Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFSC 2019/1. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
As barbatanas de tubarões são consideradas uma iguaria na cozinha do leste asiático. Analistas dizem que o aumento da demanda, sobretudo da China, tem incentivado a extração dessa parte do animal para exportação ilegal. Por ano, calcula-se que entre 70 e 100 milhões de tubarões são mortos mundo afora com o mesmo objetivo: exportação de barbatanas. Os animais normalmente têm suas barbatanas retiradas e em seguida são jogados de volta ao mar. No Brasil, embora as barbatanas dos tubarões não sejam uma iguaria, a sua carne (vendida com o nome de cação) é muito apreciada.
Disponível em: <https://marsemfim.com.br/tubaroes-ou-cacoes/>. [Adaptado]. Acesso em: 30 ago. 2018.
Sobre ecologia e assuntos relacionados, é correto afirmar que:
embora existam várias espécies de tubarões (algumas chamadas de cações), todos são peixes que possuem esqueleto cartilaginoso, sistema circulatório do tipo fechado e respiração branquial.
predadores de topo de cadeia, como a grande maioria dos tubarões, são prejudiciais aos ecossistemas de que participam, pois tendem a se alimentar de grande quantidade de peixes ou focas, diminuindo essa população de maneira rápida.
os tubarões pertencem ao filo dos cordados, cujos representantes possuem sistema nervoso ventral, escamas, reprodução sexuada e desenvolvimento embrionário indireto.
a grande maioria dos tubarões são predadores que ocupam o topo da cadeia alimentar, por isso pode ocorrer o fenômeno de biomagnificação de substâncias tóxicas.
os tubarões são animais recentes na escala evolutiva dos vertebrados; seus ancestrais mais primitivos surgiram a menos de 50 milhões de anos.
assim como os peixes ósseos, os tubarões possuem a bexiga natatória.
Calcule, segundo o teorema de Hardy-Weinberg, o número esperado de indivíduos heterozigotos na população “A” em 1850, conforme as informações apresentadas no quadro. Assinale a resposta obtida no cartão-resposta.
90.
A figura abaixo representa esquematicamente o funcionamento das valvas e das válvulas cardíacas durante a sístole e a diástole ventricular.
Sobre o sistema cardiovascular, é correto afirmar que:
durante a sístole ventricular, as valvas atrioventriculares permanecem fechadas.
as valvas semilunares impedem que o sangue que entrou nas veias retorne para dentro do ventrículo.
a valva mitral se localiza no lado direito do coração.
as duas valvas atrioventriculares são idênticas e possuem três cúspides.
a cavidade indicada pelo número 1 é o átrio direito.
a parede muscular da cavidade indicada pelo número 2 é mais espessa do que a do ventrículo direito.
nas duas cavidades em destaque da secção frontal, circula apenas sangue arterial.
Em agosto, o Brasil iniciou uma campanha de vacinação infantil em massa contra o sarampo e a poliomielite em meio a um quadro que causa apreensão. As taxas de imunização de crianças contra 17 doenças, entre elas o sarampo, atingiram em 2017 os níveis mais baixos em muitos anos. Não se descarta como causa da queda na vacinação a influência de notícias falsas, fake news, que circulam nas redes sociais.
Os movimentos antivacina ganharam força depois que o cirurgião Andrew Wakefield publicou, em 1998, na Lancet, respeitada revista da área médica, um trabalho insinuando que a tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) estaria associada ao autismo. Estudos posteriores refutaram a conexão e mostraram que Wakefield tinha ações de uma empresa que propunha o uso de outra vacina. Sua licença médica foi cassada, mas o estrago estava feito e ressurgiram surtos de sarampo na Europa.
Revista Pesquisa FAPESP. Disponível em: <https://revistapesquisa.fapesp.br/2018/08/17/as-razoes-da-queda-na-vacinacao/>. [Adaptado]. Acesso em: 30 ago. 2018.
Sobre vacinação, vacinas e sistema imunológico, é correto afirmar que:
a produção de anticorpos específicos como reação ao processo de vacinação tem início com a ativação das linhagens de células vermelhas.
o calendário nacional de vacinação prevê a imunização de crianças de até 2 anos, não existindo recomendação de vacinação na faixa etária de 9 a 20 anos.
anticorpos são células modificadas com a função específica de destruir determinado antígeno.
antígenos são substâncias capazes de induzir uma resposta imune.
as células responsáveis pela especificidade da resposta imune são encontradas no sangue, na linfa e nos órgãos linfoides.
a resposta imune é igual para todas as pessoas, uma vez que os anticorpos não variam em sua especificidade.
as imunoglobulinas das classes IgM, IgA, IgD, IgE e IgG são proteínas produzidas por células linfocitárias.
Que a água é essencial para a vida, todo mundo sabe. O corpo humano é constituído por 66% de água. Contudo, a hidratação excessiva pode ser fatal. Existem diversos casos relatados de pessoas que ingeriram grandes quantidades de água em curto espaço de tempo e que morreram ou desenvolveram algum grau de hiponatremia, que basicamente significa sal insuficiente no sangue. Nesses casos, o sangue fica com excesso de água, o que facilita a entrada dessa substância nas células. Os sintomas incluem dor de cabeça, fadiga, náuseas, vômito e desorientação mental.
