Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular Unespar 2015. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Umas das primeiras transformações de pensamento que surgiu na Grécia Antiga foi a distinção entre cosmogonias e cosmologias. A primeira vinculada ao pensamento homérico e hesiodiano e a segunda levada a cabo pelos chamados Pré-Socráticos. Sobre os Pré-Socráticos é correto afirmar:
Tales de Mileto a partir de suas viagens até o Egito observou a importância da água para o desenvolvimento de todas as coisas visíveis. Um corpo vivo possui água enquanto um corpo morto desidrata. Contudo, sua força argumentativa ficou na observação de que a água passaria por três estados (líquido, sólido, gasoso) mantendo sua essência intacta. Daí um dos porquês de Tales considerar a água como o princípio de todas as coisas;
Pitágoras de Samon propôs uma das mais cobiçadas ideias da filosofia antiga: o mundo seria composto pelo absoluto desordenamento e falta de proporções entre as coisas. Desse modo, surge a doutrina que explica a origem do Mundo através do Caos;
Demócrito, o atomista, percebeu que as discussões de seus antecedentes estavam presas aos elementos do visível. Daí propor como objeto de estudo as coisas imateriais e espirituais como explicação da origem de todas as coisas. Cunha então o termo “átomo” que nada mais é do que “feito por divindades”;
Heráclito de Éfeso desenvolve sua filosofia baseando-se nas discussões de que todas as coisas que pudessem ser pensadas e expressas pela linguagem deveria existir. Assim, cunha um dos mais famosos pensamentos da Antiguidade: “o ser é; o não-ser não é”, afirmando sobre a impossibilidade de algo não existir;
Parmênides de Eléia desenvolveu suas ideias através das observações do mundo sensível. Assim, descobriu que ora algumas coisas são, ora as mesmas coisas se mostram diferentes. A importância de suas ideias é marcada pela absoluta desconfiança com o mundo dos sentidos, pois tudo mudaria sem deixar marcas de continuidade.
Um dos textos mais importantes da história da filosofia que trata do tema da moral e da ética é a Ética a Nicômaco, de Aristóteles. Nesta obra, o pensador analisa a natureza e o caráter das ações humanas e, ao final, sugere que há um bem supremo, que é a finalidade última das ações humanas. Este bem supremo é:
A virtude;
A justiça;
A felicidade;
A liberdade;
O meio termo.
Uma das conquistas mais importantes para o desenvolvimento da ciência moderna foi o estabelecimento do método científico, para o qual muitos filósofos contribuíram. Um deles, René Descartes, dedicou sua obra Meditações metafísicas a construir um método científico rigoroso e seguro, que permitiu o avanço de muitas áreas da ciência. Assinale a opção que indica dois dos elementos dessa obra que são fundamentais para se compreender a proposta do filósofo.
A hipótese do sonho e a do deus enganador;
A dúvida metódica e o empirismo;
A dúvida metódica e a infalibilidade dos sentidos.
O argumento da cera e o argumento do sol;
A hipótese do deus enganador e a do deus perfeito.
Leia o fragmento abaixo, da canção “Bienal”, de Zeca Baleiro.
“Desmaterializando a obra de arte do fim do milênio Faço um quadro com moléculas de hidrogênio Fios de pentelho de um velho armênio Cuspe de mosca, pão dormido, asa de barata torta Meu conceito parece, à primeira vista, Um barrococó figurativo neo-expressionista Com pitadas de arte nouveau pós-surrealista calcado da revalorização da natureza morta”.
A letra sugere uma série de questões que se pode levantar sobre a criação artística e sobre o processo da elaboração de uma obra de arte. Além disso, indica de forma bem humorada a dificuldade que encontramos hoje para emitir uma opinião, julgar ou mesmo fazer uma crítica das obras de arte das últimas décadas. Segundo Adorno e Horkheimer, esse fenômeno poderia ser entendido a partir do processo de industrialização da cultura, que tem como um dos pontos fundamentais a:
Diferença entre alta cultura e baixa cultura;
A explosão de manifestações culturais de baixa qualidade;
O advento de novas tecnologias como o cinema e a fotografia;
A ausência de gênios artísticos no último século;
A transformação da obra de arte em mercadoria.
