Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFSC 2019/2. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Santa Catarina é um estado com uma paisagem geográfica diversificada. A figura abaixo mostra a divisão geográfica segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Sobre o estado catarinense e com base nas informações acima, é correto afirmar que:
às regiões 4, 5, 6 e à parte leste da região 2 corresponde a porção de Santa Catarina com os rios da vertente do Atlântico onde se destacam as bacias hidrográficas do Tubarão e do Araranguá pela abrangência e importância econômica.
o número 1 indica o Oeste catarinense, a região mais dinâmica e diversificada, concentradora dos berçários de tecnologia da informação, apesar de apresentar um setor primário sem expressão regional e estadual.
a região Serrana catarinense, apontada pelo número 3, é área de florestas ocupadas pela pecuária, que em fins do século XVII deu origem aos minifúndios pastoris que perduram até os dias atuais.
as regiões 1, 3 e 5 são as de maior população absoluta do estado e onde se concentram as indústrias do setor cerâmico e de informática, cuja matéria-prima é o conhecimento.
a diferença altimétrica entre o Litoral e o Planalto é em grande parte responsável pelo fato de Santa Catarina não apresentar até hoje um centro articulador do seu território; Florianópolis, mesmo sendo a capital, não desempenha esse papel.
o clima subtropical, com chuvas distribuídas ao longo do ano e com verões quentes, abarca todas as mesorregiões de Santa Catarina e resulta da atuação das massas de ar Tropical atlântica e Tropical continental.
o vale do Itajaí, assinalado com o número 4, a exemplo de outros lugares, apresenta uma paisagem geográfica sujeita a desastres naturais que têm origem na configuração do relevo e no descontrole da ocupação urbana, entre outros fatores.
Leia os textos abaixo.
Com base nos textos acima e nos conhecimentos a respeito da mineração no Brasil, é correto afirmar que:
o autor do primeiro texto mostra que a extração mineradora é reconhecidamente devastadora, não sustentável e levada pelo desejo cego do uso e pelo abandono quando o estoque se esgota.
o texto 3 refere-se ao Quadrilátero Ferrífero, importante região mineradora do Brasil no século XX, hoje uma área decadente, que obrigou o deslocamento da exploração do ferro para a serra de Carajás, no Pará.
em “Confidências do Itabirano”, no verso “Itabira é apenas uma fotografia na parede”, Drummond quer dizer que do rastro da devastação efetuada pela mineração sobraram as lembranças de outros tempos.
as catástrofes socioambientais de Mariana e de Brumadinho, ocorridas respectivamente em novembro de 2015 e em janeiro de 2019, são fatos ligados à mineração da Vale do Rio Doce, empresa majoritariamente federal.
o Quadrilátero Ferrífero é uma região de Minas Gerais onde as estruturas geológicas são desprovidas de outras jazidas minerais, sendo o ferro o grande responsável pelas alterações da paisagem geográfica daquele estado.
a Companhia Vale do Rio Doce, criada por Getúlio Vargas durante a Segunda Guerra Mundial, passou a ser controlada pelo capital financeiro internacional em 1997 e tornou-se desde então uma empresa engajada com as questões sociais e ambientais.
entre os problemas advindos da mineração estão a poluição do lençol freático e do solo, a perda de biodiversidade e o acúmulo de rejeitos potencialmente perigosos e de resíduos prejudiciais à saúde.
Sobre o BREXIT, a União Europeia e a formação de blocos econômicos, é correto afirmar que:
no começo da década de 1990, autoridades europeias reuniram-se a fim de atualizar o Tratado de Roma; dali surgiu o Tratado de Maastricht, que deu origem oficialmente ao que hoje é conhecido como União Europeia.
a introdução do euro em 2002, novo capítulo na história da integração europeia, visava facilitar a circulação de capitais dentro do bloco; mesmo sendo membro, o Reino Unido decidiu não adotar a moeda.
os contrastes que existiam no interior da União Europeia e no interior dos países que a integram desapareceram com a criação do bloco econômico.
o BREXIT é o processo de saída do Reino Unido da União Europeia e deveria ter sido formalizado em março de 2019. Esse processo implica uma reestruturação política e econômica, pois o afastamento do bloco europeu trará uma nova realidade para a Inglaterra, o País de Gales, a Irlanda do Norte e a Escócia.
blocos econômicos como a União Europeia são associações de países que estabelecem relações comerciais entre si, sem alíquotas de importação e sem barreiras alfandegárias, por meio de acordos e normas. Os blocos existentes no mundo atualmente apresentam estas etapas consolidadas: Zona de Preferência Tarifária; Zona de Livre Comércio; União Aduaneira; Mercado Comum; e União Econômica e Monetária.
o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA) ainda vigora e é um bloco econômico composto por Estados Unidos, Canadá e México, o qual prevê a livre circulação de mercadorias e também de pessoas, principalmente desde o governo Donald Trump.
os países culturalmente identificados como latinos projetam a constituição de um Bloco Econômico, formado pelo México e por países da América Central e da América do Sul, para fazer contraposição à hegemonia estadunidense no continente e criar novas alianças estratégicas com países da bacia do Pacífico.
