Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular URCA 2016/1. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Analise o recorte.
O número representa 5,8 trilhões de litros de água. Isso seria suficiente para abastecer a cidade de São Paulo por sete anos e meio.
Entre as capitais, a variação no índice de perdas é ampla, com a menor em Goiânia, com 21,3%, e a maior em Macapá, 73,6%. Já se tratando por regiões, a que mais desperdiça água tratada é a:
Nordeste
Centro-Oeste
Sudeste
Sul
Norte
A atividade turística se torna cada vez mais, uma importante fonte de renda. Considerando as particularidades das diferentes cidades da Região Metropolitana do Cariri quanto ao quadro natural e ao processo de ocupação humana, identifique abaixo qual a cidade em que possível explorar as seguintes formas de turismo: turismo ecológico, turismo histórico e turismo científico.
Caririaçu: Açude do Trussu, Museu de Luiz Gonzaga e o Museu de Fósseis.
Lavras da Mangabeira: Boqueirão, Museu de Fideralina Augusto e o Museu de Lavras de Ouro.
Santana do Cariri: Pontal da Santa Cruz, Memorial do Homem Kariri e o Museu de Paleontologia.
Crato: Chapada do Araripe, Museu Itaytera e o Geossítio Batateiras.
Juazeiro do Norte: Geossítio Riacho do Meio, Memorial do padre Cícero e Serra do Horto.
A urbanização trouxe um desafio crescente ao poder público.
Como trazer diariamente pessoas que trabalham em outras cidades e levá-los de volta? O quadro acima exemplifica a situação do Cariri. A resolução desse problema é a solução para o movimento migratório conhecido como:
Transumância.
Êxodo urbano.
Emigração.
Sazonal.
Pendular.
Análise o recorte.
Região onde ocorreu a catástrofe fica no Quadrilátero Ferrífero Central. Portanto numa região de grande importância econômica, pois a mesma é explorada na extração de minérios por várias companhias extrativistas, dentre elas a Companhia Vale do Rio Doce.
Em se tratando das características naturais desta região podemos afirmar acertadamente:
O produto mineral mais significativo das exportações brasileiras é o ferro, encontrado principalmente no Quadrilátero Ferrífero, devido a grande concentração de terras datadas da Era Mesozoica.
Destaca-se nessa região a extração de minerais energéticos que está entre as maiores do mundo, pois a mesma, por ser formada predominantemente de rochas formadas na Era Pré-cambriana é rica em Carvão Mineral.
As atividades mineradoras, independente da estrutura geológica, seja ela em rochas magmáticas e/ou sedimentares causam mudanças no solo e nos rios e o esgotamento dos recursos minerais, além de promoverem a destruição de florestas e dos ecossistemas.
A maior concentração de jazidas de minérios de ferro no Brasil, conhecidas e medidas, se encontram em Minas Gerais (2/3 do total brasileiro, localizadas no Quadrilátero Ferrífero ou Central, isso se dá devido a estrutura geológica ter se originado predominantemente na Era Fanerozóica.
A extração de minérios é bastante segura, e só causam impactos ambientais quando ocorrem catástrofes como a ocorrida em Mariana – MG. Os principais impactos ambientais foram: desmatamento, erosão dos solos, poluição das águas e assoreamento dos cursos d’água.
Recentemente o Curso de Geografia da URCA, fechou parceria com a USP-SP, na realização de um Minter-Mestrado Interinstitucional. O Minter tem suas linhas de pesquisas concentradas na “Geografia Humana”, e não na “Geografia Física”. A informação acima, tendo como destaque as duas Geografias, nos remete a uma discussão muito comum na academia, que o grande Geógrafo Milton Santos se dedicou bastante. Estamos tratando da(o):
Regionalização Geográfica.
Espaço Geográfico dividido.
Dicotomia Geográfica.
Enlace Geográfico.
Conúbio da Geografia Física e Humana.
O trecho do poema de Ruth Rocha (TEXTO I) expressa a ideia de uma infância tranquila, enquanto que a imagem (TEXTO II) mostra a realidade das crianças que vivem em países em guerras ou em conflitos.
O direito das Crianças Tem direito à atenção Direito de não ter medos Direito a livros e a pão Direito de ter brinquedos. Mas criança também tem O direito de sorrir. Correr na beira do mar, Ter lápis de colorir...
Com base no texto, e a imagem acima podemos afirmar que:
No conflito da Síria, se respeita a idade de brincar e de ir para a escola das crianças, pois as creches e as escolas são poupadas dos bombardeios.
No momento em que você está fazendo esta prova, cerca de 300 mil crianças estão sendo convidadas para serem usadas como soldados ao redor do mundo. O recrutamento se dá voluntariamente.
Uma das tendências mais alarmantes nos conflitos armados é a participação de crianças como soldados. No entanto, se percebe uma diminuição no recrutamento de crianças, porque são menos obedientes, questionam ordens e são mais difíceis de manipular do que os soldados adultos.
No Brasil nossas “crianças” se tornam traficantes e assassinos cruéis ao se tornarem “soldados do tráfico”, onde a única saída e solução é: aumento do policiamento ostensivo, redução da faixa etária penalmente imputável, aprisionamento e confinamento do infrator, trabalhos forçados para os detentos, prisão perpétua e... pena de morte!
A guerra viola todos os direitos da criança o direito à vida, o direito a ter uma família e uma comunidade, o direito à saúde, o direito ao desenvolvimento da personalidade e o direito a ser educada e protegida.
Qual projeção cartográfica foi utilizada para confecção do Mapa?
projeção cônica.
projeção plana.
projeção cilíndrica.
projeção azimutal.
projeção eurocêntrica.
Com base no Mapa e seus conhecimentos geográficos, identifique a assertiva correta sobre a localização do Brasil:
O Brasil localiza-se na América do Sul, ocupando a porção centro-oriental do continente.
As terras brasileiras em sua totalidade estão no hemisfério Sul ou denominado também como Setentrional.
O Chile, Equador e México são os únicos países da América do Sul que não fazem limites com o Brasil.
O Brasil tem a maioria de suas terras localizadas nos hemisférios Meridional e Oriental.
O Brasil é “cortado” pela linha do equador, razão pela qual tem uma pequena porção de suas terras situadas no hemisfério meridional e a maior parte no hemisfério setentrional.
No fragmento, Porque nasceu desmilinguida, a palavra em destaque pode ser substituída, sem que mude o sentido atribuído no texto, por:
Esbelta.
Elegante.
Desnutrida.
Desinibida.
Desenvolta.
A expressão, Quem não pode se acode, pertence ao que chamamos provérbios populares; dadas as expressões populares, marque a que se encontra em desacordo com a sabedoria popular.
Quem espera sempre cansa.
Quem semeia vento colhe tempestade.
Quem ri por último ri melhor.
As aparências enganam.
Nem tudo que reluz é ouro.