Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFSC 2019/2. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Ao longo da história, até em livros de medicina, o clitóris – do grego kleitoris, “pequeno monte” – é pouco mencionado. Porém, na França, onde a educação sexual é obrigatória nas escolas desde a primeira infância, estudantes de todas as faixas etárias têm a oportunidade de conhecer de perto o órgão erétil, o principal órgão do prazer feminino e de anatomia similar à do pênis, através de um modelo tridimensional. O mapeamento recente de suas estruturas através de ressonância magnética foi o que permitiu descobrir que o órgão mede de 9 a 11 cm e que é constituído pela glande, bulbos, cruras e corpo, sendo a primeira estrutura a única parte externa do clitóris.
Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2016/10/1821721-clitoris-3d-ensina-anatomia-em-escolas-e-desmistificapra zer-feminino.shtml. [Adaptado]. Acesso em: 17 mar. 2019.
Com base no texto, na imagem e nos conhecimentos sobre sistema genital feminino, é correto afirmar que:
o clitóris é um órgão erétil feminino, com anatomia similar à do pênis, e assim como este é responsável pela eliminação da urina.
a ocorrência da cistite (infecção da bexiga) é mais comum em mulheres do que em homens devido à localização do clitóris, que possui a maior extensão situada internamente ao sistema urogenital, diferentemente do pênis.
o clitóris é densamente vascularizado e possui muitos receptores sensoriais.
o hormônio gonadotrofina coriônica é responsável por estimular a ereção do clitóris.
assim como o clitóris, a abertura externa da uretra se localiza no interior da vagina.
Com base no quadro e nos conhecimentos sobre divisão celular, é correto afirmar que:
a probabilidade de gerar um gameta com uma alteração cromossômica numérica é maior na situação 2 do que na situação 1.
o resultado de uma não disjunção na meiose é a produção de gametas com falta ou com excesso de cromossomos, não havendo a possibilidade de gerar um gameta normal.
caso ocorresse a não disjunção das cromátides nos dois cromossomos durante uma mitose, formar-se-iam duas células, uma com a mesma quantidade de cromossomos do zigoto A2 e a outra com a mesma quantidade de cromossomos do zigoto B2.
na espécie humana, todas as alterações cromossômicas numéricas são compatíveis com a vida.
as alterações cromossômicas numéricas representadas no quadro são classificadas como aneuploidias.
o resultado de uma não disjunção das cromátides na mitose é a produção de duas células, uma com falta e a outra com excesso de cromossomos.
Caso ocorresse a não disjunção cromossômica, na meiose II, em 43 células P2, qual a quantidade de gametas que apresentariam nulissomia? Transcreva a resposta obtida para o cartão-resposta.
43.
A doença do indivíduo afetado tem uma herança ligada ao sexo, mas não se conhece se é dominante ou recessiva.
Qual a probabilidade em percentual de o indivíduo II-3 ser afetado? Transcreva para o cartão-resposta o valor obtido, sem considerar a parte decimal.
83.
Considerando o heredograma, é correto afirmar que:
certamente o indivíduo II-3 será afetado.
os indivíduos I-1 e I-2 podem ser heterozigotos.
todos os filhos do casal podem ser afetados.
todos os filhos do casal podem ser normais (sem a doença).
os indivíduos II-1 e II-2 podem ser afetados.
a probabilidade de o indivíduo II-1 ser afetado é menor do que 50%.
As bactérias possuem uma grande diversidade e complexidade metabólica, apesar da sua simplicidade estrutural. Entre as menores destacam-se aquelas que possuem as seguintes particularidades:
• Bactérias dos grupos das riquétsias e das clamídias: constituídas por células procariontes incompletas que não têm a capacidade de autoduplicação sem a participação de outras células.
• Bactérias micoplasmas: não possuem parede extracelular e, por isso, são pleomórficas, ou seja, têm forma variável.