Sobre atualidades, é correto afirmar que:
o movimento Fridays for Future (sextas-feiras pelo futuro), uma iniciativa de estudantes de várias cidades do mundo, inclusive do Brasil, destaca-se pelo movimento de jovens que querem medidas mais efetivas no combate às mudanças climáticas.
o uso consciente ou mais sustentável do plástico é urgente: o caso da baleia encontrada morta, em março de 2019, com 40 kg de sacolas plásticas no estômago e a pequena reciclagem do plástico no Brasil, que é o quarto maior produtor mundial, mostram o descaso daqueles que continuam tratando os cursos d’água e os oceanos como lixeiras.
o setor de Tecnologia da Informação da Índia, um dos países subdesenvolvidos industrializados, é relevante, fato que o coloca na posição de país com a melhor qualidade de vida da Ásia.
a expressão “coletes amarelos” denomina um movimento surgido na França em 2018, dirigido pelos sindicatos tradicionais, com a mesma dimensão do movimento que ocorreu em Maio de 1968, marcado por ondas de protestos estudantis e de operários.
o Brasil, um dos maiores usuários de agrotóxicos, apresentou o Projeto de Lei 6299/02, conhecido como “PL do Veneno”, com o objetivo de incentivar a agricultura orgânica, fortalecendo as regras sobre uso, controle, registro e fiscalização de agrotóxicos.
o espaço do saber, como por exemplo os tecnopolos, se manifesta diferentemente nos territórios, da mesma forma como ocorre com o desenvolvimento socioeconômico; no meio virtual, porém, essa desigualdade não se manifesta entre as classes sociais.
a situação de destruição no sudeste da África foi provocada pelo ciclone Idai e pelas enchentes ocorridos em março deste ano, eventos climáticos considerados como dos piores desastres relacionados ao clima já registrados no hemisfério Sul.
Sobre o mito da caverna no livro A República, de Platão, é correto afirmar que ele:
explica por que as pessoas em geral não conhecem a verdade.
representa uma concepção elitista da sabedoria, ao sugerir que não deve ser difundida.
simboliza a capacidade humana de forjar fantasias.
exalta o poder dos sentidos humanos para o conhecimento do mundo.16.indica que os homens não devem conformar-se com meras opiniões sobre as coisas.
admite que não é difícil superar as noções tradicionais sobre o mundo.
sugere que o sábio é geralmente incompreendido.
Na obra Meditações Metafísicas, Descartes tece considerações sobre um pedaço de cera. Sobre esse tema, é correto afirmar que:
a análise da cera contradiz a dúvida metódica.
a cera é conhecida pelo poder da imaginação.
somente através do pensamento podemos obter conhecimento da essência da cera.
nossos sentidos não são uma fonte segura de conhecimento.
a análise da cera reforça a certeza de Descartes sobre sua própria mente.
a análise permite-nos concluir que a matéria é a essência dos corpos.
Descartes escolhe a cera para mostrar o poder do tato no conhecimento do mundo.
A imagem que segue foi publicada com uma reportagem da qual constavam os seguintes trechos:
“Em 1937, já fazia 132 anos que as duas escolas particulares mais célebres da Inglaterra, Eton e Harrow, vinham disputando jogos anuais de críquete, a modalidade de esporte coletivo com bola mais antiga e duradoura do mundo […]”
“Quanto aos próprios alunos [...], cabia-lhes apresentar-se de acordo com a norma de formalidade máxima exigida para a ocasião. Com pequenas variações de estilo [...] os estudantes das duas escolas envergavam a indumentária que em algum momento do século XIX tinha se transformado no uniforme do gentleman inglês: cartola, casaca, colete de seda e bengala [...]”
