Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular URCA 2015/2. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Desde que os seres humanos se sedentarizaram, utilizam a agricultura como fonte de alimento e fornecedora de matéria-prima. As atividades agrárias, sejam elas agrícolas ou pastoris, estão intimamente ligadas à fertilidade dos solos. No entanto algumas práticas são responsáveis pela degradação dos solos em várias partes do planeta. Identifique abaixo a assertiva que traz problemas relacionados ao manuseio INCORRETO do solo na prática agrícola.
A Laterização, é intensificada quando ocorre a substituição de vegetação nativa por culturas agrícolas, portanto acelera a concentração de hidróxido de ferro e alumínio no solo, onde a partir dessa concentração, forma-se uma camada de solo agricultável rica em húmus que facilita o manuseio do solo.
O terraceamento da lavoura é uma prática de combate à erosão fundamentada na construção de terraços com o propósito de disciplinar o volume de escoamento das águas das chuvas.
A Curva de nível é um sistema de cultivo, seguindo as cotas altimétricas. A água das chuvas, ao encontrar os sulcos com as plantas, não escorre e se infiltra no solo, deixando-o úmido e evitando a erosão e a lixiviação.
A Consorciação de culturas é uma técnica agrícola de conservação que visa um melhor aproveitamento a longo prazo do solo. As espécies escolhidas proporcionam entre si vantagens recíprocas, quando o seu crescimento se efetua simultaneamente na mesma área agrícola.
Os solos considerados de boa potencialidade agrícola são aqueles mais profundos, bem drenados, com horizontes bem definidos, localizados em locais de topografia plana ou levemente ondulada. A associação da qualidade do solo com a topografia plana favorece a mecanização.
Observe na imagem uma feição de relevo em escarpa, área de desnível acentuado de altitude, encontrada geralmente nas bordas da Chapada do Araripe, como os trechos entre as Cidades de Crato e Barbalha.
Utilizando a técnica das curvas de nível, uma representação aproximada dessa imagem em uma carta topográfica está indicada em:
Com base no gráfico abaixo, referente à Mortalidade Infantil no Ceará, pode-se afirmar que:
A mortalidade infantil têm aumentado muito a partir das transformações políticas e econômicas do nosso Estado, pois ao aderir o Programa Bolsa Família, as Mães não investem na saúde de seus filhos deixando as crianças à própria sorte.
O aumento acentuado do número de nascimentos por mulher, em idade de procriar, tem resultado na retomada do crescimento populacional de forma inesperada e tem agravado o aumento da Mortalidade Infantil no nosso Estado.
O Ceará, mesmo com o avanço no processo de urbanização e industrialização, continua sendo um Estado com muitas injustiças e desigualdades sociais, em virtude de suas prioridades econômicas e das condições de pobreza de amplas parcelas da população refletidas nos indicadores sociais e vitais relativos à mortalidade infantil, analfabetismo, subnutrição e expectativa de vida.
Em 2010 a Mortalidade Infantil no nosso Estado era de 19.68, a queda da mesma pode ser atribuída, as condições de saneamento básico que melhoraram significativamente, tendo como consequência o desaparecimento de todas as doenças infectocontagiosas em nosso Estado.
As habitações precárias e o intenso favelamento das cidades do nosso Estado diminuíram em face das medidas governamentais preventivas, o que desfavorece a ocorrência de doenças, que provocam a mortalidade infantil.
Com base no recorte Jornalístico abaixo, e diante das recentes informações vinculadas na mídia sobre CUBA pode-se afirmar que:
Um dos mais marcantes acontecimentos recentes vem sendo o êxodo dos cidadãos cubanos que tentam alcançar a Europa utilizando-se de improvisadas e toscas embarcações.
Teve destaque a posição do Presidente Francês, François Hollande, ao se posicionar favorável ao fim do embargo comercial norte-americano que dificulta a reestruturação da economia do país.
As grandes reservas de recursos naturais em Cuba, em especial o petróleo, são na verdade os grandes responsáveis pelo recente interesse de aproximação dos Estados Unidos com a Ilha Comunista.
O embargo a Cuba que os EUA mantêm desde 1961, Barack Obama acredita que este tenha cumprido o seu propósito. O Presidente esclarece que para por fim o embargo, precisará do apoio do poder legislativo, nomeadamente do Congresso, que neste momento é controlado pelos Democratas, a força política oposta.
