Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFSC 2018/2. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Considerando as informações contidas na imagem e o quadro físico e socioeconômico brasileiro, é correto afirmar que:
a maioria das unidades da federação com risco de transmissão de febre amarela está localizada na porção oriental do Brasil.
o tipo climático predominante nas áreas acrescentadas em 2017 é o clima tropical alternadamente úmido e seco.
parcela significativa dos solos da Região Norte, área com risco de transmissão de febre amarela, é, em geral, de baixa fertilidade.
as áreas com risco de transmissão de febre amarela em Santa Catarina estão principalmente nas formações do Planalto Ocidental Catarinense.
os estados que compõem o centro econômico do Brasil são áreas sem risco de transmissão de febre amarela.
A paisagem original de Santa Catarina alterou-se substancialmente desde a chegada dos vicentistas. A diferenciação de gênese entre as diferentes regiões do estado é fruto de uma rica diversidade natural e humana. Sobre Santa Catarina, é correto afirmar que:
a mesorregião sul catarinense destaca-se na produção de carvão, que é utilizado na produção de energia elétrica a partir da termoelétrica em Capivari de Baixo e tem a produção excedente exportada para países sul-americanos.
a economia da região do Vale do Itajaí-Açu evoluiu da agricultura e extração madeireira até o processo de industrialização, o que trouxe consigo o crescimento populacional e a urbanização, levando à ocupação desenfreada do espaço, condição prévia para os desastres ambientais.
segundo a classificação climática de Köppen, o estado apresenta o clima subtropical ou mesotérmico úmido, sem estação seca (Cf), com duas subdivisões: o Cfa – mesotérmico úmido com verões quentes (litoral e vale do Uruguai) e o Cfb – mesotérmico úmido com verões brandos, devido à altitude.
o estado apresenta um calendário de eventos cujo objetivo é incrementar as atividades socioeconômicas geradas pelo turismo, como por exemplo os Encantos do Sul, com visita à cidade histórica de Laguna, às belas praias, como as de Garopaba, às águas termais, como as de Gravatal, além do contato com a cultura italiana em Nova Veneza e Urussanga, entre outras cidades.
o Complexo Portuário de Itajaí é um porto estuarino que frequentemente sofre com os problemas das enchentes que assolam o rio Itajaí-Açu; as cargas chegam até o porto pelo modal rodoviário, representado pela BR-101 e pela BR-470.
Sobre o tema meio ambiente, é correto afirmar que:
diversos temas foram debatidos durante a RIO+20, entre eles a economia verde e formas de eliminação e erradicação da pobreza, porém a governança internacional no campo do desenvolvimento sustentável ficou restrita aos países latino-americanos.
não há relação entre Revolução Agrícola, aumento dos impactos ambientais e sedentarização do ser humano.
no início da década de 1970, as principais correntes de pensamento sobre as causas da degradação ambiental culpavam a busca incessante do crescimento econômico e a “explosão demográfica” pelo aumento da exploração dos recursos naturais, pela poluição e pelo desmatamento.
o desmatamento nas áreas de mananciais costuma comprometer uma bacia hidrográfica porque há um aumento da perda de solo que pode levar ao assoreamento do seu leito.
o desmatamento, apesar de provocar a diminuição da biodiversidade, não influencia o regime de ventos e chuvas, ou seja, não há nenhuma relação entre desmatamento e alterações atmosféricas.
nas últimas décadas, a China vem apresentando um dos mais elevados índices de crescimento econômico, sendo considerada um dos países que mais emitem dióxido de carbono na atmosfera.
Embora as primeiras fábricas da Rússia tenham sido criadas no final do século XIX, ainda na época do império czarista, seu processo de industrialização só se acelerou após a Revolução de 1917, que deu origem à União Soviética.
MOREIRA, João Carlos. Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2010, p. 378.
Sobre a Rússia/União Soviética, é correto afirmar que:
os planejadores soviéticos priorizaram as indústrias de bens de consumo, com o objetivo de propiciar autonomia ao país.
como consequência da Revolução de 1917, a economia passou por um processo forçado de estatização e planificação, no qual as metas de produção industrial, mineral e agrícola passaram a ser definidas por planos quinquenais.
nos anos 1980, a perestroika (“reestruturação”, em russo) propunha um conjunto de reformas voltadas para a modernização da economia soviética, criando condições para atrair investimentos estrangeiros e facilitar a formação de empresas mistas.
a União Soviética fragmentou-se no início dos anos 1990 e, em seu lugar, foi criada a Comunidade de Estados Independentes (CEI).
como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, a Rússia ocupou o espaço da antiga União Soviética no cenário internacional, e sua pujança econômica é superada somente pela da China.
assim como aconteceu na China, as empresas estatais russas foram privatizadas.
a Rússia é um dos países mais ricos em recursos minerais, principalmente pela diversidade de sua estrutura geológica.
No livro VII da obra A República, empregando a alegoria da caverna, Platão apresenta a diferença entre opinião (falso conhecimento) e ciência (verdadeiro conhecimento). Conforme essa alegoria, é correto afirmar que:
a opinião consiste em ser enganado por aparências.
a opinião é fácil de superar.
a ciência consiste em atingir o inteligível.
os homens normalmente resistem a aceitar a ciência.
a opinião e a ciência são enfoques diferentes da mesma realidade.
a ciência baseia-se na opinião.
a opinião baseia-se na ciência.