Sobre células procariontes, é correto afirmar que:
as riquétsias, as clamídias e os micoplasmas possuem membrana semipermeável.
nas bactérias que possuem forma definida, como as bactérias esféricas, a parede extracelular mantém o seu formato pleomórfico.
entre as doenças causadas por células procariontes, pode-se citar: tuberculose, filariose, amebíase e difteria.
tanto nas células procariontes quanto nas células eucariontes, o ciclo de Krebs ocorre no interior das mitocôndrias.
bacteriófagos são células procariontes completas, ou seja, que têm a capacidade de autoduplicação sem a participação de outras células.
o citoplasma das células procariontes é subdividido em vários compartimentos de membrana que executam funções especializadas, o que justifica a diversidade e a complexidade metabólica das bactérias.
pode-se encontrar na natureza uma diversidade de células procariontes com diferentes atividades metabólicas como, por exemplo, as anaeróbicas, as aeróbicas, as quimiotróficas, as termofílicas e as fotossintéticas.
O esquema abaixo representa a secreção e a circulação êntero-hepática dos sais biliares em cinco etapas, indicadas por números.
Sobre as etapas indicadas no esquema e os assuntos relacionados, é correto afirmar que:
a vesícula biliar sintetiza e secreta os componentes da bile (etapas 1 e 2).
a colecistocinina estimula a contração da vesícula biliar e a expulsão da bile para o duodeno.
as microvilosidades presentes no epitélio intestinal participam da etapa 4.
no sistema digestório, ocorre apenas a participação de secreções de glândulas exócrinas.
pacientes que retiraram a vesícula biliar devem ser submetidos a uma dieta rica em lipídios e fibras.
o vaso sanguíneo presente na etapa 5 conecta o trato digestório ao fígado e é chamado de artéria porta hepática.
a bile é uma enzima que contribui para a emulsificação e a digestão dos lipídios da dieta.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre ecologia, é correto afirmar que:
os caranguejos estão no topo de todas as cadeias alimentares nos manguezais, configurando um dos grupos mais característicos desse ecossistema.
o peixe-boi (Trichechus manatus manatus) é classificado como consumidor secundário, por isso pertence ao segundo nível trófico nas cadeias alimentares das quais participa.
algumas espécies de cavalos-marinhos presentes em manguezais podem ser consideradas como bioindicadores da qualidade da água.
todo o ecossistema de determinado manguezal pode ser comprometido pelo manejo inadequado da extração do tanino.
os manguezais são constituídos pela comunidade endêmica e por fatores abióticos, sem a presença de espécies oportunistas.
considerando um manguezal composto apenas por uma espécie de caranguejo (Ucides cordatus) no substrato e uma espécie de bivalve (Mytella falcata) fixada em árvores do mangue-vermelho (Rhizophora mangle), há nesse manguezal duas populações e uma comunidade.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre anatomia e fisiologia animal, é correto afirmar que:
no cavalo-marinho (Hippocampus reidi) encontram-se quatro cavidades cardíacas (dois átrios e dois ventrículos) e no peixe-boi (Trichechus manatus manatus), apenas duas cavidades cardíacas (um átrio e um ventrículo).
entre os animais citados no texto que possuem o sistema circulatório aberto estão os moluscos, os crustáceos e os peixes, pois são animais de ambiente aquático.
pode-se citar como características comuns entre caranguejos e gastrópodes: presença de concha, rádula (língua raladora) e sifões inalantes e exalantes.
todos os animais citados no texto são triblásticos e celomados.
bivalves, poliquetas e cracas são moluscos que retiram da água partículas alimentares em suspensão.
os caranguejos e os camarões são artrópodes; nesse filo encontram-se também siris, lagostas, insetos, aranhas, escorpiões, piolhos-de-cobra e lacraias.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre botânica, é correto afirmar que:
a morte das raízes provocada pela formação do Anel de Malpighi é causada pela interrupção da seiva bruta que é formada por compostos orgânicos produzidos pela fotossíntese.
a retirada da casca para a extração do tanino altera a composição do cerne do caule, onde se localizam os vasos lenhosos ativos, como xilema e floema.
o tanino é produzido e armazenado no câmbio vascular do tronco do mangue-vermelho (Rhizophora mangle).
a retirada de todo o perímetro da casca para a extração do tanino não causa prejuízo para a árvore, pois a casca é constituída por células mortas ricas em ligninas.
a remoção de no máximo 50% do perímetro da casca não provoca a mortalidade da árvore por manter a distribuição dos compostos orgânicos produzidos pela fotossíntese para as células das raízes.