Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular URCA 2015/2. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
O protalo de uma pteridófita isosporada, é o desenvolvimento do:
Esporo.
Anterozoide.
Zigoto.
Arquegônio.
Gametófito.
As plantas que vivem em ambientes permanentemente alagados e de substrato não muito firmes desenvolvem adaptações que lhes permitem uma vida normal nesses lugares. É o que mostra a figura em que aparecem raízes:
Estranguladoras.
Tabulares.
Sugadoras.
Respiratórias.
Escoras.
Lula Molusco é supostamente uma lula; Patric, uma estrela-do-mar; o Sr. Siriguejo, um caranguejo; e Bob é supostamente uma esponja-do-mar. Cada um, portanto, pertence a um grupo animal diferente. Se eles forem colocados segundo a ordem evolutiva de surgimento dos grupos animais a que pertencem, teremos respectivamente:
Esponja-do-mar, estrela-do-mar, lula e caranguejo.
Esponja-do-mar, lula, caranguejo e estrela-do-mar.
Estrela-do-mar, esponja-do-mar, caranguejo e lula.
Estrela-do-mar, lula, caranguejo e esponja-do-mar.
Lula, esponja-do-mar, estrela-do-mar e caranguejo.
Os animais endotérmicos dependem do metabolismo para produzir calor, elevar a temperatura e mantê-la constante. Essa adaptação é fundamental para:
Os répteis.
As aves e os mamíferos.
Os répteis e as aves.
Os mamíferos e os répteis.
Os peixes.
Circula em Teresina um novo vírus identificado como Zika que tem os sintomas semelhantes ao da dengue e chikungunya. A informação foi confirmada pela gerente de epidemiologia da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Amariles Borba. “Essa doença tem os mesmos sintomas da dengue e chikungunya. Segundo pesquisadores, o Zika vírus foi isolado pela primeira vez no fim da década de 1940, através de estudos realizados em macacos Rhesus que habitavam a floresta de Zika, na Uganda”. Ela lembrou que o Aedes aegypti pode transmitir sete doenças e algumas delas aparecerem ao mesmo tempo na pessoa (Flash Caroline Oliveira e Yala Sena [email protected],03/05/15)
De acordo com o texto acima, o grande problema de algumas doenças são a falta de controle do vetor, o Aedes aegypti. Assinale a alternativa que trás uma doença que também é transmitida por esse mosquito.
Febre amarela.
Aftosa.
Sarampo.
Rubéola.
Difteria.
Analise as proposições sobre a História da Ciência Geográfica.
1. O conceito de gênero de vida proposto por Vidal de la Blache, é também um paradigma que orientou a geografia humana moderna, onde segundo esse enfoque, seria por intermédio de uma série de técnicas confundidas com uma cultura local que o homem entra em relação com a natureza. 2. O método geográfico baseia-se em cinco princípios. No princípio da "Extensão", o geógrafo localiza, delimitando em um mapa, a paisagem ou fato geográfico que pretende estudar. Quem formulou esse método foi o geógrafo brasileiro Josué de Castro, quando o mesmo mapeou a fome no Brasil. 3. Atualmente, além do espaço geográfico objeto de análise da Geografia, existem quatro principais conceitos que se consolidaram como categorias geográficas: território, região, paisagem e lugar. 4. A Fitogeografia é a parte da Geografia que estuda a distribuição dos vegetais sobre a superfície da Terra. 5. As teorias criadas pelos geógrafos críticos do capitalismo entre os séculos XIX e XX procuravam afirmar que o desenvolvimento das nações e as características genéticas das diferentes culturas eram determinados por padrões geográficos.
Estão corretos os itens:
2, 4 e 5.
3, 4 e 5.
1, 2 e 5.
1, 3 e 4.
1, 2 e 3.
Analise o recorte.
O indicador inédito incorpora na dimensão da violência a desigualdade racial e mostra que a cor da pele e o risco de exposição à violência estão relacionados. Diante destas informações identifique a assertiva que traz informações VERDADEIRAS relacionadas à problemática levantadas pelo estudo.
Esses índices, são resultado de uma política de criminalização da pobreza e de uma indiferença da sociedade em torno de um "genocídio silenciado" que muitas vezes fica impune.
Sob o pretexto de salvar a sociedade, e principalmente nossos jovens, promoveu-se por anos políticas de drogas licitas, racistas e violentas, que para evitar os efeitos adversos do consumo de drogas, acabou-se matando quem são os principais responsáveis pelo tráfico, os jovens negros.
São jovens negros e pobres os que mais morrem, que mais vão presos e que mais têm acesso à atenção médica adequada.
