Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFSC 2018/1. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
O ácido tranexâmico pode evitar um terço das mortes de mulheres após o parto
Pesquisas recentes revelaram que o ácido tranexâmico, um ácido fraco com valores de pKa 4,3 e 10,6, seria eficaz em inibir a dissolução de coágulos, auxiliando o corpo a estancar os sangramentos e podendo evitar cerca de um terço das mortes causadas por hemorragias pós-parto. Além disso, o ácido tranexâmico é utilizado para o tratamento clínico de manchas de pele chamadas de melasma. A utilização dessa substância consegue controlar o avanço do melasma.
Disponível em: <https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/417669/5-procedimentos-rejuvenescedoresdos-pes-ao-cabelo> e <http://g1.globo.com/bemestar/noticia/a-droga-barata-que-pode-evitar-um-terco-das-mortes-de-mulheres-apos-o-parto.ghtml>. [Adaptado]. Acesso em: 11 ago. 2017.
Sobre o ácido tranexâmico, é correto afirmar que:
a molécula de ácido tranexâmico apresenta as funções orgânicas amina e ácido carboxílico.
a molécula de ácido tranexâmico apresenta estereoisômeros.
o ácido tranexâmico apresenta massa molar igual a 145 g/mol.
os substituintes do átomo de carbono do grupo carboxila estão arranjados de acordo com uma estrutura tetraédrica.
o grupo amina presente no ácido tranexâmico está ligado a um átomo de carbono insaturado.
para preparar 200 mL de solução aquosa contendo ácido tranexâmico 1,00 x 10-3 mol/L, são necessários 31,4 mg do ácido.
no estômago de um paciente (pH próximo a 2,0), o ácido tranexâmico deverá se dissolver, pois será completamente convertido em sua base conjugada.
O verão é a estação na qual, ao menos em países de clima tropical e subtropical, faz-se uso significativo de condicionadores de ar para ampliar o “conforto térmico” em ambientes fechados. Você sabe como funciona um condicionador de ar? O sistema é baseado em ciclos de compressão e expansão de um gás refrigerante, tipicamente formado por substâncias como CHCℓF2 e CHF3, que flui por um sistema fechado. A representação esquemática abaixo ilustra simplificadamente o processo.
Disponível em: <https://cen.acs.org/articles/95/i33/Periodic-graphics-chemistry-air-conditioning.html>. [Adaptado]. Acesso em: 19 ago. 2017.
Com base no exposto acima, é correto afirmar que:
no compressor, representado na etapa 1, o aumento da pressão sobre o gás faz com que a temperatura diminua.
no processo de expansão, representado na etapa 3, o gás refrigerante tem sua temperatura reduzida.
no condensador, representado na etapa 2, o gás refrigerante no estado gasoso é convertido em um sólido.
a variação de temperatura que ocorre durante a expansão (etapa 3) independe do volume do dispositivo no qual a expansão é induzida.
os processos de expansão e compressão dependem do vapor de água no sistema, já que o gás refrigerante é um composto iônico gasoso e, portanto, não está sujeito a variações de volume.
as variações de pressão que ocorrem nos processos de expansão e compressão dependem da quantidade de gás refrigerante no sistema.
Produtores de etanol dizem que alta de impostos reduz competitividade sobre a gasolina
A União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) se manifestou em 22 de julho de 2017 contra a decisão do governo de elevar os impostos sobre combustíveis. O setor chegou a ser apontado como um dos beneficiados com a medida; entretanto, nos cálculos da Unica, a mudança tributária reduzirá a competitividade do álcool sobre a gasolina. O etanol pode ser obtido a partir da cana-de-açúcar através do processo de fermentação, que é esquematicamente representado na figura a seguir.
O processo fermentativo segue o esquema reacional abaixo:
Considere que o etanol hidratado é uma mistura constituída por 4% de água e 96% de etanol (em massa), cuja densidade é de 0,802 g/mL (a 25 °C).
Disponível em: <http://g1.globo.com/economia/noticia/produtores-de-etanol-dizem-que-alta-de-impostos-reduz-competitividade-sobre-gasolina.ghtml> e <http://www.portaldobiogas.com/fabricacao-de-acucar-e-etanol-partir-da-cana-de-acucar/>. [Adaptado]. Acesso em: 11 ago. 2017.
em um tanque de um automóvel preenchido com 38,0 L de etanol hidratado em um dia com temperatura de 25 °C, estará presente uma massa de água inferior a 1,0 kg.
a filtração é um processo utilizado para separar misturas homogêneas.
a oxidação do etanol pode produzir ácido etanoico.
a fermentação que resulta na produção de etanol é uma reação endotérmica.
na destilação fracionada, o líquido de menor ponto de ebulição é o primeiro a ser obtido no decorrer do processo de separação.
a fermentação de 34,2 kg de sacarose para produção de etanol resultará na liberação de 2.350 kcal de energia na forma de calor.
