Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular Unespar 2015. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
A fase atual de expansão do capitalismo é chamada de globalização. Ela é consequência do avanço tecnológico, especialmente da modernização do sistema industrial. As tecnologias modernas permitem um aumento considerável da produtividade, isto é, com o mesmo número de trabalhadores consegue-se produzir mais. De forma crítica podemos concluir que:
a produção cresce significativamente e sem problemas;
o desemprego diminui significativamente, pois essas tecnologias são geradoras de mão-de-obra;
a produção compensa o desemprego, justificando os meios;
o desemprego cresce significativamente, pois essas tecnologias são poupadoras de mão-de-obra;
é natural que os diversos ramos industriais venham se modernizando, contudo, o desemprego é responsabilidade única do trabalhador que não se atualiza.
O horário de verão foi adotado pela primeira vez no Brasil em 1931, mas não foi usado continuamente. No Brasil a reintrodução do “horário de verão” foi consequência da:
crise energética que afeta especialmente as regiões Norte e Nordeste;
necessidade de racionalização de energia elétrica nos horários de picos nos diferentes setores industriais do país;
prolongada estiagem que assolou, nos últimos anos, a região Norte;
ampliação da demanda de hidroeletricidade no setor de serviços, acompanhada pelo declínio do consumo no setor industrial;
melhoria geral das condições de vida no país, que permite maior disponibilidade de tempo para o lazer.
A luta entre árabes e judeus pela criação do Estado palestino é chamada de “questão palestina”. Os judeus viviam desde a antiguidade na Palestina. No início da era cristã, quando parte do atual Oriente Médio ficou sob o domínio dos romanos, os judeus, foram expulsos e se dispersaram por vários países, principalmente da Europa Central e Oriental. Na primeira metade do século XX os judeus intensificaram a imigração para a Palestina, especialmente após a ascensão do nazismo na Alemanha. Assinale a alternativa correta sobre os conflitos entre árabes e judeus:
Em 1967, em uma “operação-relâmpago” - que ficou conhecida como Guerra Santa, as forças israelenses invadiram e anexaram o Kuwait entre outras terras;
Desde a criação do Estado de Israel, os palestinos árabes, dispersos ou refugiados, vêm lutando para ter um Estado Palestino Árabe. Surge assim a OPEP (Organização para a Libertação da Palestina);
Israel, o Estado Judeu, foi proclamado oficialmente em 1948, com o apoio dos Estados Unidos. No entanto, os países árabes vizinhos, especialmente Egito, Síria e Jordânia, não aceitaram o novo Estado e atacaram-no tentando impedir sua implantação;
O conflito bélico que provocou maiores transformações territoriais na região aconteceu em 1967: na Guerra dos Seis Dias o Egito toma o deserto do Sinai e a faixa de Gaza de Israel, a Cisjordânia da Jordânia e as colinas de Golã da Síria;
O conflito entre árabes e judeus é uma questão isolada no Oriente médio, que não interfere em outros países.
No mapa está destacada uma área complexa da Terra.
Assinale a alternativa correta sobre a área.
Trata-se do povo curdo que luta pela criação do Curdistão: o Estado curdo;
Representa a nação da Caxemira que não existe, porque ela não tem um país;
Representa a guerra da Criméia, marcada pela presença de tropas russas;
Trata-se do território Basco limitado por fronteiras internacionais;
Trata-se do enclave Chechênia que é um Estado dentro do território iraquiano.
O estado do Paraná é constituído por uma variedade de composições naturais que podem ser observadas através de suas paisagens. Para compreender atual configuração da área estadual se faz necessário a realização de uma análise dos elementos que compõem o arranjo paisagístico do estado. Sobre a Geografia do Estado do Paraná, julgue as inserções:
I) Há o predomínio de planaltos no território paranaense, da Serra do Mar em direção a calha do rio Paraná as altitudes sofrem declínio. II) Tanto Curitiba como Guarapuava tem seus tipos climáticos influenciados pela altitude. III) Os rios Paranapanema, Paraná e Iguaçu representam fronteiras naturais entre o Estado do Paraná e os estados vizinhos. IV) O relevo acidentado da Serra do Mar é um dos fatores que favorece a preservação de parte da Mata Atlântica no Estado do Paraná.
