Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular URCA 2015/1. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Sobre as relações escravistas e o exercício da cidadania no período colonial brasileiro, assinale o que for CORRETO:
A escravidão restringiu-se às áreas rurais, enquanto nos centros urbanos destacavam-se os negros libertos que exerciam funções como carregadores, vendedores, artesãos, barbeiros e prostitutas, o que lhes garantia o exercício de uma cidadania limitada:
Os escravos eram considerados cidadãos, embora não possuíssem direitos básicos como à integridade física, à liberdade e, em casos extremos, à própria vida;
Entre senhores e escravos existia uma população legalmente livre a quem faltavam as condições para o exercício de direitos civis, sobretudo a educação;
Somente os senhores eram considerados plenamente cidadãos, tendo em vista usufruírem de poderes limitados que iam muito além das porteiras de suas fazendas e eram exercidos em nome do Rei;
O processo de escolarização das camadas médias rurais e urbanas favoreceu o fortalecimento de movimentos de resistência à colonização favorecendo ao processo de independência que contou com a ampla participação popular.
“Quando o senhor restaurou nossa sorte tudo nos pareceu um sonho. O nosso rosto encheu-se de alegria, A nossa boca de riso, os outros povos diziam ‘Grandes coisas fez o Senhor com eles’, Sim, maravilhas fez o Senhor conosco, Por isso estamos felizes. Muda Senhor, agora também, a nossa sorte, como as torrentes repentinas no seco solo da Neguev. Quem semeia com lágrimas colhe com alegria. Aquele que sai andando e chora enquanto semeia, À volta, estará cantando carregando sua colheita."
(Salmo, 126. In Jaime Pinsky (org.) 100 Textos de história antiga. 4ª. ed. São Paulo: Contexto, 1988, p.55).
Considerando o texto acima e os seus conhecimentos sobre o povo Hebreu na Antiguidade, assinale a alternativa CORRETA:
Acreditavam em vários Deuses e na possibilidade de intervenção divina em seu cotidiano;
Para eles, a intervenção divina seria apenas para garantir a felicidade, sendo as dificuldades de sobrevivência resultantes da ação humana;
Por entenderem que Deus pode intervir no seu cotidiano, os Hebreus migraram para o Egito em busca da Terra Prometida, o vale do Neguev;
As facilidades de sobrevivência por conta da fertilidade da região do Neguev faziam com que os Hebreus acreditassem num Deus bondoso e generoso;
Às crenças na intervenção divina na solução dos problemas cotidianos somavam-se as dificuldades geradas pela localização geográfica do local onde habitavam.
“Nesta grande cidade... as casas se erguiam separadas umas das outras, comunicando-se por pequenas pontes levadiças e por canoas, e eram construídas com tetos terraceados. Observamos, ademais, os templos e adoratórios das cidades adjacentes, construídas na forma de torres e fortalezas e outras nas estradas, todas caiadas de branco e magnificamente brilhantes.” (Bernal de Castilho, século XVI, descrevendo suas impressões da cidade de Tenochtitlán. Apud Betty Meggers. América précolombina. In: Jaime Pinsky e H. Bruit, org. História da América Através de Textos. 2ª. Ed. Editora Cotexto: São Paulo: 1990, p. 189)
Sobre a cidade citada, assinale a alternativa CORRETA:
Sua beleza e organização de espaço de forma racionalizada se justifica por ter sido construída pelos espanhóis no início da colonização da América;
Sendo capital dos Incas, foi utilizada como base para a construção da atual capital do Peru;
A descrição feita pelo espanhol é fruto de sua imaginação, pois não haveria qualquer possibilidade de sua existência, considerando o atraso civilizatório dos povos pré-colombianos da América;
A cidade descrita estava localizada na Espanha e serviu de referencial e inspiração para a construção das primeiras cidades espanholas na América;
A estrutura urbana da cidade deixou os Espanhóis impressionados por não encontrarem na Europa cidades de organização tão bem racionalizada.
“Os governos aliados e associados declaram e a Alemanha reconhece que a Alemanha e seus aliados são responsáveis, por tê-los causado, por todas as perdas e danos sofridos pelos Governos aliados e associados e pelos seus nacionais em consequência da guerra, que lhes foi imposta pela agressão da Alemanha e de seus aliados” (Tratado de Versalhes, 1919).
Considerando o contexto histórico do final da 1ª. Guerra Mundial no qual foi assinado o Tratado acima, assinale a alternativa CORRETA:
Por ter se rendido, a Alemanha recebeu recompensas financeiras, territoriais e militares, com a assinatura do Tratado;
O apoio de países como a Itália e o Japão foi decisivo para que a Alemanha não fosse penalizada pela guerra, embora perdendo parte de seus territórios coloniais;
A articulação da Inglaterra e da França levou a Alemanha a pagar uma pesada indenização de guerra, a entregar suas colônias na África, ficar proibida de produzir armas e aumentar seus exércitos;
Os Estados Unidos fomentaram a imposição de severas penas à Alemanha, o que lhe rendeu despontar no cenário internacional como uma das grandes potências mundiais;
Para muitos historiadores, o Tratado de Versalhes foi um dos principais fatores geradores da 2ª. Guerra Mundial, tendo em vista os consideráveis benefícios concedidos à Alemanha.
