Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular Unespar 2015. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Em nosso cotidiano, ao nos relacionarmos com as outras pessoas, exprimimos, por meio de ações, palavras e sentimentos uma série de elementos ideológicos. Como vivemos em uma sociedade capitalista, a lógica que a estrutura, a da mercadoria, permeia todas as nossas relações, sejam elas econômicas, políticas, sociais ou sentimentais. Podemos dizer que há um modo capitalista de viver, de sentir e de pensar. TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2010, p. 179.
Assinale a alternativa correta:
Elementos ideológicos são manifestações culturais de determinados povos;
A relação cotidiana é sempre uma relação ideológica, ou seja, motivada por sentimentos de interesse e de disputa.
Elementos ideológicos são manifestações que se traduzem nos interesses hegemônicos de um grupo dominante.
Não existem elementos ideológicos, mas relações ideológicas de natureza capitalista.
Nenhuma das alternativas.
Assinale a alternativa incorreta:
Mercadoria não pode se denominar como a capacidade de viver, de sentir e de pensar no cotidiano;
Mercadoria é o objeto externo, fabricado e com duplo valor, a saber, valor de uso e valor de troca.
Mercadoria é objeto externo de duplo valor, a saber, valor de troca e valor de uso, mas que tem função objetiva, ou seja, satisfazer a necessidade básica do indivíduo;
Mercadoria é objeto externo de duplo valor, a saber, valor de troca e valor de uso e também de dupla função, isto é, objetiva e subjetiva. A primeira, necessidade básica e, segunda, subjetiva, quer dizer, satisfaz a fantasia do indivíduo;
De repente a multidão tornou-se visível, instalou-se nos lugares preferenciais da sociedade. Antes, se existia, passava despercebida, ocupava o fundo do cenário social; agora antecipou-se às baterias, tornou-se o personagem principal. Já não há protagonistas: só há coro. ORTEGA Y GASSET, José. A Rebelião das Massas. São Paulo: Martins Fontes. 1987, p.43.
José Ortega y Gasset (1883-1955), pensador espanhol, denuncia, na obra A Rebelião das Massas, o fenômeno massa. Dessa forma, a partir do enunciado acima, assinale a alternativa correta:
O fenômeno massa corresponde com o conjunto de trabalhadores que, na teoria marxista, recebe o nome de Proletariado;
Massa é o conjunto de indivíduo que não pensa por si só, que não se angustia com os problemas circunstanciais e por isso, independe da classe social em que se encontra, é denominada de massa;
Massa pode ser denominada de classe social despossuída de capital econômico;
Massa é sinônimo de movimento social, que se articula por meio de lideranças sociais e políticas na sociedade contemporânea;
Por outro lado, os homens não tiram prazer algum da companhia uns dos outros (e sim, pelo contrário, um enorme desprazer), quando não existe um poder capaz de manter a todos em respeito. HOBBES, Thomas. O Leviatã. São Paulo: Abril Cultural. Coleção Os Pensadores. 1973, p. 78.
Thomas Hobbes (1588-1679), filósofo Inglês, defende o contrato como alternativa política para um Estado forte e eficaz. Dessa maneira, a partir da assertiva acima, marque a alternativa correta:
A assertiva reflete o caráter bondoso do homem em seu estado de natureza;
A assertiva busca reafirmar, semelhante a filosofia aristotélica, a natureza política do homem em seu estado de natureza.
A assertiva faz uma radical oposição ao pensamento aristotélico, a saber, o homem é um animal político.
A teoria hobbesiana de política é articulada com vistas ao fortalecimento do estado de natureza.
Enumere a segunda coluna a partir dos seus respectivos autores, ou seja, da primeira coluna. Posteriormente, marque a sequência correta:
1. Karl Marx 2. Max Weber 3. Êmille Durkheim 4. Auguste Comte
( ) Curso de Filosofia Positiva
( ) As Formas Elementares da Vida Religiosa
( ) Lições de Sociologia
( ) Apelo aos conservadores
4, 2, 3, 1;
4, 2, 1, 3;
4, 3, 3, 4;
4, 4, 3, 2;
Nenhuma das Alternativas.
