Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular Unespar 2018. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Considere as seguintes afirmações:
Apenas I e III são falsas;
Apenas III e IV são verdadeiras;
Somente a IV é verdadeira;
Apenas I e V são verdadeiras;
Somente a I é falsa.
Considere as afirmações a respeito do volume cilíndrico representado na figura 2 a seguir:
I. A medida do volume de qualquer cilindro pode ser obtida multiplicando a medida da altura pela medida do diâmetro da base. II. A medida da área da superfície lateral do cilindro é 12m². III. A medida do volume do cilindro é 9πm³. IV. A medida da área total da superfície cilíndrica é (4,5π + 12m²). V. A medida do volume do cilindro é 36π m³.
Todas são falsas;
Todas são verdadeiras;
O quadro a seguir apresenta a variação média dos preços dos combustíveis, em %, entre as semanas de 16 a 22 e 23 a 29 de julho de 2017, segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP).
A respeito do quadro apresentado, considere as seguintes afirmações:
I. A maior variação percentual no preço da gasolina, entre as regiões do Brasil, ocorreu na região Sul. II. A menor variação percentual no preço do diesel, entre as regiões do Brasil, foi na região Norte. III. Se o preço médio da gasolina no estado do Paraná fosse de R$ 3,50 antes do aumento indicado no quadro acima, o valor após o aumento seria de aproximadamente R$ 3,83. IV. A maior variação percentual no preço de algum combustível ocorreu no estado do Mato Grosso. V. O etanol baixou de preço no estado de Roraima.
Somente a V é falsa;
Todas são verdadeiras.
A tabela a seguir mostra a produção de camisetas de um funcionário de uma indústria nos dez primeiros dias do mês:
Com base na tabela, considere a seguintes afirmações:
I. A produção média deste funcionário é de 140 unidades nos dez primeiros dias do mês. II. A maior variação da produção entre dois dias consecutivos foi entre os dias 5 e 6. III. É possível modelar a produção por meio de uma função linear definida por partes. IV. A maior variação absoluta da produção é de 44 unidades. V. A menor variação absoluta da produção é de 2 unidades.
Apenas I e II são falsas;
Apenas II e III são verdadeiras;
Apenas I e IV são falsas;
A obra de Auguste Comte, um dos primeiros pensadores da área da Sociologia, apresentava como característica qual das alternativas a seguir:
Que religião deveria permanecer como base para a organização das sociedades e que a ciência não deveria interferir nas relações sociais;
Que o Sistema Capitalista representava um retrocesso para a organização da sociedade;
Que a Sociologia se prestaria, enquanto ciência, a propor soluções para resolver a crise social da transição do Sistema Feudal para o Capitalismo;
Que a crise social da época era fruto do controle das relações sociais estabelecido pelos governos democráticos;
Que a sociedade não depende de valores de morais, sejam oriundos da tradição ou da ciência, para se organizar.
O casamento, as relações de trabalho e a forma de educar as crianças são exemplo de fenômenos sociais que podem ser estudados como objetos da Sociologia, o que denominou de fatos sociais. Os fatos sociais segundo Durkheim são:
Gerais em uma sociedade, ultrapassam gerações e coagem os membros da sociedade a um determinados comportamento;
Acontecimentos aleatórios que têm origem na ação individual dos membros da sociedade;
Imprevisíveis e só podem ser observados nas sociedades pouco organizadas;
Observados apenas nas sociedades modernas;
Um instrumento de controle social verificado apenas nas sociedades democráticas que surgiram após a Revolução Industrial.
Karl Marx propõe uma teoria para interpretar a sociedade amparada na ideia de que a análise histórica e contextualizada da produção dos meios para a subsistência representa a base para a estruturação das relações sociais, que é denominada de:
Mais-valia;
Alienação Social;
Dialética Hegeliana;
Materialismo Histórico;
Luta de Classes.
No livro Casa Grande & Senzala, de 1933, Gilberto Freyre aponta os elementos característicos da colonização realizadas pelos português no Brasil que resultaram no estabelecimento de uma sociedade agrária que se serviu do trabalho escravo para seu desenvolvimento. Fonte: FREYRE, Gilberto. Casa-Grande & Senzala, 50 ed. Rio de Janeiro: Global Editora. 2005.
Outra característica dessa obra que representa um estudo sociológico acerca da formação da sociedade brasileira é:
A defesa da ideia de que a mistura de raças verificada na estrutura social brasileira seria a causa do atraso no desenvolvimento econômico e social;
A descrição de uma sociedade em que os negros escravizados são apontados como sujeitos desprovidos de cultura e organização social;
A proposta de superação de uma visão elitista da época, inspirada em ideias racistas da Europa, e que apontava as pessoas de cor branca como superiores;
A defesa da formação da sociedade brasileira a partir de uma visão elitista, desconsiderando a presença de negros, indígenas e mestiços;
A defesa da ideia de que era necessário eliminar a mestiçagem da composição da sociedade brasileira.
Os sociólogos franceses Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron elaboraram a teoria da reprodução social partindo da ideia de que a instituição escolar reproduz a estrutura social de um determinado grupo por meio de seus métodos pedagógicos, da escolha de conteúdos e do reforço dos valores já estabelecidos. Fonte: BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean Claude. A reprodução: elementos de uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992.
A partir da Teoria da Reprodução Social é possível afirmar que:
A escola tem por principal função a transformação social;
As instituições escolares se prestam a mudar os valores de um grupo social;
O sistema de ensino promove igualdade social;
Existe democracia na escolha de conteúdo dos currículos escolares;
A escola tende a manter as desigualdades sociais.