Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular Unespar 2018. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
“Pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) descobriram um comportamento estranho em uma colônia de setenta morcegos-vampiros que vivem no Parque Nacional de Catimbau, em Pernambuco: esses animais, que geralmente se alimentam do sangue de aves, estão buscando a bebida também em humanos.” Adaptado [online] Disponível: <http://veja.abril.com.br/ciencia/morcego-vampiro-brasileiro
Indique a alternativa na qual todos os representantes elencados se alimentem de sangue.
Aedes aegypti, hirudíneos e alguns aracnídeos;
Culicídeos como os que transmitem a filariose, poliquetos e lampreias;
Percevejos, Ancylostoma e sirênios;
Pulgas, quirópteros e oligoquetas;
Anofelinos como os que transmitem a malária, piolhos e quelônios.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) faz um alerta para o mundo sobre os riscos do amianto. Esse mineral, usado principalmente na fabricação de telhas de fibrocimento, foi considerado comprovadamente cancerígeno. Respirar as fibras do amianto é o suficiente para desenvolver o mesotelioma (tumor maligno no tecido que envolve os pulmões) e a asbestose, ou “pulmão de pedra”, endurecimento do pulmão que leva à morte lentamente por perda de ar. As doenças relacionadas ao amianto são consideradas incuráveis e podem levar muitos anos para se manifestar. [online]. Disponível: <http://g1.globo.com/pr/parana/especialpublicitario/apreaa/noticia/2017/07/organizacao-mundial-desaude-alerta-amianto-causa-cancer.html?>
Segundo o texto, o endurecimento do pulmão leva à morte. Julgue as afirmações que relacionam a necessidade da elasticidade pulmonar à respiração e assinale a alternativa CORRETA.
I. A elasticidade pulmonar permite que o pulmão aumente de volume durante a inspiração, quando o diafragma ou os músculos intercostais se contraem.
II. A elasticidade pulmonar permite que o ar seja expulso dos pulmões na expiração quando o diafragma ou os músculos intercostais relaxam e o volume pulmonar diminui.
III. O ar entra nos pulmões por pressão negativa criada pelo aumento do seu volume durante a inspiração, semelhante a quando tracionamos o êmbolo de uma seringa.
Somente II está correta;
Somente I e II estão corretas;
Somente II e III estão corretas;
Somente I e III estão corretas;
Todas estão corretas.
“Estava a mosca em seu lugar veio a aranha lhe fazer mau a aranha na mosca, a mosca na velha e a velha a fiar...”
Este trecho da canção popular “A velha a fiar” evoca uma relação ecológica
Interespecífica harmônica;
Interespecífica desarmônica;
Intraespecífica desarmônica;
Intraespecífica harmônica;
Intraespecífica harmônica ou desarmônica.
“O Big Bang, que hoje temos como a origem do mundo não contradiz a intervenção criadora, mas a exige. A evolução da natureza não é incompatível com a noção de criação, pois a evolução exige a criação de seres que evoluem.” [Papa Francisco. In. Revista Veja, 31 dez. 2014, p. 151].
De acordo com o texto e seus conhecimentos sobre evolução assinale a alternativa correta.
I. Antes de se entender os processos evolutivos, os seres vivos eram considerados criações divinas que não mudavam ao longo do tempo, era o chamado fixismo. II. Charles Darwin e Alfred Russel Wallace lançaram a ideia de que os seres vivos sofrem modificações ao longo do tempo. III. De acordo com o Papa Francisco, os seres vivos são criações divinas que se modificam, conforme Darwin e Wallace.
Champignon, chitaque e shimeji são cogumelos comestíveis ou:
Corpos de frutificação de Basidiomicetos;
Ascósporos maduros;
Hifas cenocíticas de Zigomicetos;
Ascocarpos, também conhecidos como trufas;
Propágulos vegetativos de fungos, também denominados sorédios.