Com o fim do sistema escravista, o qual prescindiu de políticas de inclusão social para os negros, fez com que eles fossem a maioria entre os pobres e também fez com que se mantivesse um preconceito velado na sociedade.
A organização da sociedade brasileira sedimentou-se na unidade entre a elite e o povo, entre o branco e o negro, formando um Estado resultante da formação desta sociedade justa e equitativa.
O islã compreende mais de um 1 Bilhão de fiéis. O mundo muçulmano estende-se, de oeste a leste, desde o Senegal, no ocidente africano, até as Filipinas, nos limites do Oceano Pacífico, e de norte a sul, desde o Casaquistão, na Ásia central e até a Tanzânia e a Indonésia, nos dos lados do oceano Índico. Fora dos limites do mundo muçulmano, há significativas minorias islâmicas na Índia e na Europa. (Fonte: Demétrio Magnoli – O mundo Contemporâneo – Pág. – 267)
Com base no texto acima, fica claro que quantitativamente e territorialmente o mundo islâmico é muito numeroso e abrangente. Recentemente a mídia tem vinculado matérias sobre o islamismo, identifique a assertiva abaixo que traz informações VERDADEIRAS sobre o mesmo.
O Fundamentalismo Islâmico, é entendido como a interpretação particular e literal da sharia, aplicada com fins políticos. Esse entendimento afirma que, a fim de formar um Estado islâmico puro, os valores da tradição e religião islâmica devem desempenhar um papel central na vida econômica, social e política dos povos, tendo assim consonância com os ideais de pluralidade e convivência do mundo moderno.
Vários movimentos fundamentalistas, como o PEGIDA, que tem grande força na Alemanha, procuraram e ainda procuram lutar para obter e manter o controle do Estado nos países com maioria da população de religião islâmica e ali aplicar seus princípios.
O fundamentalismo islâmico, cujo ideário é a ratificação dos costumes modernos e a aplicação da lei corânica à vida cotidiana, bem como, uma rejeição completa ao mundo moderno, galgaram o cenário político do Oriente Médio, a partir da Revolução Xiita iraniana, em 1979;
Com exceção da Indonésia, onde a maioria da população segue o judaísmo, os demais países do Oriente Médio professam o islamismo como religião.
Em pleno século XXI, as religiões continuam tendo grande influência no contexto social e cultural de diversos países e em amplas regiões do planeta. O poder da fé é de tal magnitude que é capaz de influir em aspectos políticos, sociais e econômicos de nações cujas autoridades, leis ou fronteiras são fortemente delimitadas por questões religiosas.
Com base na imagem abaixo, referente à população brasileira, e considerando as peculiaridades demográficas do nosso país, pode-se afirmar que:
A evolução da taxa de Natalidade da população revela padrões demográficos típicos de país com intensa migração externa.
A taxa de incremento está desvinculada do aumento da população absoluta, devido ao aumento da imigração nas últimas décadas.
A queda pronunciada na taxa do incremento não impediu, até agora, o aumento da população absoluta;
A projeção do crescimento da População Absoluta representadas para o final do século prenuncia uma forte redução da população absoluta.
As elevadas taxas de incremento populacional nas décadas de 1950 e 1960, estão associadas às baixas taxas de fecundidade da mulher brasileira naquele período.
Analise esse pequeno recorte do Cordel: O AQUECIMENTO GLOBAL TÁ DESTRUINDO A NATURA, de autoria dos Poetas Paulo Ernesto e Paulo de Tarso.
Com base no Mote do Cordel, identifique abaixo a única alternativa que traz de forma correta problemas ambientais que assolam o nosso planeta.
A elevação da temperatura, em face dos gases do efeito estufa, poderá alterar o regime de chuvas e provocar catástrofes relacionadas às grandes inundações em cidades de baixa latitude e alta altitude.
A cidade do Crato, por está próxima a Chapada do Araripe, sofre de um problema ambiental seríssimo que são as chuvas orográficas, que por ter uma alta concentração de CO2 contamina as águas das nascentes.
A chuva ácida que ocorre nas cidades dos países ricos industrializados apresenta como consequências, a destruição da cobertura vegetal, alteração das águas, embora favoreça a fertilização dos solos agricultáveis.
As ações antrópicas, em particular, as atividades ligadas ao desenvolvimento industrial e urbano têm comprometido a qualidade das águas superficiais, e têm contaminado também os aquíferos.
Temos acompanhado o processo de desertificação no planeta, e de forma muito intensa no Nordeste Brasileiro, que vem sendo intensificado pelas atividades econômicas, no entanto destacamos a preservação dos cursos de água e a vegetação ribeirinha presente no Bioma da Caatinga.