Em 09 de novembro de 1989, os 156 km de extensão, cerca de trezentas torres militares para observação, os cães policiais e as 127 cercas eletrificadas, desapareceram deixando um rastro de cerca de 80 mortos, 12 feridos e milhares de aprisionados nas diversas tentativas de fuga, e dezenas de milhares de famílias berlinenses divididas e sem contato algum.
O texto acima refere-se ao Muro de Berlim, segundo o qual podemos CORRETAMENTE afirmar:
Foi o maior símbolo da divisão do mundo entre bloco ocidental e oriental. O primeiro, liderado pelos Estados Unidos, e o segundo, encabeçado pela antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas;
Foi construído, no ano de 1945, por ocasião do término da Segunda Guerra Mundial e o início da polarização entre EUA e URSS, fenômeno conhecido como Guerra Fria;
Foi construído no ano de 1961 pela Alemanha Oriental, separando-a da Alemanha Ocidental. Além do aspecto ideológico da construção, havia o objetivo de impedir a fuga de cidadãos para a Alemanha Oriental, que recebeu mais de dois milhões de pessoas do lado capitalista entre 1949 e 1961.
Apesar de simbolizar o começo da Guerra Fria, sua destruição não tem relação com o seu fim, tendo em vista que a URSS, hoje Rússia, apesar de algumas perdas territoriais continua disputando a hegemonia mundial, a exemplo do que ocorreu recentemente na Ucrânia;
Podemos considerar que sua construção teve os mesmo motivos da construção do atual Muro que separa Israel da Palestina, tendo em vista os aspectos étnicos e culturais.
Veja só A minha vida como está mudada Não sou mais aquele Que entrava em casa alta madrugada Faça o que fiz Porque a vida é do trabalhador Tenho um doce lar E sou feliz com meu amor O Estado Novo veio Para nos orientar No Brasil não falta nada Mas precisa trabalhar Tem café, petróleo e ouro Ninguém pode duvidar E quem for pai de quatro filhos O presidente manda premiar É negócio casar!
A canção acima de Ataulfo Alves e Felisberto Martins, gravada em 1941, revela alguns elementos importantes do imaginário da sociedade brasileira entre 1937 e 1941, sobre os quais podemos corretamente afirmar:
Os autores fazem uma contraposição entre o velho e o novo, considerando o novo mais negativo do que o antigo tendo em vista que agora precisa trabalhar o que ia contra o imaginário da malandragem carioca;
A música alude à família de forma negativa, pois os autores preferem a vida da boêmia, porque podiam chegar “alta madrugada” e não precisavam casar para ser feliz;
Apesar da positividade do casamento, defendida pelo Estado, o governo da época alimentava o imaginário do malandro que conseguia ser feliz mesmo sem trabalhar;
Pela letra da música é possível identificar a intervenção do Estado na vida das pessoas e na defesa da família e a necessidade de trabalhar como parte da cidadania;
O período aludido corresponde ao Estado Novo, época em que as Leis Trabalhistas foram suspensas, sendo os trabalhadores obrigados a prestarem serviços às empresas privadas e ao Estado sem qualquer vínculo contratual.
“Em sua língua, a hóstia recém-consumida se transformou em sangue pela primeira vez e,a partir daquele momento, ela seria, segundo seus próprios depoimentos, a esposa fiel de Cristo com a missão de “converter os pecadores, santificar as almas e liberar as almas do purgatório”. O sangue precioso que ali se derramara teria como objetivo fazer daquele lugar “uma porta do céu e um lugar de salvação para as almas”. Segundo o Padre Cícero, o fenômeno reproduziu-se durante todo o tempo quaresmal daquele ano e “principalmente às quartas e sextas-feiras de cada semana [...] o que se deu também uma vez, no sábado da Paixão no mencionado ano, depois do que passaram a ser diários até a Ascensão do Senhor”. (Edianne dos Santos Nobre. O Sagrado e a Teatralização do Mundo: espaços de salvação e purgação nos relatos das beatas do Padre Cícero. REVISTA DE HISTÓRIA SÃO PAULO, Nº 169, p. 381409, JULHO / DEZEMBRO 2013).
Considerando o texto acima identifique a alternativa CORRETA sobre o fenômeno e sujeitos históricos envolvidos no Milagre em Juazeiro.
