglutinadores de forças durante o século XIX, contribuindo decisivamente para as unificações nacionais e o surgimento de novos Estados.
a intensa participação política da burguesia, com o apoio das camadas mais populares, e a adoção de ideias liberais foram decisivas para a consolidação do processo de industrialização da Rússia ainda no início do século XIX.
na França, as revoluções liberais do século XIX proporcionaram o acirramento das rivalidades entre diversos setores da sociedade e resultaram na proclamação da segunda e da terceira repúblicas.
no início do século XIX, a expansão do processo de industrialização em diversos países europeus resultou na criação de uma organização de defesa das ideias liberais burguesas, a Santa Aliança.
ao mesmo tempo que as ideias liberais burguesas consolidavam-se junto ao crescente processo de industrialização, a causa operária tornava-se tema de estudo de diversos intelectuais, dedicados à defesa do anarquismo e do socialismo.
A sociedade dos fiéis forma um só corpo; mas o Estado tem três corpos: com efeito, os nobres e os servos se regem pelo mesmo estatuto [...] uns são os guerreiros, protetores das Igrejas; são os defensores do povo, tanto dos grandes como dos pequenos.
A outra classe é a dos servos: esta desgraçada raça nada possui senão à custa de sofrimento. Dinheiro, vestuário, alimento, tudo os servos fornecem a toda a gente; nem um só homem livre poderia subsistir sem os servos. [...] O senhor é alimentado pelo servo, ele, que pretende alimentá-lo. [...]
A casa de Deus, que cremos ser una, está, pois, dividida em três: uns oram, outros combatem, e outros, enfim, trabalham. [...] Os serviços prestados por uma das partes são a condição da obra das outras duas; e cada uma, por sua vez, se encarrega de aliviar o todo. [...] É assim que a lei tem podido triunfar e que o mundo tem podido gozar de paz.
Bispo Adalbéron de Laon apud LE GOFF, J. A civilização do Ocidente medieval. Lisboa: Estampa, v.2, 1984, p. 46.
Sobre o contexto ligado à sociedade medieval, é correto afirmar que:
a pouca expressividade cultural da Idade Média, período marcado pela superstição e pela ignorância, fez com que ela ficasse conhecida historicamente como “idade das trevas”.
a sociedade medieval resultou de um lento processo de fusão entre as culturas romana e germânica, permeada pelo cristianismo, e não da oposição entre bárbaros e romanos.
o esquema tripartido da sociedade medieval, símbolo de harmonia social, procurava camuflar os conflitos entre nobres, clérigos e camponeses, além de reforçar o imaginário de que estes últimos deveriam submeter-se aos dois primeiros.
a formação de reinos germânicos, após a queda do Império Romano, deu-se a partir de uma grande centralização política, justificada pela aproximação cultural, étnica e linguística de cada povo.
a economia feudal apresentava uma tendência à autossuficiência e baseava-se, essencialmente, na produção agrícola, no entanto houve uma significativa circulação comercial que supria a necessidade de produtos existentes em apenas algumas regiões.
o texto do bispo Adalbéron trata de uma sociedade harmônica defendida pela Igreja Católica e que correspondia à realidade social da Alta Idade Média.
a permanência da organização da produção com base no trabalho escravo foi uma das características definidoras do feudalismo.
Sobre o processo de imigração e colonização europeia no sul do Brasil e seu contexto, é correto afirmar que:
durante o século XIX, o crescente processo de industrialização na Europa provocou significativas mudanças socioeconômicas que ocasionaram o aumento do desemprego e a busca por outras alternativas de sobrevivência, como a emigração para a América.
a Lei de Terras (1850) foi responsável pela primeira reforma agrária brasileira e contribuiu de forma decisiva para a ampliação do acesso à terra aos mais pobres, fazendo com que os imigrantes recém-chegados logo se tornassem proprietários rurais.
no século XIX, grande parte da elite política e econômica brasileira, impregnada de valores eugenistas, acreditava na superioridade da “raça branca” e defendia que era necessário “embranquecer” sua população, de maioria afrodescendente, para que o Brasil alcançasse o progresso.
a partir da segunda metade do século XIX, no sul do Brasil, o processo de colonização foi baseado no sistema de colonato, pelo qual somente o Estado financiava a vinda de imigrantes para trabalhar em sistema de parceria nas fazendas da região.
em Santa Catarina, durante o período monárquico, foram fundados diversos empreendimentos coloniais por meio de companhias colonizadoras particulares que atuavam na comercialização dos lotes e na administração das colônias.
as características geográficas de Santa Catarina contribuíram para que as colônias de imigrantes tivessem sido fundadas em áreas agrícolas favoráveis, garantindo a rápida adoção das mais modernas técnicas agrícolas da época por colonos alemães e italianos.
Como resultado do episódio em destaque na capa do jornal O Estado de São Paulo de 1962, conhecido como a Crise dos Mísseis, a conjuntura política e econômica mundial sofreu diversas transformações, especialmente com o fim da URSS em 1991. Sobre esse período histórico, é correto afirmar que:
na década de 1950, durante o governo ditatorial de Fulgencio Batista, a estrutura social e econômica de Cuba era comandada por uma elite latifundiária, submissa aos interesses estadunidenses.
em 1962, a instalação de uma base para lançamentos de mísseis nucleares em Cuba pelo governo soviético gerou um clima de insegurança pelo risco iminente de uma nova grande guerra mundial.
a Revolução Cubana (1959) colocou em prática várias medidas de grande impacto, como a reforma agrária e a privatização de empresas e de bancos, fato que contava com o apoio incondicional do governo dos Estados Unidos.
a implantação de uma república socialista em Cuba foi um caso singular no contexto da Guerra Fria, já que formava a única área de influência soviética fora da Europa.
o macarthismo, política desenvolvida durante os anos 1960, defendia a liberdade de expressão e o fim das perseguições e das disputas ideológicas nos Estados Unidos.
apesar das divergências ideológicas evidentes, Estados Unidos e União Soviética realizavam constantes trocas de informações e de tecnologias por meio de congressos científicos que tratavam de temas como armamentos nucleares e projetos espaciais.
