Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular URCA 2015/2. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Assinale a alternativa correta:
Se uma partícula eletricamente carregada se move em relação a um referencial inercial então ela produz, no espaço próximo, apenas um campo gravitacional;
Se uma partícula eletricamente carregada se move em relação a um referencial inercial então ela produz, no espaço, apenas um campo magnetostático;
Se uma partícula eletricamente carregada se move em relação a um referencial inercial então ela produz, no espaço, apenas um campo elétrico;
Se uma partícula eletricamente carregada se move em relação a um referencial inercial então ela produz, no espaço, apenas um campo magnético.
Se uma partícula eletricamente carregada se move em relação a um referencial inercial então ela produz, no espaço, um campo elétrico (mas não eletrostático) e um campo magnético.
De acordo com o modelo padrão da física de partículas (1960-1970), as partículas fundamentais de matéria são os quarks e leptons. O elétron, por exemplo, faz parte do conjunto dos leptons. O próton é constituído de três quarks, sendo dois quarks do tipo “up”, cada qual com carga elétrica +2/3, e um quark do tipo “down”, o qual possui carga -1/3, resultando em uma carga total +2/3+2/3-1/3=+1 em unidades de carga elementar. Com base nesta informação, o neutron – uma partícula (não fundamental) também formado por três quarks mas com uma carga total NULA – deve ser formado por:
3 quarks “up”;
3 quarks “down”;
3 elétrons;
3 prótons;
2 quarks “down” e 1 quark “up”.
De acordo com as ideias de Louis de Broglie (década de 1920) uma partícula de massa m e momento linear, ou quantidade de movimento, p possui uma onda associada de comprimento de onda λ=h/p onde h=6,6×10-34 joule×segundo. O comprimento de onda de uma bola de 1kg com velocidade de 1m/s é:
6,6×10⁻³⁴m, que é um valor muito inferior a escala atômica, e isto está relacionado com o fato de que não se observa diretamente efeitos ondulatórios (quânticos) de partículas materiais na escala macroscópica;
6,6×10⁻³⁴joule, que é uma energia muito pequena;
6m e portanto os efeitos quânticos são observados na escala macroscópica;
6kelvins, que é uma temperatura muito baixa, portanto no regime quântico;
7kilogramas, portanto os fenômenos quânticos são significativos na escala macroscópica.
De acordo com a primeira lei da termodinâmica se, durante um processo cíclico sofrido por um sistema termodinâmico de massa fixa, o sistema recebe -3J de calor do ambiente então a variação de energia interna do sistema e o trabalho realizado pelo sistema são, respectivamente:
0 e -4J;
3J e 0;
0 e 0;
3J e -3J;
0 e -3J.
Os ímãs naturais são pedras conhecidas a muito tempo, provavelmente, 3 mil anos. Elas manifestam comportamento magnético. Porém, um campo magnético é usualmente provocado por correntes elétricas ou cargas em movimento organizado. Podemos afirmar que:
O campo magnético de um ímã natural advém de corrente elétrica no sentido clássico;
O campo magnético de um ímã natural advém de uma força misteriosa desconhecida;
O campo magnético de um ímã natural, embora se manifeste macroscopicamente, advém principalmente do alinhamento dos chamados momentos magnéticos orbitais dos átomos, onde pode haver também contribuições do momento magnético dos spins atômicos, que são propriedades quânticas descobertas somente por volta da década de 1920;
O campo magnético de um ímã não faz sentido físico;
O campo magnético dos ímãs é na verdade um campo gravitacional.
Uma transportadora possui depósitos em três cidades, Juazeiro do Norte, Iguatu e Sobral. Márcio, José e Pedro são funcionários desta transportadora e transportam mercadorias apenas entre esses depósitos. Ontem Márcio saiu de Sobral, entregou parte da carga em Iguatu e o restante em Juazeiro do Norte, percorrendo ao todo 538 Km. Dias antes, José saiu de Iguatu, fez entregas em Sobral e depois seguiu para Juazeiro do Norte, percorrendo 905 Km. Por fim, semana passada, Pedro saiu de Iguatu, descarregou parte da carga em Juazeiro do Norte e o restante em Sobral, percorrendo ao todo 681 Km. Sabendo que os três motoristas cumpriram rigorosamente o percurso imposto pela transportadora, quanto percorreria um motorista que saísse de Juazeiro do Norte, passasse por Iguatu, depois por Sobral e retornasse para Juazeiro do Norte?
524 Km
681 Km
727 Km
1054 Km
1062 Km
Considere um prisma reto, em que a altura mede 6 cm e a base é um triângulo retângulo isósceles cuja hipotenusa mede 2 √2 cm. A matriz quadrada M de ordem 3, é construída a partir de informações deste prisma, da seguinte forma, a11 é a área lateral do prisma, a13 é a área da base do prisma, a21 é o volume do prisma, a22 é a área total do prisma, a31 é a altura do prisma e os demais elementos da matriz são todos nulos. O determinante da matriz transposta de M é igual a:
24 + 12√2
−12 (28 + 12√2)
28 + 12√2
√2
6√2
Considere uma progressão aritmética (a1, a2, ... ,a50) de razão r tal que a1=5 e a50=295. Uma segunda progressão aritmética é formada a partir desta primeira (b1, b2, ... ,b49) tal que bk = (ak + ak+1)/2. De maneira análoga, com base nesta última, formamos uma terceira progressão aritmética (c1, c2, ... , c48) tal que ck = (bk + bk+1)/2. E assim seguimos formando uma progressão aritmética nova, a partir da anterior, sempre com um termo a menos e cujos termos são sempre média aritmética de termos sucessivos da progressão aritmética anterior, até que a última progressão tenha apenas dois termos. Se calcularmos a soma dos termos de cada uma dessas progressões aritmética e posteriormente somarmos todos esses números teremos o valor:
191.100
200.000
171.100
185.000
169.100
Com relação ao triângulo ABC sabemos que ele é reto em B, BD é a altura relativa a AC, AD=18cm e DC=9 cm e BC=3·EC. Já com relação ao triângulo DEC sabemos que ele é reto em E, EF é a altura relativa a DC, DF=6 cm e FC=3 cm e EC=3·GC. Com isso, podemos afirmar que o comprimento da poligonal BDEFG é, em centímetros:
√18+ √6
2(√18+ √6)
3(√18+ √6)
4(√18+ √6)
5(√18+ √6)
Se p for o período da função f(x) = 2sen2(4x) + sen(8x)−1, então o valor de sen p+ cos p é:
−1
1
(√3+ 1)/2