Scientific American Brasil. Disponível em: <https://www2.uol.com.br/sciam/noticias/agua_demais_ pode_fazer_mal_e_ate_matar.html>. [Adaptado]. Acesso em: 25 ago. 2018.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre fisiologia celular e animal, é correto afirmar que:
a água atua como um excelente regulador térmico nos animais por possuir a propriedade física chamada de calor específico muito baixa.
a entrada de água nas células ocorre porque o citoplasma é hipotônico em relação ao sangue.
a absorção excessiva de água gera um aumento no volume celular; algumas células, como as do tecido conjuntivo frouxo não serão prejudicadas, enquanto outras, como os neurônios, podem sofrer danos.
através da urina não se elimina só água, mas também substâncias nitrogenadas e, em algumas situações, até glicose.
o aumento na produção do hormônio antidiurético (ou vasopressina) pelos rins facilita a eliminação de água.
em muitas reações químicas nas células a água atua como reagente (reações de hidrólise) e em outras como produto (síntese por desidratação); um exemplo desta última é a digestão da sacarose.
as propriedades de ligação entre as moléculas de água com outras substâncias no interior das células devem-se ao fato de as moléculas de água não serem polarizadas.
Em outubro de 2015, uma paulistana passava por um momento de extrema tensão. Com o estresse, a sua imunidade baixou e um quadro de herpes-zóster se desenvolveu.
Apenas na segunda consulta ela recebeu o diagnóstico e o tratamento adequado, pois na primeira foi receitada uma pomada para herpes simples, de modo que os sintomas se intensificaram, a dor se tornou insuportável e as bolhas aumentaram e começaram a estourar.
Embora tenham nomes semelhantes, herpes e herpes-zóster são doenças totalmente distintas. A primeira é provocada pelo HSV (do inglês, Herpes simplex virus), enquanto que a segunda é resultado da reativação da infecção latente do VZV (do inglês, Varicella zoster virus), o mesmo vírus responsável pelo desenvolvimento da doença conhecida como catapora.
Segundo Maisa Kairalla, presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, herpes-zóster é mais comum após os 50 anos de idade, mas o estresse vem mudando o perfil daqueles afetados pela infecção e fazendo a doença aparecer cada vez mais cedo.
Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-42333161>. [Adaptado]. Acesso em: 18 ago. 2018.
Sobre vírus, é correto afirmar que:
tanto o vírus do herpes simples como o vírus do herpes-zóster podem permanecer no estado inativo e se manifestar sob determinadas condições fisiológicas.
nem todos os vírus são parasitas; os bacteriófagos, por exemplo, são comensais de bactérias.
herpes, catapora, malária, dengue, poliomielite, raiva, hanseníase e tuberculose são doenças causadas por vírus.
os retrovírus possuem nas suas células a enzima transcriptase reversa e a molécula de DNA como material genético.
alguns vírus possuem, além do capsídeo e do material genético (DNA ou RNA), uma membrana derivada da célula hospedeira.
Não foi o fim da humanidade, embora houvesse momentos, no curso dos 31 anos de conflito mundial, entre a declaração de guerra austríaca à Sérvia, a 28 de julho de 1914, e a rendição incondicional do Japão, a 14 de agosto de 1945 – quatro dias após a explosão da primeira bomba nuclear –, em que o fim de considerável proporção da raça humana não pareceu muito distante. [...] A humanidade sobreviveu. Contudo, o grande edifício da civilização do século XX desmoronou nas chamas da guerra mundial, quando suas colunas ruíram. Não há como compreender o Breve Século XX sem ela. Ele foi marcado pela guerra. Viveu e pensou em termos de guerra mundial, mesmo quando os canhões se calavam e as bombas não explodiam, sua história e, mais especificamente, a história de sua era inicial de colapso e catástrofe devem começar com ada guerra mundial de 31 anos.
HOBSBAWM, Eric. A era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 2009, p. 30. [Adaptado].
Com base no texto acima e sobre o processo que levou à eclosão das duas grandes guerras mundiais, é correto afirmar que:
os impactos da Primeira Guerra (1914-1918) determinaram importantes mudanças no cenário político, desencadeando uma nova ordem mundial que desassocia seus resultados das razões para a eclosão da Segunda Guerra (1939-1945).
a vitória dos republicanos na Guerra Civil Espanhola (1936-1939), apoiados pela URSS, garantiu o domínio da Península Ibérica às forças militares dos países aliados durante a Segunda Guerra Mundial.
a ascensão do nazismo na Alemanha foi facilitada pela estabilidade econômica vivenciada pelo país, que, ao contrário de potências como Estados Unidos, França e Inglaterra, não foi afetado pela crise de 1929.
as origens do fascismo italiano estão relacionadas à fundação de um grupo nacionalista de extrema direita conhecido como Fascio de Combattimento, criado na Itália após a Primeira Guerra sob a liderança de Benito Mussolini.
durante sua ditadura fascista, Benito Mussolini estabeleceu a Carta del Lavoro (Carta de Trabalho), na qual concessões aos trabalhadores misturavam-se com medidas de controle policial.
a Grande Depressão dos anos 1930 atingiu duramente a economia da União Soviética, onde apolítica stalinista, em oposição às políticas defendidas anteriormente por Lenin, adotava medidas amplamente relacionadas às leis do mercado internacional.