Sobre a educação no Brasil ao longo de seu processo histórico, é correto afirmar que:
como parte do projeto de soberania do país após a independência, em 1822, foram fundadas e instaladas universidades em todas as províncias do país.
a campanha de nacionalização implementada durante o Estado Novo tornava obrigatório o ensino em Língua Portuguesa, o que demandou o fechamento de muitas escolas étnicas no sul do Brasil.
imbuído do ideal republicano, já nos primeiros anos após a proclamação da República, o governo federal instituiu a reserva de vaga nas escolas públicas primárias para filhos de ex-escravos como forma de inseri-los na nova condição social.
como consequência das manifestações de estudantes que ganharam as ruas e das ocupações de escolas em diferentes regiões do Brasil em 2016, o governo federal propôs uma Reforma do Ensino Médio com a efetiva participação da União Nacional dos Estudantes – UNE.
na América Portuguesa, os missionários jesuítas dedicaram-se à educação dos povos indígenas como parte integrante do processo de catequização.
nos anos 1970, durante a ditadura civil-militar, a educação escolar passou por uma grande reforma, justificada pelas demandas do processo de industrialização brasileira, que concentrou seus investimentos nos cursos profissionalizantes no ensino de 2º grau.
Considerando-se a posição longitudinal, o território da Rússia apresenta 11 fusos horários, mas está dividido administrativamente em apenas 9 fusos horários. A maioria das cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA de 2018 tem o fuso horário de Moscou (GMT+3). A final do Mundial está prevista para o dia 15 de julho de 2018.
Dados: fuso horário de Paris GMT+1
Sobre orientação, localização e fusos horários da Rússia, é correto afirmar que:
o território russo localiza-se na porção setentrional do paralelo de 0º.
quando em Londres o relógio marcava 7h do dia 14 de março de 2018, em Moscou o relógio marcava 4h do mesmo dia.
uma parcela do território russo está na zona climática temperada do norte, considerando-se a sua posição longitudinal.
se uma partida entre duas seleções tiver início às 16h (4:00PM) em Moscou, em alguma localidade do território russo que se encontra no fuso de 120ºE a transmissão ao vivo acontecerá às 21h (9:00PM).
o verão será a estação astronômica na Rússia na data prevista para a final do Mundial.
se um passageiro pegar em Paris um voo direto para assistir à final da Copa do Mundo da Fifa de 2018, seu voo terá duração aproximada de 3 horas e 30 minutos: ele sairá de Paris às 9h (9:00 AM) e chegará a Moscou às 12h30min (12:30PM).
O aumento da expectativa de vida da população brasileira, acompanhado da queda das taxas de natalidade e mortalidade, vem provocando mudança na pirâmide de idades.
SENE, Eustáquio de. Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, 2010, p. 580.
Sobre a demografia brasileira, é correto afirmar que:
nas últimas décadas, o alargamento na base da pirâmide etária brasileira está relacionado ao aumento da expectativa de vida dos adultos e idosos.
um aspecto preocupante na atual demografia brasileira é o aumento das mortes de adolescentes e adultos jovens do sexo masculino por causas externas.
atualmente, a obesidade vem se tornando um problema de saúde pública que afeta proporcionalmente percentuais elevados de brasileiros se comparados com as pessoas que sofrem com a desnutrição e a fome.
apesar da pouca participação da população economicamente ativa no setor terciário, as atividades terciárias são as que envolvem os maiores índices de emprego.
das três variáveis consideradas no cálculo do Índice de Desenvolvimento Humano, nas últimas décadas a que apresentou a maior contribuição para a melhoria do índice brasileiro foi a da renda.
Sobre o contexto social, econômico e cultural do Brasil, é correto afirmar que:
no século XVIII, as atividades mineradoras provocaram algumas transformações sociais, fazendo com que a região das Minas Gerais passasse a ser palco de um surto de urbanização.
um dos movimentos sociais de grande importância no início da República foi o de Canudos, movimento operário que lutava pela exploração e opressão da nascente burguesia nacional.
a Primeira Guerra Mundial e a crise que a sucedeu aumentaram tanto o poder político das oligarquias agrárias quanto a industrialização capitaneada pelas empresas multinacionais.
desde a colonização, a cultura europeia que se estabeleceu no Brasil foi introduzida pelas ordens religiosas, que exerceram por séculos o monopólio principalmente sobre a educação, o pensamento culto e a produção artística.
a Inconfidência Mineira foi um movimento de camponeses que veiculou a implantação da República, além de atender aos interesses dos comerciantes e de abolir a escravidão negra.
uma das preocupações do Movimento Modernista, que se iniciou com a Semana de Arte Moderna de 1922, foi mostrar o Brasil aos brasileiros, coletando elementos do cotidiano da população, expressões, expectativas e costumes.