Está(ão) correta(s):
Apenas as alternativas I e II;
Apenas as alternativas I, II e III;
Apenas as alternativas I, II e IV;
Apenas as alternativas I, III e IV;
Todas as alternativas.
Em 2011, cerca de 52,1% da população mundial vivia em áreas urbanas, em 2030 serão 59,9% e em 2050, 67,2%. Nas áreas mais pobres, a população rural é superior a população urbana, sendo que, nas áreas mais ricas e desenvolvidas ocorre o inverso. (SILVA A. C.; OLIC N.B.; LOZANO R. Geografia contextos e redes. V. 2.São Paulo: E. Moderna p.182, 2013).
De acordo com o tema em destaque e fatores relacionados ao mesmo, marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso, e em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) O Brasil como um país emergente e apresentando cidades povoadas como São Paulo e Rio de Janeiro, caminha para ser um país urbano. ( ) No Paraná é comum observarmos o fenômeno da conurbação, situação típica das regiões metropolitanas de Curitiba, Maringá e Londrina. ( ) A tendência é que as cidades mais populosas do mundo tenham como área de ocorrência os países pobres e emergentes, onde nem sempre se tem investimentos disponíveis. ( ) O crescimento desordenado das cidades aumenta os problemas urbanos ligados a pouca ou a falta de infraestrutura contribuindo para piorar a vida de grande parte dos seus habitantes. ( ) O crescimento urbano sem planejamento é o principal culpado dos problemas de mobilidade urbana vivido nas grandes cidades brasileiras. as cidades médias são as melhores para se morar no século XXI por não apresentarem tal problemática.
V, V, V, V, V;
V, F, F, V, V;
F, V, V, V, V;
V, V, F, V, F;
F, V, V, V, F.
A localização geográfica e a grande extensão do território nacional faz do Brasil um país com grande variedade de climas e, refletindo na formação de diferentes tipos de vegetação. Neste contexto, o conceito de domínio morfoclimático foi utilizado pelo geógrafo brasileiro Aziz Ab’Saber, objetivando elaborar um levantamento da biodiversidade paisagística do território brasileiro.
Sobre os domínios morfoclimáticos do Brasil e fatores relacionados a eles, é incorreto afirmar que:
I. O Brasil subtropical tem na Mata de Araucária um domínio morfoclimático de grande biodiversidade, apresentando uma variedade de espécies que se assemelha ao domínio Equatorial. II. Duas estações bem definidas marcam o clima do Brasil Central, onde há o predomínio do Cerrado, que sofreu ampla transformação diante do avanço da pecuária e da produção da soja. III. A caatinga figura como uma formação vegetal típica do Nordeste brasileiro, porção do Brasil onde o clima semi-árido contribui com a geração de problemas socioeconômicos. IV. Alta densidade demográfica, alto grau de industrialização, chuvas abundantes, alta amplitude térmica, grande biodiversidade são características típicas da parte do território brasileiro onde há o domínio morfoclimático Amazônico. V. O conceito de domínios morfoclimáticos estabelece uma associação ou integração entre diferentes elementos, como: relevo, tipos de solo, clima, hidrologia e as formas de vegetação.