Na obra Meditações Metafísicas, Descartes apresenta a dúvida metódica. Sobre esse tema, é correto afirmar que Descartes:
pratica a dúvida porque muitas das suas opiniões haviam-se mostrado falsas e desejava fundamentar bem seus conhecimentos.
propõe-se a desconfiar apenas daquelas suas opiniões que forem manifestamente falsas, mantendo as que forem relativamente seguras.
constata que os seus sentidos raramente o enganam, sendo por isso fontes confiáveis de conhecimento.
acaba dando-se conta de que a dúvida metódica impede que obtenhamos conhecimento.
pensa que as matemáticas, devido à sua clareza, não podem nos enganar.
percebe que a dúvida metódica deve ser aplicada constantemente, a fim de refutar suas opiniões tradicionais.
lembra que acreditamos nas coisas sonhadas como se fossem reais, o que estimula a dúvida sobre todas as nossas opiniões.
Para o senso comum, o termo cultura muitas vezes assume o significado de educação. Nas ciências sociais, ao contrário, o conceito de cultura é utilizado para tratar de diferentes aspectos da inserção social do indivíduo em diferentes meios sociais. De acordo com esse conceito de cultura, é correto afirmar que:
a sociologia e a antropologia estudam diferentes culturas a fim de estabelecer uma hierarquia entre elas.
o estudo de diferentes culturas foi impulsionado pelas grandes navegações do século XVI.
a antropologia é uma continuação do determinismo geográfico e do determinismo biológico.
o relativismo cultural é um modo de pensar que se contrapõe ao evolucionismo e ao etnocentrismo.
as práticas culturais não estão isentas de influências sociais e, portanto, alteram-se ao longo do tempo.
Quanto à questão que originou esse trabalho (Da divisão do trabalho social), é a das relações entre a personalidade individual e a solidariedade social. Como é que, ao mesmo passo que se torna mais autônomo, o indivíduo depende mais intimamente da sociedade? Como pode ser, ao mesmo tempo, mais pessoal e mais solidário? [...] esses dois movimentos, por mais contraditórios que pareçam, seguem-se paralelamente [...] Pareceu-nos que o que resolvia essa aparente antinomia é uma transformação da solidariedade social, devida ao desenvolvimento cada vez mais considerável da divisão do trabalho. Eis como fomos levados a fazer desta última o objeto de nosso estudo.
DURKHEIM, Émile. Da divisão do trabalho social, 1999 [1893], p. XLVI.
Antes de tudo, o trabalho é um processo de que participa o homem e a natureza, processo em que o ser humano, com sua própria ação, impulsiona, regula e controla seu intercâmbio material com a natureza [...] põe em movimento as forças naturais de seu corpo – braços e pernas, cabeça e mãos –, a fim de apropriar-se dos recursos da natureza, imprimindo-lhes forma útil à vida humana. Atuando assim sobre a natureza externa e modificando-a, ao mesmo tempo modifica sua própria natureza.
MARX, Karl. O capital, livro I, 2001 [1867], p. 211.
Considerando a questão do trabalho de acordo com os autores clássicos da sociologia acima referidos, é correto afirmar que:
para Marx, o trabalho e a divisão do trabalho estão presentes em todas as sociedades.
segundo o pensamento de Durkheim, haveria uma crescente divisão do trabalho, tornando a sociedade cada vez mais diferenciada a partir das funções e especializações dos indivíduos.
na solidariedade orgânica as pessoas seriam cada vez mais semelhantes, ao passo que na solidariedade mecânica elas seriam cada vez mais diferentes, segundo Durkheim.
na concepção de Marx, o lucro obtido pela burguesia no capitalismo seria oriundo da mais-valia.
tanto Durkheim quanto Marx, por serem ambos sociólogos do século XIX, analisavam a questão das relações de trabalho exatamente da mesma forma.
Sobre o Iluminismo, é correto afirmar que:
contestou a hegemonia do cristianismo e defendeu a tolerância religiosa.
o racionalismo, o cientificismo e o culto ao progresso, propostos pelo movimento iluminista do século XVIII, são bases do pensamento contemporâneo.
do ponto de vista econômico, o movimento iluminista questionava absolutamente a emergência da sociedade capitalista e suas práticas.
os iluministas exaltavam a importância do pensamento crítico dos indivíduos perante a autoridade.
constituiu uma doutrina secreta de caráter político que teve influência em diversos países.
para o movimento iluminista, a natureza deveria ser a base e a referência para as normas morais e políticas.
os iluministas estavam convencidos de que os intelectuais deveriam governar por serem naturalmente superiores aos demais homens.
Em relação ao mundo do trabalho e ao processo de globalização, é correto afirmar que:
com exceção dos países de economia essencialmente agrária, o setor terciário é o que detém a maior parte da renda nacional e o que emprega o maior número de pessoas.
com a abertura econômica no Brasil, sobretudo a partir dos anos 1980, intensifica-se a empregabilidade no mundo do trabalho, provocada principalmente pela economia de escala, que substituiu a economia de escopo.
o processo de terceirização, também chamado de reestruturação, é um dos aspectos a serem considerados pelas empresas, sob o argumento da competitividade e da lucratividade.
a abertura econômica que se intensificou a partir dos anos 1990 não afetou a estrutura ocupacional metropolitana brasileira.
nos últimos anos, ocorreu uma ampliação da informalização do trabalho, com o crescimento do trabalho temporário, terceirizado e vinculado à economia informal, mas apenas em países pobres.
durante as últimas décadas, tem havido um processo crescente de flexibilização das relações de trabalho, o que implica, em muitos casos, a reformulação dos direitos trabalhistas, ocasionalmente com perdas de garantias jurídicas.