A beata Maria de Araújo era uma mulher de posses que angariou mais fortuna e prestígio com o “Milagre de Juazeiro”;
Após ampla investigação, a Diocese de Fortaleza chegou à conclusão de que o milagre era verdadeiro e sugeriu ao Vaticano a canonização da beata Maria de Araújo, o que foi recusado pela Santa Sé;
Por ser o único relato de fenômeno extraordinário ocorrido na região, o “milagre” foi desconsiderado e a beata caiu no ostracismo, enquanto Padre Cícero assumiu a condição de padre milagreiro;
Para alguns pesquisadores mais recentes, Juazeiro do Norte constituiu-se no imaginário popular como uma Nova Jerusalém e seus espaços são assemelhados à cidade sagrada do cristianismo, enquanto outros procuram dar um maior destaque à beata Maira de Araújo, sem restringir o fato apenas ao fenômeno Padre Cícero;
Após a sua canonização pela Igreja Católica, o Padre Cícero passou a ser reverenciado pelos sertanejos nordestinos, sendo Juazeiro um dos principais centros de peregrinação do Sertão Nordestino.
No início do ano de 1848, o pensador Alexis de Tocqueville, falou da Tribuna da Câmara dos Deputados da França, expressando: “Nós dormimos sobre um vulcão... Os senhores não percebem que a terra treme mais uma vez? Sopra o vento das revoluções, a tempestade está no horizonte”.
Sobre o contexto histórico no qual se inserem as palavras de Tocqueville, assinale CORRETAMENTE:
Na mesma época, Karl Marx e Friedrick Engels publicaram, em Londres, o Manifesto do Partido Comunista;
No mesmo ano, a República Francesa, fundada após a deposição de Napoleão Bonaparte, foi derrubada, dando lugar à volta da Monarquia;
Semelhante ao que ocorria na Europa, no Brasil, tivemos a Confederação do Equador, com características bastante semelhantes ao que vinha ocorrendo no Velho Continente;
As palavras de Tocqueville foram completamente extemporâneas, tendo em vista que entre os anos de 1830 e 1870, a Europa vivenciou um dos períodos de tranquilidade social e política mais longos de sua história;
Os movimentos de 1848 que transformaram a Europa num verdadeiro “vulcão revolucionário” acabaram levando o continente a um retrocesso, inclusive com a volta às relações servis de produção que só tiveram fim com a 1ª. Guerra Mundial.
Renascimento é o nome que se dá ao movimento de mudanças culturais, que atingiu as camadas urbanas da Europa Ocidental entre os séculos XIV e XVI, caracterizado pela retomada dos valores da cultura greco-romana, ou seja, da cultura clássica. Esse momento é considerado como um importante período de transição envolvendo as estruturas feudo capitalistas. Sobre este movimento assinale a alternativa CORRETA:
Suas bases eram proporcionadas pela corrente filosófica do humanismo, que descartava a escolástica medieval, até então predominante, e propunha o retorno às virtudes da antiguidade;
O movimento envolvia uma nova sociedade. A vida rural passou a implicar uma nova mentalidade, pois o trabalho, a diversão, o tipo de moradia, implicavam um novo comportamento dos homens.
O Renascimento foi um movimento de alguns artistas que destoava da nova concepção de vida adotada na época por uma parcela da sociedade, e que era combatida nas obras de arte.
O Renascimento foi uma cópia da Antiguidade, pois se utilizava dos mesmos conceitos aplicados da mesma maneira à uma nova realidade;
Com forte base racionalista rompeu completamente com os princípios cristãos da época, o que levou às perseguições realizadas à época pelo Santo Tribunal da Inquisição da Igreja Católica e a queima de várias obras filosóficas e literárias em praça pública.
Considere a letra da música a seguir:
Pra Ninar o Cariri Abidoral Jamacaru
O sol doura o cume verde Da chapada do Araripe Sonolenta a tarde cai Noite vem ninar o cariri Dorme o canavial Marmeleiro, piquizal E as palmeiras do coco babaçu Cores, claros urubus-rei, vim-vim, jacu, caboclo lindo Zabelê, cigarras, papas-vento, guachinins, rolinhas. Cascavel, guará, já vão dormir Repousa o camaleão Borboleta, gavião Fecha a folha o malisal Dorme em paz criança e ancião Cores, claros urubus-rei, vim-vim, jacu, caboclo lindo Zabelê, cigarras, papas-vento, guachinins, rolinhas. Cascavel, guará, já vão dormir
Sobre a Chapada do Araripe cantada por Abidoral Jamacaru, assinale a alternativa CORRETA:
Polarizada pela cidade de Juazeiro do Norte, como principal centro econômico do Cariri, seu processo de ocupação recente vem sendo marcado por construções que ameaçam cada vez mais sua fauna e flora;
A ocupação de suas encostas e sopé se deu no contexto da colonização, por conta de suas fontes e áreas verdes que favoreciam atividades criatórias e agrícolas;
Polarizada pela cidade de Recife, importante centro econômico do período colonial e imperial, permaneceu no isolamento político durante o século XIX, sem se envolver com os movimentos que ameaçaram a instabilidade do Império;
No século XX, foi palco de um dos maiores massacres de camponeses do sertão nordestino, que ficou conhecido como a Guerra de Canudos;
Durante os anos de 1960, o Cariri cearense recebeu incentivos econômicos que priorizavam a pecuária e a agricultura, como o projeto Azimov, em parceria com os governo norte-americano.