Marx, Durkheim e Weber, os três autores clássicos da sociologia, tiveram, cada um a seu modo, uma vida política intensa e fizeram reflexões importantes sobre o Estado e a democracia de seu tempo. TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2010, p. 179.
É sabido que cada autor clássico da sociologia, apontado no texto acima, buscou um objeto para que pudesse, com seu método, observar a realidade social. Nesse sentido, enumere a segunda coluna a partir da primeira e, posteriormente, marque a alternativa correta:
1) Karl Marx ( ) Fatos Sociais 2) Êmille Durkheim ( ) Classes Sociais 3) Max weber ( ) Ação Social
1, 2, 3;
1, 3, 2;
2, 3, 1;
2, 1, 3;
As gravuras talhadas em madeira (imburana, cedro ou pinho) possibilitaram aos artistas populares o domínio de todo o processo de edição dos folhetos. Os desenhos acompanham o conteúdo do folheto. A simplicidade das formas, as cores chapadas, a presença de motivos, paisagens e personagens nordestinas, transportam os leitores para o mundo da fantasia, imprimindo aos reis e rainhas, criaturas fantásticas e sobrenaturais, características que se aproximam do universo de experiências dos leitores. MARINHO, Ana Cristina; PINHEIRO, Hélder. O Cordel no cotidiano escolar. São Paulo: Cortez. 2012, 47-47.
De acordo com a Xilogravura, isto é, gravura talhada em madeira assinale a alternativa correta:
Esta arte, o cordel, não se configura como literatura, pois trata-se de uma manifestação oral;
O Cordel, arte em xilogravura, não se configura como expressão literária;
A arte da xilogravura antecipa a escrita literária e, ainda, faz parte do conjunto que se denomina de literatura de cordel;
A arte pode ser encantadora, faz parte da cultura popular nordestina, mas não se reconhece como arte literária;
Sabemos por definição que “Calor é a energia térmica que se transfere entre corpos em temperaturas diferentes”. Sabemos também que existem três formas de ocorrer essa troca de energia: condução, convecção e irradiação. Com relação a isto, julgue os itens a seguir em (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas, depois assinale a alternativa que traz a sequência correta:
( ) Na irradiação, para que a energia térmica se propague é necessário existir um meio material. ( ) A condução acontece quando a troca de energia térmica é feita sem a presença de um meio material. ( ) A convecção é o processo de transmissão de calor em que a energia térmica se propaga em meios fluidos (líquidos e gases) através de correntes de convecção, ex: as brisas litorâneas. ( ) A forma como ocorre a refrigeração de uma geladeira é um exemplo de condução. ( ) Sentimos o calor do Sol devido as radiações eletromagnéticas que ele emite e que atravessam o vácuo existente entre o Sol e a Terra, isto é um exemplo de Irradiação.
F V F F V;
F F V F V;
V F V F V;
F F V V V;
V V F V F.
Quando submetido a uma tensão de 220 V, um aparelho resistivo consome uma potência de 80 W. Assinale a opção que contém a corrente elétrica do aparelho e a energia elétrica (em kWh) consumida em 5h, respectivamente:
i=0,36 A; T=4 kWh;
i=36A; T=0,4 kWh;
i=3,6 A; T=40 kWh;
i=0,36 A; T=0,4 kWh;
T=0,4 kWh; i=0,36 A.
Considere duas cargas puntiformes com quantidade de carga iguais a q1=+2x10-6C e q2 = -6x10-4C, separadas por uma distância de 2 metros. Qual alternativa apresenta a Força Elétrica que estas partículas exerceriam entre si?
Dados: as cargas estão no vácuo e a constante Kvácuo = 9,0 x 109 N.m2/C2.
Felétrica = 2,7 N;
Felétrica = 27 N;
Felétrica = 2,7 X 102 N;
Felétrica = 2,7 X 10-2 N;
Felétrica = 2,7 X 10-3 N.