Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UNICAMP 2016. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
O sarampo é uma doença infectocontagiosa provocada pelo Morbilivirus. Em 2015 apareceram vários casos dessa doença em diversas cidades do Brasil e do mundo. O que faz com que esta doença seja extremamente contagiosa e muito comum na infância?
O fato de ser transmitida por um vírus para o qual não existe vacina.
O fato de ser frequentemente transmitida por secreções das vias respiratórias, como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse.
O fato de ser transmitida apenas por meio de insetos vetores.
O fato de ser extremamente contagiosa apenas em crianças desnutridas, recém-nascidos e crianças portadoras de imunodeficiências.
Com a crescente crise mundial de dengue, as pesquisas pela busca tanto de vacinas quanto de repelentes de insetos têm se intensificado. Nesse contexto, os compostos I e II abaixo representados têm propriedades muito distintas: enquanto um deles tem caráter ácido e atrai os insetos, o outro tem caráter básico e não os atrai.
Baseado nessas informações, pode-se afirmar corretamente que o composto:
I não atrai os insetos e tem caráter básico.
II atrai os insetos e tem caráter ácido.
II não atrai os insetos e tem caráter básico.
I não atrai os insetos e tem caráter ácido e básico.
Em seu livro Como se faz Química, o Professor Aécio Chagas afirma que “quem transforma a matéria, sem pensar sobre ela, não é, e jamais será um químico”. Considere alguns produtos que um cozinheiro reconhece nas linhas 1-4 do quadro a seguir, e aqueles que um químico reconhece nas linhas 5-8.
Um químico, familiarizado com as atividades culinárias, relacionaria as linhas:
1 e 7, porque o aroma da carne se deve, principalmente, aos hidrocarbonetos aromáticos.
3 e 5, porque a infusão facilita a extração de componentes importantes do chá.
4 e 6, porque os carboidratos são constituintes importantes do óleo comestível.
2 e 8, porque a proteína é um tipo especial de açúcar.
O trecho seguinte foi extraído de uma revista de divulgação do conhecimento químico, e trata de alguns aspectos da lavagem a seco de tecidos. “Tratando-se do desempenho para lavar, o tetracloroetileno é um solvente efetivo para limpeza das roupas, pois evita o encolhimento dos tecidos, já que evapora facilmente, dada sua baixa pressão de vapor (0,017 atm., 20 ºC), e dissolve manchas lipofílicas, como óleos, ceras e gorduras em geral...” A leitura desse trecho sugere que o tetracloroetileno é um líquido apolar e sua alta volatilidade se deve ao seu baixo valor de pressão de vapor. Levando em conta o conhecimento químico, pode-se:
concordar parcialmente com a sugestão, pois há argumentos que justificam a polaridade, mas não há argumentos que justifiquem a volatilidade.
concordar totalmente com a sugestão, pois os argumentos referentes à polaridade e à volatilidade apresentados no trecho justificam ambas.
concordar parcialmente, pois não há argumentos que justifiquem a polaridade, mas há argumentos que justificam a volatilidade.
discordar totalmente, pois não há argumentos que justifiquem a polaridade nem a volatilidade.
Atualmente, parece que a Química vem seduzindo as pessoas e tem-se observado um número cada vez maior de pessoas portando tatuagens que remetem ao conhecimento químico. As figuras a seguir mostram duas tatuagens muito parecidas, com as correspondentes imagens tatuadas mais bem definidas abaixo.
As imagens representam duas fórmulas estruturais, que correspondem a dois:
compostos que são isômeros entre si.
modos de representar o mesmo composto.
compostos que não são isômeros.
compostos que diferem nas posições das ligações duplas.