Após produzido, o etanol pode ser utilizado para gerar energia, por exemplo, em motores a combustão. Considere a equação química (não balanceada) de combustão completa do etanol (anidro):
Informação adicional: considere a densidade do etanol anidro igual a 0,789 g/mL (25 °C).
a soma dos menores coeficientes estequiométricos inteiros da equação balanceada de combustão do etanol é 9.
a reação de combustão completa do etanol é um processo exotérmico.
a combustão completa de 250 mL de etanol produzirá 154 g de água.
o número de oxidação do átomo de carbono no dióxido de carbono é +2.
a combustão completa de 0,200 mol de etanol a 100 °C em uma câmara de 500 mL resultará em uma pressão interna de 24,5 atm.
Cientistas convertem um poluente em fonte de energia renovável
Cientistas no Laboratório Nacional de Oak Ridge, nos Estados Unidos, utilizaram técnicas de nanotecnologia para converter dióxido de carbono gasoso em etanol. A equipe criou um catalisador composto por carbono, cobre e nitrogênio, e uma descarga elétrica foi usada para desencadear a reação. A solução de dióxido de carbono em água foi convertida em etanol com um rendimento de 63% a 70%. A reação é representada abaixo:
Os pesquisadores agora trabalham para aumentar a eficiência do processo e investigar em detalhes as propriedades do catalisador.
Disponível em: <www.independent.co.uk/news/science/carbon-dioxide-ethanol-fuel-scientists-turn-greenhouse-gas-accidentally-reverse-combustion-a7369096.html>. [Adaptado]. Acesso em: 19 ago. 2017. SONG, Y. et al. High-Selectivity Electrochemical Conversion of CO2 to Ethanol using a Copper Nanoparticle/N-Doped Graphene Electrode. Chemistry Select, v. 1, p. 6056, 2016.
a reação representada no texto sugere que a formação de etanol é um processo que envolve a oxidação do dióxido de carbono.
ao sintetizar etanol a partir de dióxido de carbono, forma-se uma solução cujo pH é superior a 7,0.
considerando-se um rendimento de 63%, seria possível produzir 92 g de etanol a partir de 176 g de dióxido de carbono.
o catalisador utilizado para a produção do etanol possui a função de aumentar a corrente elétrica consumida no processo de conversão, resultando em um maior rendimento para a reação.
se a reação prosseguir com um rendimento de 70%, cada 10,0 mol de CO2 serão convertidos em 161 g de etanol.
na conversão de CO2 em etanol, a água atua como agente oxidante.
Pesquisas revelam que analgésicos elevam o risco de infarto
Estudos internacionais apontam que a utilização de analgésicos, como o diclofenaco de sódio e o ibuprofeno, está associada a um risco aumentado de parada cardíaca. A pesquisa foi conduzida com mais de 400 mil pessoas e os resultados sugerem que o risco cardiovascular foi maior com a utilização de doses elevadas e durante o primeiro mês de uso. As fórmulas estruturais do diclofenaco na forma ácida (I) e do ibuprofeno (II) são mostradas abaixo.
Disponível em: <https://www.theguardian.com/society/2017/may/09/common-painkillers-ibuprofen-nsaids-raise-risk-heart-attack-study>. [Adaptado]. Acesso em: 8 set. 2017.
a molécula de II apresenta átomo de hidrogênio ionizável.
na molécula de II, o substituinte alquílico isobutil do anel aromático está disposto em posição para em relação ao substituinte que apresenta a função ácido carboxílico.
a molécula de I apresenta a função amida.
a molécula de II apresenta três pares de enantiômeros.
a molécula de I é capaz de interagir com a água por meio de ligações iônicas.
a molécula de II apresenta um substituinte alquílico etil ligado a um átomo de carbono assimétrico.
O Brasil recebeu, em novembro de 2016, o maior avião do mundo, o Antonov 225 Mriya, fabricado na Ucrânia. Os aviões são máquinas fascinantes e, claro, sujeitas a diversos fenômenos que podem ser explicados por princípios da física e da química. Sabe-se por exemplo que, para manter o conforto dos passageiros, é necessária a pressurização da cabine para que o avião possa trafegar em altitudes elevadas.