“Hoje, o traje exigido para o público é descrito como smart casual [esporte fino]. E, se um fotógrafo desejasse recriar a foto […] talvez flagrasse cinco meninos vestidos praticamente da mesma maneira – jeans e camisetas de grife –, produzindo uma impressão superficial de igualdade. Mas esta fotografia mentiria ainda mais que a do passado.”
“Retrato às avessas”, Revista Piauí, Edição 44, maio 2010, Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/materia/retrato-as-avessas. [Adaptado]. Acesso em: 9 maio 2019.
Considerando a fotografia e os trechos da reportagem, é correto afirmar que:
os jovens fotografados pertencem a universos sociais distintos, simbolizados pela frequência ou não a uma escola particular.
os trajes formais envergados por alguns dos jovens retratados são descritos como mecanismos utilizados por certas classes sociais para simbolizar sua distinção social e seu apego às tradições.
os processos de dominação também se realizariam por meio de dispositivos simbólicos, que permitiriam às classes dominantes afirmarem seu lugar no mundo social por meio de práticas, gostos e estilos de vida.
o pertencimento a classes sociais distintas é amenizado pelo fato de que todos os jovens se encontram em um mesmo espaço de sociabilidade, o jogo de críquete.
as formas de distinção social podem se realizar por diferentes meios, sendo atualmente a distinção econômica o menos relevante no contexto das sociedades modernas.
no tempo decorrido desde a fotografia (1937), o acesso a bens de consumo serve como um contraponto aos sinais explícitos de distinção e valorização da tradição, mas não à estratificação e às desigualdades de classe.
O antigo combate ao comunismo parece ter se convertido, na última década, em luta contra a esquerda latino-americana, algumas vezes identificada como chavezcastrismo em uma referência que une Cuba e Venezuela como contraexemplos a serem evitados. Se João Paulo II chegou ao papado no contexto de luta contra o comunismo na Europa, a renúncia de Bento XVI e a eleição de Francisco sugerem que a Igreja Católica considera que o eixo de enfrentamento mudou para a América Latina. Seu inimigo atual seria a “ideologia de gênero” e, ainda que a grande maioria dos governos de esquerda latino-americanos, mesmo aqueles chefiados por mulheres, não tenham aprovado o aborto ou logrado eliminar a desigualdade entre homens e mulheres, foi durante seu exercício – mesmo se não em decorrência deles – que o matrimônio entre pessoas do mesmo sexo foi legalizado.
MISKOLCI, Richard; CAMPANA, Maximiliano. “Ideologia de gênero”: notas para a genealogia de um pânico moral contemporâneo. Revista Sociedade e Estado, v. 32, n. 3, p. 725-747, set./dez. 2017.
Considerando o trecho acima, é correto afirmar que:
no mundo contemporâneo, o ataque ao comunismo permanece como principal bandeira de luta dos grupos de direita, considerando que esse é um perigo real no atual contexto.
os direitos sexuais e reprodutivos estão plenamente garantidos nos países latino-americanos, de tal modo que ocorreu um esvaziamento das pautas políticas dos movimentos LGBTQ+, feministas etc.
a eleição de mulheres para o mais alto cargo do executivo em países latino-americanos realizou-se sem grandes controvérsias, uma vez que a igualdade de gênero é garantida pelas constituições desses países, assegurando uma real igualdade entre homens e mulheres também no campo político.
o debate sobre “ideologia de gênero” se tornou uma pauta relevante nas discussões públicas no Brasil, sendo reforçada por movimentos como o “Escola sem partido”, que passam a reivindicar a exclusão dessa suposta ideologia no espaço escolar.
“gênero” é uma categoria científica, sobre a qual existe uma discussão extensa no campo das ciências humanas e sociais, que apontam para a construção social do gênero em diferentes contextos sociais e culturais.
os governos de esquerda na América Latina ao longo dos primeiros anos do século XXI promoveram profundas mudanças políticas no campo dos direitos reprodutivos e sexuais, superando as desigualdades entre homens e mulheres nas relações de trabalho, por exemplo.
Texto 1
As telecomunicações avançaram de forma vertiginosa e hoje interligam o mundo por meio de satélites, telefones fixos e móveis (celulares), redes de televisão, agências de notícias etc. A Internet, a partir dos anos de 1980 passou a conectar o mundo todo numa rede de computadores. Informações, produtos são vendidos, pessoas entram em contato.
MOREIRA, João Carlos; SENE, Eustáquio de. Geografia para o ensino médio: geografia geral e do Brasil: volume único. São Paulo: Scipione, 2002. p. 279.