Immanuel Kant, um dos pensadores mais influentes do século XVIII, nos deixou três obras que conhecemos como as obras críticas: a Crítica da razão pura, a Crítica da razão prática e a Crítica da faculdade do juízo. Com essas obras ele se estabeleceu como um marco para o pensamento moderno, pois buscou resolver um conflito entres duas vertentes sempre constantes na história da filosofia: de um lado os filósofos racionalistas, e de outro, os empiristas. Para resolver o antagonismo entre esses dois lados, Kant desenvolveu sua filosofia crítica, também conhecida como:
Filosofia analítica;
Filosofia transcendental;
Filosofia dialética;
Filosofia imanente;
Filosofia da desconstrução.
Platão, em sua obra, A República, fala de uma ética teleológica, isto é, uma ética cujo princípio não é o que realmente se faz, mas o que se deveria fazer. Esta postura de Platão está baseada naquilo que ficou conhecido como Teoria das Ideais, sobre a qual é correto afirmar que:
É a teoria em que Platão, através da imagem da expulsão dos poetas da República, define que devemos nos concentrar no mundo sensível, para conhecer corretamente a realidade;
É a teoria em que Platão separa o conhecimento em dois tipos: o estético e moral;
É a teoria em que Platão define o conhecimento como uma passagem a uma intuição intelectual totalmente diferente do conhecimento dado no mundo sensível;
É a teoria em que Platão define as Ideias como entidades imateriais inacessíveis ao intelecto humano;
É a teoria atribuída a Platão erroneamente, pela tradição Cristã, na Idade Média, uma vez que Platão nunca pensou as ideias como entidades com existência real.
Em O Existencialismo é um humanismo, Jean-Paul Sartre coloca que o ser humano não é passível de uma definição, e que, dentro desta perspectiva, nada lhe pode ser, a priori, proibido. Sobre a perspectiva sartreana da liberdade, é correto dizer:
A liberdade e a responsabilidade estão intrinsecamente unidas, uma vez que nada do que o homem faz pode ser responsabilidade do destino ou de algum ser superior;
O homem age sempre no desespero existencial, portanto, nada do que faz é responsabilidade sua.
O existencialismo, ateu por natureza, é uma teoria aética, uma vez que segundo ela, não é possível proibir nada;
A responsabilidade do homem está restrita à sua responsabilidade individual, não podendo influenciar efetivamente sobre o mal-estar da sociedade;
Sartre acredita que a existência precede a essência, caracterizando-se assim como um autor que atribui a Deus a essência do homem, mas ao homem a responsabilidade sobre sua escolha.
De um modo geral, nós homens temos grande dificuldade em separar a razão e os instintos. Ora agimos de acordo com os impulsos, ora ponderamos e planejamos nossas ações. E, embora a filosofia defenda que os homens devem procurar usar a razão sempre que possível e da melhor maneira que puderem, sabemos que cotidianamente isso não acontece. Em O nascimento da tragédia, Nietzsche faz uso de duas imagens, inspiradas em dois deuses, pertencentes à cultura grega do século V a.C., para tratar da racionalidade e dos instintos. Assinale a opção que indica corretamente esses dois deuses:
Zeus e Hera;
Zeus e Hades;
Apolo e Afrodite;
Apolo e Dioniso;
Apolo e Hades.
“Os filósofos têm apenas interpretado o mundo de maneiras diferentes; a questão, porém, é transformá-lo”. Esta a décima primeira das Teses sobre Feuerbach, escrita por Karl Marx em 1845 e conhecida em todo o mundo. O filósofo dedicou sua vida a fazer uma crítica profunda do sistema de pensamento da filosofia, acusando-a de não perceber que o pensamento decorre das necessidades materiais do homem e que não pode ser entendido separadamente destas. Dentro desta perspectiva, cunhou vários conceitos que são essenciais para a compreensão do sistema de produção que vivemos hoje, o capitalismo. São conceitos de Karl Marx:
Mais-valia e imperativo categórico;
Mais-valia e indústria cultural;
Mercadoria e inflação;
Mais-valia e luta de classes;
Mercadoria e globalização.
Ao analisar a seqüência das representações na pesquisa geográfica, é correto inferir que:
quanto menor for a escala, maior é o tamanho do mapa e conseqüentemente maior é a riqueza de detalhes;
permite o georreferenciamento preciso das imagens, pela presença das coordenadas geográficas;
na microrregião de Campo Mourão, Roncador está na posição mais setentrional, a uma distância superior a vinte quilômetros de Campo Mourão;
evidencia uma preocupação com o detalhamento do espaço analisado a partir da redução da escala numérica;
facilita a localização no mapa, por meio da estratégia de encartes recortados em escala crescente.