Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFSC 2019/1. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Saladas são, certamente, bons acompanhamentos para uma refeição que contém carne. A preparação de uma salada deve ser precedida pela desinfecção das folhas de vegetais com uma solução de água sanitária. Para isso, deve-se submergir as folhas na solução e lavá-las abundantemente com água após cerca de 15 minutos. Em seguida, prepara-se o molho pela mistura de azeite de oliva com vinagre, sal de cozinha e suco de limão. A mistura deve ser agitada vigorosamente e despejada sobre as folhas. Pronto! Sua salada está pronta para o consumo.
A receita descrita acima contém diversas substâncias químicas, algumas das quais estão representadas no quadro abaixo.
Sobre o assunto e com base nas informações acima, é correto afirmar que:
a água sanitária usada para a desinfecção das folhas de vegetais é uma substância simples que possui como eletrólitos íons sódio e íons cloreto.
o molho para a salada descrito no enunciado constituirá uma mistura homogênea e termodinamicamente estável.
o molho para a salada descrito no enunciado será alcalino, considerando-se os componentes principais de seus ingredientes.
o azeite de oliva formará uma mistura heterogênea com a água residual que se encontra nas folhas da salada.
ao misturar o vinagre com o sal de cozinha, ocorrerá uma reação de neutralização entre moléculas de ácido acético e o cloreto de sódio.
ao misturar o azeite de oliva com o cloreto de sódio e o suco de limão, serão formadas moléculas de proteínas oriundas da reação do tripalmitato de glicerila com o ácido cítrico e o cloreto de sódio.
Para completar uma saborosa refeição com carne e salada, nada como uma salada de maionese com batatas cozidas. O cozimento é usualmente realizado acrescentando-se batatas picadas a uma panela que contém uma solução de água e sal de cozinha em ebulição. Todavia, ao acrescentar sal à água, altera-se sua curva de aquecimento. A figura abaixo ilustra a variação na pressão de vaporem função da temperatura (sem escalas) para a água pura e para a solução de sal de cozinha (cloreto de sódio) em água.
a curva correspondente à solução de sal de cozinha em água é representada pela letra A, ao passo que o comportamento da água pura é representado pela curva B..
a temperatura de ebulição da água utilizada para cozinhar a batata (solução de sal de cozinha em água) será maior do que a temperatura de ebulição da água pura.
o abaixamento da pressão de vapor, a redução do ponto de congelamento, a elevação do ponto de ebulição e a pressão osmótica são propriedades coligativas que independem da concentração do soluto.
a magnitude da variação na pressão de vapor, representada pela letra E, independe da quantidade de sal de cozinha adicionada à água para cozimento.
o ponto C corresponde à pressão de vapor da solução de sal de cozinha em água na temperatura T1.
a quantidade de moléculas em fase gasosa presentes em temperatura ambiente na solução de sal de cozinha é menor a 25 °C do que a 90 °C.
A química dos fogos de artifício
Os fogos de artifício foram descobertos na China há mais de 2.000 anos e de maneira acidental – alquimistas chineses tentavam produzir um elixir mágico e, a partir de uma mistura de mel, enxofre e nitrato de potássio, acabaram por produzir um explosivo que é o precursor da pólvora, utilizada até os tempos atuais. A combustão da pólvora produz energia suficiente para vaporizar e excitar eletronicamente espécies químicas que, instáveis, emitem fótons em diferentes regiões do espectro eletromagnético, produzindo as diferentes cores que hoje conhecemos em um espetáculo com fogos de artifício. A combustão da pólvora pode ser representada, de maneira simplificada, pela reação abaixo:
10KNO3(s) + 8C(s) + 3S(s) → 2K2CO3(s) + 3K2SO4(s) + 6CO2(g) + 5N2(g)
Disponível em: <https://www.compoundchem.com/2013/12/30/the-chemistry-of-fireworks/>. [Adaptado]. Acesso em: 23 set. 2018.
a combustão da pólvora caracteriza um processo exotérmico.
para que ocorra a combustão completa de 202,2 g de nitrato de potássio, são necessários 19,2 g de carbono e 19,3 g de enxofre.
se 10 mol de nitrato de potássio entrarem em combustão em um sistema com excesso de carbono e de enxofre, serão produzidos 264 g de dióxido de carbono e 280 g de nitrogêniogasoso.
na combustão de um mol de nitrato de potássio, serão produzidos 11 mol de produtos gasosos.
na combustão da pólvora, o carbono sofre redução, passando do estado de oxidação zero para -2.
o potássio sofre oxidação no processo de combustão, convertendo-se em carbonato de potássio e em sulfato de potássio.