Cuba, com a abertura econômica se tornou uma potência econômica neoliberal hoje aliada aos Estados Unidos.
Com base no mapa a seguir, as alternativas que melhor definem as massas de ar consideradas responsáveis pelo tempo e clima da região Nordeste do Brasil são as de números:
1. Equatorial atlântica. 2. Tropical atlântica. 3. Polar atlântica. 4. Tropical continental. 5. Equatorial continental.
A resposta CORRETA é:
1, 2 e 4.
2, 3 e 5.
3, 4 e 5.
1, 2 e 5.
2, 3 e 4.
As cidades são classificadas segundo uma hierarquia urbana, que as diferencia pelos produtos e equipamentos funcionais (rede de serviços como hospitais, escolas, lojas, etc.) que têm à disposição da população. Assim, de acordo com essa hierarquia urbana existem metrópoles nacionais, metrópoles regionais e centros regionais.
Assinale a afirmativa que contenha SOMENTE metrópoles nacionais.
Salvador, Fortaleza e Recife.
São Paulo, Belém, Belo Horizonte e Salvador.
Belo Horizonte, Porto Alegre, Fortaleza e Salvador.
Joinville, Manaus e Florianópolis.
São Paulo e Rio de Janeiro.
Com base no infográfico abaixo, e diante das recentes informações vinculadas na mídia sobre o Terremoto no NEPAL pode-se afirmar que:
Com o desenvolvimento da Teoria das Placas Tectônicas, nos anos 1960 e 1970, fenômenos como o vulcanismo, os terremotos e a formação de cadeias montanhosas vêm tendo uma compreensão mais aprofundada. Isto permite, inclusive, a previsão de eventos de alta intensidade destrutiva, conforme o acontecido no NEPAL, já que, nessa região, a crosta terrestre:
Apresenta uma zona de encontro de placas tectônicas a sul-americana e a sul-africana com expansão do assoalho oceânico.
É o encontro de duas placas tectônicas: a eurasiana e a indiana, onde estas duas porções da crosta terrestre estão se aproximando, acumulando energia.
Está sendo empurrada para baixo, onde a placa sul-americana está formando uma fossa abissal.
Forma uma área de separação da placa euroasiática com forte epirogênese.
Se divide em duas placas a de Nazca e a Indiana que deslizam paralelamente em sentidos contrários.
Os seis domínios morfoclimáticos brasileiros têm por base a superposição do clima, relevo, solo, vegetação e hidrografia, onde são distribuídas em extensas áreas do nosso território, o visual da paisagem é normalmente fornecido pela vegetação." Com base no texto anterior, é INCORRETO afirmar que:
No domínio da Araucária, predomina o clima subtropical e o relevo é marcado pela presença do planalto Meridional.
O domínio da Pradaria localiza-se no sul do Brasil e trata-se do prolongamento dos campos (vegetação herbácea e típica de climas temperados e subtropicais) do Uruguai e da Argentina.
O domínio da Caatinga caracteriza-se por um solo fraco em quantidade de minerais e muito profundo, o que, associado à falta de chuvas, ocasiona uma vegetação florestal de grande porte xerófita.
O domínio Amazônico, predomina a floresta latifoliada equatorial que aí encontra boas condições de crescimento, devido ao clima quente e à grande quantidade de chuvas.
O domínio do Cerrado localiza-se no Planalto Central do Brasil, onde predomina o clima tropical típico ou semiúmido.
A Chapada do Araripe é um Divisor de Águas dos Rios:
Jaguaribe, Parnaíba e São Francisco.
Jaguaribe, Tocantins e São Francisco.
Jaguaribe, Tocantins e Parnaíba.
Parnaíba, Tocantins e São Francisco.
Jaguaribe, Capibaribe e São Francisco.
Observe no desenho abaixo o deslocamento de 3 andarilhos que saem da cidade de Crato, com destinos diferentes.
Abaixo identifique a alternativa que traz a direção correta seguida pelos andarilhos.
O que sai de Crato para Várzea Alegre, seguiu para Noroeste.
O que sai de Crato para Salitre, seguiu para Oriente.
O que sai de Crato para Brejo Santo, seguiu para Nordeste.
O que sai de Crato para Salitre, seguiu para Meridião.
O que sai de Crato para Brejo Santo, seguiu para Sudeste.