Texto 2
Rede mundial de computadores faz 30 anos e Google comemora com Doodle
O engenheiro britânico Tim Berners-Lee inventou o embrião da World Wide Webbpara ajudar cientistas a compartilhar informações
A rede mundial de computadores celebra o aniversário de 30 anos nesta terça-feira (12) e o Google lançou um Doodle para comemorar. A World Wide Web (WWW) foi criada por Tim Berners-Lee em 12 de março de 1989. Naquela data, o engenheiro britânico criava o método pelo qual seria possível obter acesso público à Internet, tecnologia que havia sido desenvolvida nos anos de 1960 por militares dos EUA.
Disponível em: https://www.techtudo.com.br/noticias/2019/03/rede-mundial-de-computadores-faz-30-anos-e-google-comemora-com-dood le.html. Acesso em: 8 maio 2019.
A Revolução Técnico-Científico-Informacional, desde o seu início, proporcionou mudanças profundas na realidade contemporânea. Considerando os avanços científicos e tecnológicos ao longo da história, geradores das mudanças nos meios de comunicação e informação, é correto afirmar que:
a robótica, a informação, as telecomunicações e a biotecnologia são ramos industriais e de serviços que apresentaram crescimento acelerado a partir das últimas décadas do século XX, pois o uso de computadores generalizou-se em muitos setores da sociedade, principalmente com o avanço da Internet.
os avanços técnico-científicos proporcionados pela Revolução Técnico-Científico-Informacional difundiram de forma igualitária o acesso à Internet entre os países e suas regiões, sendo que os recursos minerais disponíveis e complementares em cada país foram fundamentais nesse processo.
a globalização, fase mais recente da expansão capitalista, é fruto do atual período técnico-científico-informacional, com importante papel da web nesse processo, que faz o espaço geográfico mundial conectar-se a uma rede de fluxos de informação e comunicação, comandada de centros de poderes econômicos e políticos.
no século XV, a revolução da imprensa, conduzida pelo alemão Johannes Gutenberg, contribuiu intensamente para a difusão do conhecimento produzido pelos renascentistas, pois a utilização dos tipos móveis possibilitou a ampliação do acesso aos livros na Europa.
após a Segunda Guerra Mundial, o rádio surgiu como novidade nos meios de comunicação no Brasil; entretanto, apesar de seu potencial político-informativo, sua finalidade era restrita à música e ao entretenimento.
a consolidação da web como principal meio de comunicação contemporâneo deve ser entendida como um momento em que o acesso à informação possuiu cada vez mais credibilidade e garantia de imparcialidade na difusão do conhecimento.
[...] embora (Durkheim) esteja correto ao afirmar que os projetos socialistas compartilham da intenção de submeter as atividades econômicas ao controle da sociedade como um todo, ele deixa de lado as razões normativas subjacentes a essa intenção. Os primeiros socialistas exigiam que a esfera econômica fosse submetida às diretivas sociais [...] não só para assegurar uma distribuição mais justa de recursos por meio de uma nova ordem econômica, mas também para assegurar que a produção servisse o propósito moral de retirar da liberdade proclamada pela Revolução Francesa seu caráter meramente privado e egoísta. Ao invés disso, a liberdade deveria ser entendida como uma forma de cooperação livre, para se ajustar, assim, à promessa revolucionária da fraternidade. Visto dessa perspectiva, o movimento socialista tem se baseado numa crítica imanente da ordem capitalista moderna; ele aceita as bases normativas dessa ordem – liberdade, igualdade e fraternidade – mas argumenta que esses valores só são compatíveis entre si se a liberdade for interpretada de maneira menos individualista e mais intersubjetiva.
HONNETH, Axel. The idea of socialis. Cambridge: Polity Press, 2017, p. 13.
Com base no texto acima, é correto afirmar que:
os ideais da Revolução Francesa – liberdade, igualdade, fraternidade – jamais podem ser aplicados ao projeto socialista.
a noção de liberdade é incompatível com a noção do socialismo.
os projetos socialistas defendem uma interpretação menos individualista e mais intersubjetiva da noção de liberdade.
os projetos socialistas defendem que as atividades econômicas em geral estejam submetidas ao controle da sociedade.
a ideia de liberdade do autor deve estar associada à noção de cooperação entre os indivíduos, a fim de realizar o ideal da fraternidade.
os primeiros socialistas aceitavam a ideia de liberdade mas não aceitavam a ideia de fraternidade.
os primeiros socialistas defendiam que uma nova ordem econômica asseguraria a distribuição mais justa de recursos.