A preocupação com a emissão de gases poluentes no meio ambiente está muito presente na indústria automobilística. Recentemente, uma das soluções encontradas para contornar esse problema nos veículos movidos a Diesel foi o desenvolvimento do Arla 32, uma solução de ureia em água, que atua nos sistemas de exaustão, de acordo com as equações químicas abaixo:
Com base nessas informações, pode-se afirmar corretamente que a ação do Arla 32 leva a uma redução:
da emissão das espécies NOx, e não contribui para a poluição atmosférica.
completa do NO e apenas da metade do NO2 emitido, mas contribui para a poluição atmosférica.
completa do NO, mas somente reduz a emissão de NO2 depois que acabar o NO, e não contribui para a poluição atmosférica.
da emissão das espécies NOx, mas contribui para a poluição atmosférica.
Podemos obter energia no organismo pela oxidação de diferentes fontes. Entre essas fontes destacam-se a gordura e o açúcar. A gordura pode ser representada por uma fórmula mínima (CH2)n enquanto um açúcar pode ser representado por (CH2O)n. Considerando essas duas fontes de energia, podemos afirmar corretamente que, na oxidação total de 1 grama de ambas as fontes em nosso organismo, os produtos formados são:
os mesmos, mas as quantidades de energia são diferentes.
diferentes, mas as quantidades de energia são iguais.
os mesmos, assim como as quantidades de energia.
diferentes, assim como as quantidades de energia.
Alguns trabalhos científicos correlacionam as mudanças nas concentrações dos sais dissolvidos na água do mar com as mudanças climáticas. Entre os fatores que poderiam alterar a concentração de sais na água do mar podemos citar: evaporação e congelamento da água do mar, chuva e neve, além do derretimento das geleiras. De acordo com o conhecimento químico, podemos afirmar corretamente que a concentração de sais na água do mar:
aumenta com o derretimento das geleiras e diminui com o congelamento da água do mar.
diminui com o congelamento e com a evaporação da água do mar.
aumenta com a evaporação e o congelamento da água do mar e diminui com a chuva ou neve.
diminui com a evaporação da água do mar e aumenta com o derretimento das geleiras.
A comparação entre as proporções isotópicas de amostras de um mesmo material, que têm a mesma idade, encontradas em diferentes regiões, pode ser utilizada para revelar se elas têm ou não a mesma origem. Se as proporções são iguais, então é possível que tenham a mesma origem, mas se forem diferentes, é certeza que não têm a mesma origem. A tabela a seguir apresenta os dados de algumas amostras de água, incluindo a de um cometa no qual uma sonda pousou recentemente.
*nd – não disponível
Com base nesses dados, pode-se afirmar corretamente que a água de nosso planeta:
é proveniente dos cometas e a água da Terra e a do cometa têm propriedades físicas muito parecidas.
não é proveniente dos cometas, apesar de a água da Terra e a do cometa terem propriedades físicas muito parecidas.
não é proveniente dos cometas, porque a água da Terra e a do cometa apresentam propriedades físicas muito diferentes.
é proveniente dos cometas e a água da Terra e a do cometa têm as mesmas propriedades físicas.
As empresas que fabricam produtos de limpeza têm se preocupado cada vez mais com a satisfação do consumidor e a preservação dos materiais que estão sujeitos ao processo de limpeza. No caso do vestuário, é muito comum encontrarmos a recomendação para fazer o teste da firmeza das cores para garantir que a roupa não será danificada no processo de lavagem. Esse teste consiste em molhar uma pequena parte da roupa e colocá-la sobre uma superfície plana; em seguida, coloca-se um pano branco de algodão sobre sua superfície e passa-se com um ferro bem quente. Se o pano branco ficar manchado, sugere-se que essa roupa deve ser lavada separadamente, pois durante esse teste ocorreu um processo de:
fusão do corante, e o ferro quente é utilizado para aumentar a pressão sobre o tecido.
liquefação do corante, e o ferro quente é utilizado para acelerar o processo.
condensação do corante, e o ferro quente é utilizado para ajudar a sua transferência para o pano branco.
dissolução do corante, e o ferro quente é utilizado para acelerar o processo.