Sobre o assunto acima, é correto afirmar que:
o Antonov deve ser pressurizado porque, ao atingir altitudes elevadas durante o voo, há contração do ar no interior da cabine, o que poderia gerar uma explosão.
assumindo mesma massa, a pressão exercida pelo ar sobre as paredes internas do avião a uma temperatura de 18 °C será menor do que a pressão exercida a uma temperatura de 30 °C, para o mesmo avião.
durante o voo em elevadas altitudes, a pressão exercida pelo ar externo ao avião é inferior à pressão no interior da cabine, o que sugere que o ar no interior irá aumentar a pressão sobre as paredes internas do avião, se comparado ao voo em baixas altitudes.
as ligações covalentes que unem as moléculas de O2 e N2 no interior do avião são substituídas por ligações iônicas quando o avião atinge a altitude de cruzeiro, a 13.000 km do solo.
em altitudes elevadas, a pressão exercida pelas moléculas de O2 e N2 sobre as paredes externas do avião é tamanha que esses gases se solidificam, formando cristais que podem ser vistos aderidos às janelas do avião.
Inovar vai além de ter uma boa ideia: é preciso ousar e persistir
Médico e professor da Universidade Federal Fluminense esperou 13 anos para conseguir a patente de inovação de um medicamento, a qual foi concedida em 2014 pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial. O medicamento em questão é o álcool perílico, um óleo extraído de frutas cítricas, como o limão. A inalação desse óleo pode auxiliar no tratamento do câncer cerebral, reduzindo o tumor e controlando a doença. O tratamento em pacientes continua em fase experimental e o próximo passo é encontrar um parceiro comercial que viabilize a produção do medicamento. O álcool perílico (B) é um derivado do limoneno (A), que pode ser oxidado para gerar os compostos representados pelas estruturas C e D. Considere o esquema reacional abaixo:
Disponível em: <http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2017/08/inovar-vai-alem-de-ter-uma-boa-ideia-e-preciso-ousar-e-persistir.htmlo> e <http://www. scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422007000200027>. [Adaptado]. Acesso em: 19 ago. 2017.
os compostos A, B, C e D são formados por ligações de caráter covalente.
o composto B apresenta um grupo hidroxila ligado a um átomo de carbono saturado.
os compostos A e C apresentam átomos de carbono com orbitais híbridos sp.
o composto C apresenta a função ácido carboxílico.
o composto D apresenta massa molar igual a 166 g/mol.
os substituintes dos átomos de carbono ligados a grupos metil em A estão arranjados de acordo com uma estrutura linear.
em B, C e D, as cadeias carbônicas são classificadas como saturadas e homogêneas.
Em relação às proposições abaixo, é correto afirmar que:
um alpinista no topo do Morro do Cambirela precisará de mais energia para ferver a água contida em uma chaleira do que um turista que estiver nas areias da Praia de Jurerê, considerando-se volumes iguais de água.
a água para cozimento do macarrão, se já estiver adicionada de sal de cozinha, entra em ebulição em uma temperatura maior do que a água pura.
ao temperar com azeite de oliva uma salada com folhas úmidas pelo processo de lavagem, forma-se uma mistura homogênea entre a água retida na superfície das folhas e o azeite.
a combustão de gasolina em um motor de automóvel é um fenômeno químico que representa uma reação exotérmica.
o derretimento de uma barra de chocolate em um dia quente de verão é exemplo de uma transformação química.
em um mesmo dia e sob as mesmas condições de temperatura e pressão ambientes, a água potável de um reservatório aberto evapora a uma taxa maior do que a água do mar na Praia dos Ingleses.
o odor característico do vinagre sentido ao se temperar uma salada é decorrente da transformação química sofrida pelas moléculas de ácido acético, que passam do estado líquido ao estado gasoso.
Os alimentos são formados por uma combinação de diversas substâncias químicas, com diferentes funções e quantidades, que, nas proporções corretas, rendem os saborosos produtos que consumimos frequentemente. Alguns exemplos são mostrados no quadro abaixo, cujo conteúdo deverá guiá-lo para responder a esta questão.
ao ingerir chocolate e, imediatamente após, um copo contendo 200 mL de água mineral, será formada, no estômago, uma mistura homogênea entre o ácido esteárico, a água e a teobromina.
café e chocolate possuem em sua composição cafeína e teobromina, respectivamente, que são isômeros ópticos.
embora a borracha de estireno-butadieno seja insolúvel em água, considerando sua estrutura polimérica, assume-se que o xilitol presente na goma de mascar interaja com a borracha por meio de ligações de hidrogênio.
ao ingerir chocolate juntamente com um biscoito doce, ocorrerá, no estômago, uma reação ácido-base entre o ácido esteárico e a sacarose.
a característica ácida da borracha de estireno-butadieno faz com que o ato de mascar goma após ingerir um biscoito doce seja interessante, já que a sacarose, de caráter alcalino, interage com a goma e não é metabolizada pelo organismo.
o xilitol presente na goma de mascar interage com a água que constitui a saliva por meio de ligações de hidrogênio.