Todas as atividades estão corretas;
Estão corretas as afirmativas I, II e II;
Estão corretas as afirmativas II, III e IV;
Estão corretas as afirmativas I, II e V;
Todas as afirmativas estão erradas;
Levando em consideração os dados da tabela, e fatores ligados a agropecuária. Julgue as assertivas:
I) Tanto no Paraná como nos outros Estados do Brasil, a pecuária bovina desenvolvida é a extensiva, justificada pelas proporções continentais do país. II) Há no Brasil mais de uma cabeça de gado por habitante, embora parte desta produção atenda ao mercados externo. III) Na produção de galos, frangos e pintos o Paraná responde por mais de 20% da produção nacional. IV) O município de Toledo no Paraná, apresenta um dos maiores rebanhos suínos do Estado, justificando a instalação de um dos maiores frigoríficos da América Latina, a Sadia. V) A produção pecuária é um exemplo de como a economia de um estado tem interferência direta na economia nacional.
Assinale a alternativa correta:
Apenas as alternativas II, III e IV;
Apenas as alternativas I, II, III e V;
Apenas as alternativas II, III, IV e V;
O Brasil apresenta três distintos tipos de estruturas geológicas: Escudos Cristalinos, Bacias Sedimentares e os Terrenos Vulcânicos. As Bacias Sedimentares recobrem estruturas geológicas antigas e são chamadas de Bacia Sedimentar Amazônica, Bacia Sedimentar do Parnaíba e Bacia Sedimentar do Paraná, sendo que esta última distribui-se amplamente na porção Leste da América do Sul, apresentando seu eixo de preenchimento no sentido borda/centro; resultado da pressão dos derrames de lavas basálticas sobre os sedimentos da formação, da ativação de falhamentos e arqueamentos regionais juntamente ao soerguimento das bordas da Bacia Sedimentar. Esta arquitetura geológica contribui para a formação do maior reservatório transfonteiriço de água doce do mundo, que abrange, além do território brasileiro outros países. Com base nestas informações, assinale a resposta correta sobre o nome dado a este reservatório e aos países no qual o mesmo situa-se geologicamente.
Aquífero Urucuia, com seus representativos 120.000 Km, sob os estados da Bahia, Maranhão, Piauí, Goiás e Tocantins no Brasil;
Aquífero Guarani, reservatório subterrâneo de água doce que está situado sob o Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai;
Bacia Hidrográfica do Paraná, com seus 879.860 Km2, abrangendo países como Brasil, Paraguai, Argentina, Uruguai e Bolívia;
Aquífero Alter do Chão, apresentando 86,4 quatrilhões de litros de água, esta amplamente distribuído sob os estados da Amazônia, Pará e Amapá no Brasil;
Todas as alternativas estão corretas, pois todas representam recursos hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Paraná.
No Tocante as discussões ambientais globais, regionais e locais, tem-se que:
I - Na composição da construção espacial geográfica das cidades, devem ser levados em consideração itens como localização, clima, hidrografia, vegetação, solo e geologia, quando em análise dos fatores dos impactos ambientais que ocorrem. Com o crescimento das populações, fica cada vez mais obvio que os seres humanos tendem a enfrentar estes problemas ambientais que ficam cada vez mais concentrados e em maiores proporções, como a poluição do ar, água, solo, a inversão térmica, ilha de calor, efeito estufa e as chuvas ácidas nas cidades. II - No Brasil, principalmente nos espaços urbanos chamados de cidades, os principais problemas ambientais estão relacionados à produção de resíduos, pois as políticas públicas de reciclagem por parte dos órgãos competentes competem com o descaso e a falta de educação e consciência de parte da população, que acumulam diariamente toneladas a toneladas destes resíduos que acabam por serem depositados em ruas, praças, parques, terrenos baldios ou lugares impróprios. Por sua vez, acabam sendo canalizados para os rios em dias de chuva, gerando problemas da ordem econômica em primeira instância com as enchentes e enxurradas que destroem o patrimônio publico e privado, e da ordem saúde e meio ambiente em um segundo momento, com a proliferação de doenças principalmente pela contaminação da água.
As afirmações I e II estão:
totalmente corretas;
totalmente erradas;
a I correta e a II errada;
a I errada e a II correta;
ambas estão parcialmente corretas.