A amônia é amplamente utilizada na produção de fertilizantes e também é utilizada como precursor para a produção de diversos polímeros. A formação da amônia a partir da reação entre hidrogênio e nitrogênio é uma reação química industrial importante, representada abaixo:
N2(g) + 3H2(g) ⇌ 2NH3(g)
Essa reação (direta) possui um ΔH = -46,2 kJ/mol e é normalmente realizada utilizando-se um excesso de hidrogênio.
a reação direta é endotérmica e a reação inversa é exotérmica.
a remoção de amônia do sistema deslocará o equilíbrio para a direita, no sentido de formação dos produtos.
o aumento da temperatura favorecerá o processo de produção de amônia.
a redução na pressão do sistema deslocará o equilíbrio para a esquerda.
a adição de hidrogênio em excesso ao sistema favorecerá a reação de formação dos reagentes.
a presença de um catalisador reduzirá o tempo necessário para que a reação atinja o equilíbrio.
ao iniciar a reação, sua velocidade é reduzida gradativamente até que seja atingido o equilíbrio e, então, passa a ocorrer a variação nas concentrações de produtos e reagentes.
De acordo com uma pesquisa da BBC sobre mulheres que mudaram o mundo, Marie Sklodowska Curie é a mulher mais influente de todos os tempos. A cientista, ainda durante o seu doutorado, mostrou que a radiação, que ela chamou de radioatividade, era emitida pelo urânio, independentemente do composto em que ele estava. Assim, concluiu que os átomos de urânio eram a fonte de radiação. Posteriormente, junto com seu marido, Pierre, ela mostrou que o tório, o rádio e o polônio também eram radioativos. A cientista francesa nascida na Polônia se tornou a primeira pessoa a ganhar dois prêmios Nobel – um de física e outro de química.
ATKINS, Peter; JONES, Loretta. Princípios de Química. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011, p. 706. Disponível em: <https://www.telegraph.co.uk/news/2018/08/09/no-woman-has-had-bigger-impact-world-history-marie-curie-poll/>. [Adaptado]. Acesso em: 9set. 2018.
a reação entre nitrogênio gasoso e hidrogênio gasoso que resulta na formação de amônia caracteriza uma reação nuclear.
emissões do tipo alfa (α) e beta (β) são associadas a decaimentos radioativos e correspondem a partículas de carga +2 e -1, respectivamente.
a radiação gama (ou raios gama) consiste em fótons de alta energia, ou seja, radiação eletromagnética com comprimentos de onda superiores aos de fótons na região visível.
a fissão nuclear é o processo pelo qual dois núcleos leves são fundidos, formando núcleos mais pesados.
o rádio é um metal alcalino terroso, o polônio é um halogênio e o tório é classificado como metal.
A substância denominada popularmente bisfenol A é utilizada, principalmente, na produção de policarbonato – um polímero que apresenta alta transparência e elevada resistência térmica e mecânica – e de vernizes epóxi. Estudos levantaram dúvidas quanto à segurança associada à presença do bisfenol A em muitos utensílios de policarbonato, especialmente em mamadeiras, considerando fatores como a sua solubilidade em água (60,0 mg por 100 mL, a 25 °C). Por precaução, alguns países, inclusive o Brasil, optaram por proibir a importação e a fabricação de mamadeiras que contenham bisfenol A, tendo em vista a maior exposição e suscetibilidade dos indivíduos usuários desse produto. Essa proibição está vigente desde janeiro de 2012 e foi oficializada por meio da Resolução RDC nº 41/2011.
Disponível em: <http://portal.anvisa.gov.br/alimentos/embalagens/bisfenol-a>. [Adaptado]. Acesso em: 9 set. 2018.
A reação de obtenção do policarbonato é mostrada abaixo:
Sobre o assunto tratado acima, é correto afirmar que:
a molécula de bisfenol A é composta por um átomo de carbono quaternário, quatro átomos de carbono terciários, oito átomos de carbono secundários, dois átomos de carbono primários e oito átomos de hidrogênio.
na molécula de bisfenol A, os grupos -OH estão ligados diretamente aos átomos de carbono da cadeia alifática.
a 25 °C, seria possível solubilizar 30,0 g de bisfenol A em 50 litros de água.
o policarbonato é formado pelas ligações de hidrogênio que ocorrem entre bisfenol A e fosgênio.
o policarbonato é um polímero de condensação formado por reação entre dois tipos de monômeros.
a molécula de fosgênio assume geometria trigonal plana.