Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular URCA 2015/2. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Se um corpo A se move em relação a um referencial B, então podemos afirmar que:
O referencial B está sempre em repouso;
O referencial B é algo sem sentido;
O referencial B se move em relação ao corpo A;
O corpo A deve estar sempre parado;
O referencial B deve estar sempre parado.
Os corpos do sistema solar tais como a terra, o sol, a lua, marte, mercúrio se movem em relação as chamadas “estrelas fixas”. Podemos dizer que:
As “estrelas fixas” estão realmente fixas independente do referencial adotado;
As “estrelas fixas” não estão necessariamente fixas, depende do referencial adotado;
As estrelas não existem;
O sistema solar existe mas não se move;
O sol não se move por causa do modelo copernicano.
Marque a alternativa que apresente algo que possa ser considerado referencial no sentido físico:
Um corpo com massa;
Um número;
Um vetor;
Uma matriz;
O espaço absoluto.
Uma bola de 400g é colocada (momentaneamente em repouso) em uma certa altura, em relação ao solo, e cai livremente sob ação da gravidade com aceleração de aproximadamente 10m/s². A força resultante sobre a bola vale cerca de:
3 newtons;
2 newtons;
1 newton;
4000 g.m/s²;
4 kilonewton.
Um medidor de energia elétrica de uma residência mostra um consumo de 5kWh de energia quando somente um aparelho fica ligado. A potência do aparelho corresponde a consumo por hora de uma certa quantidade de energia e vale 1kW. Desprezando perdas por energia térmica nos fios de ligação, durante quanto tempo este aparelho ficou ligado?
1h;
2h;
3h;
4h;
300min.
A cada 10 metros de profundidade a pressão hidrostática em um profundo lago aumenta aproximadamente 1 atmosfera. Supondo que a pressão atmosférica sobre a superfície do lago é de 1 atmosfera, então a pressão total no fundo do lago, de profundidade 10 metros, é cerca de:
1 atmosfera;
10 atmosferas;
15 atmosferas;
11 atmosferas;
3 atmosferas.
A constante calorífica de vaporização da água, sob pressão atmosférica padrão é cerca de 540cal/g, ou seja, para vaporizar cada grama de água a 100 graus Celcius (a partir do início da “fervura”) sob pressão atmosférica padrão é necessário transferir para ele 540cal de energia térmica. A quantidade de calor necessária para vaporizar 4g de água à 100 graus Celcius sob pressão padrão é cerca de:
54 kcal;
0,54 kcal;
2,16 kcal;
50 kcal;
5,40 kcal.
Se um objeto se encontra a 1m de um espelho plano, então a distância entre o espelho e a imagem produzida pelo espelho é de:
4m;
5m;
3m;
1m;
2m.
A luz e o som são ondas de naturezas diferentes. De acordo com a física clássica a luz monocromática e o som associado a uma determinada nota musical estão diretamente relacionados com a:
Amplitude da onda;
Frequência da onda;
Quadrado da amplitude da onda;
Massa da onda;
Quadrado da massa da onda.
Considere o texto a seguir:
Um sistema macroscópico, seja sólido, líquido ou gás, tem seu (macro)estado de equilíbrio termodinâmico representado por valores bem definidos das variáveis pressão P, volume V, massa M e temperatura T. Caso o sistema possua massa fixa seu estado de equilíbrio pode ser representado em termos de (P,V,T). Mas cada sistema termodinâmico possui uma relação entre P, V e T que é obtida empiricamente, designada como equação de estado. Assim o estado de equilíbrio pode ser representado em termos de qualquer par de variáveis (P,V), (P,T) ou (V,T). Exemplos de equações de estado são a equação do gás sob baixa densidade (gás ideal) PV/T=nR (T=temperatura em kelvins), a equação aproximada para sólidos e líquidos V=v[1+g(T-t)-k(P-p)], onde g é a expansibilidade (coeficiente de dilatação) e k é a compressibilidade. No caso em que a pressão atmosférica é constante temos P=p de modo que a equação de estado dos sólidos e líquidos fornece a equação de dilatação térmica volumétrica V-v=g.v.(T-t), onde v e t são o volume e a temperatura iniciais do sistema.
Com base neste texto podemos dizer que:
Gases, sólidos e líquidos são sistemas que não possuem equações de estado;
Estudo de gases nada tem a ver com dilatação de sólidos e líquidos pois os gases não se dilatam;
Para conhecer o estado de equilíbrio termodinâmico de um sistema é necessário conhecer a estrutura atômico-molecular da matéria;
Gases, sólidos e líquidos possuem equações de estado;
As equações de estado não tem nada a ver com termodinâmica.