Sobre processos e projetos de construção da(s) identidade(s) nacional brasileira, é correto afirmar que:
durante o Período Regencial (1831-1840), revoltas como a Sabinada (na Bahia), a Cabanagem (no Pará) e a Farroupilha (no Rio Grande do Sul) eram mobilizadas por sentimentos de patriotismo em busca de um Brasil unificado.
apesar da multiplicidade de línguas e de costumes, a chegada da família real ao Brasil, em 1808, possibilitou a união em torno do território de uma identidade única, fator muito importante para a consolidação do movimento de independência em 1822.
na década de 1920, obras como Abaporu, de Tarsila do Amaral, tornaram-se símbolo do movimento modernista brasileiro por sua tentativa de combinar particularidades nacionais com tendências mundiais, a herança cultural e os impulsos da modernização.
em Santa Catarina, nos anos 1980, o Contestado foi objeto de projeção, adotado como um dos símbolos do que seria a “catarinidade”.
já nos anos iniciais da República, símbolos patrióticos foram criados, como o hino nacional, que rapidamente teve forte aceitação pela população diante dos novos sentimentos nacionalistas projetados.
a criação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), em 1838, tinha por objetivo a instituição de um órgão que se dedicasse a pensar o Brasil como Nação.
A partir da segunda metade do século XX, diversos movimentos de resistência à dominação europeia ganharam força nos continentes africano e asiático. Considerando isso, é correto afirmar que:
as políticas pacifistas defendidas por Portugal desde o século XIX contribuíram para que as antigas colônias lusitanas na África, como Angola e Moçambique, se transformassem nos primeiros países do continente.
na década de 1950, em meio aos processos de independência na África e na Ásia, representantes de diversos países se reuniram em Bandung, na Indonésia, para obter uma posição independente em um mundo polarizado entre as duas potências mundiais: os EUA e a URSS.
o processo de independência nas antigas colônias africanas seguiu uma tendência pacifista e permitiu a valorização cultural e a participação política efetiva das diversas etnias na construção dos novos países.
os domínios do Império Turco Otomano na região do Oriente Médio foram impulsionados após a Segunda Guerra Mundial com a assinatura do Tratado de Sèvres e o estabelecimento de uma política em defesa do fortalecimento do sionismo.
o Apartheid (que significa “separação”), instituído na África do Sul em 1948, foi uma política segregacionista que impedia que os negros possuíssem terras, participassem da vida política, tivessem acesso às áreas ou aos serviços restritos apenas aos brancos (como praias, ônibus, escolas etc.), além de proibir o casamento entre negros e brancos.
após a Segunda Guerra Mundial, com a crise econômica na Grã-Bretanha e o aumento da pressão popular, os movimentos que defendiam a independência da Índia ganharam popularidade em todo o mundo e a independência foi obtida em 1947.
a partir da segunda metade do século XX, a progressiva redução do domínio britânico no Oriente Médio efetivou a política de autodeterminação dos povos e a construção de novos estados nacionais homogêneos e solidamente independentes em relação às grandes potências mundiais.
Sobre a história do Uruguai e suas relações com a América Latina, é correto afirmar que:
com sede em Montevidéu, no Uruguai, o parlamento do Mercosul – o Parlasul – é ocupado por representantes dos Estados membros e tem por objetivo fortalecer os processos de integração da região atuando em diferentes áreas de interesse nacionais e internacionais.
com seguidos governos alinhados aos Estados Unidos, o Uruguai, apesar de ter sido um dos poucos países da América do Sul a não contar com uma ditadura militar durante os anos da Guerra Fria, tem sua história marcada por controvérsias devido às violações de direitos humanos, ao uso da tortura e ao desaparecimento de muitos uruguaios naquele período.
desejando anexar novos territórios aos domínios portugueses, D. João VI envia tropas à região conhecida como Banda Oriental e, depois de anos de conflitos, tem como resultado a incorporação da nomeada Província Cisplatina ao Reino Unido de Portugal.
pioneiro entre as antigas colônias espanholas na América do Sul, o Uruguai tornou-se independente e estabeleceu sua república após vencer o exército espanhol na Guerra do Prata (1810-1814).
ao longo da segunda metade do século XIX, o Uruguai manteve uma política externa independente e pacifista com todos os países sul-americanos.
no século XVII, o interesse lusitano pela região do Rio da Prata, somado às disputas com a coroa espanhola, motivou a iniciativa portuguesa de fundar a chamada Colônia do Sacramento, em 1680.