Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular URCA 2016/2. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
As quantidades físicas podem ser classificadas de acordo com as representações matemáticas mais adequadas para descrevê-las. Na física clássica pré-relativística, temos as chamadas grandezas escalares e as grandezas vetoriais. Podemos dizer que:
Massa é uma grandeza física escalar e escalar é um conceito matemático.
Velocidade é um conceito matemático e vetor é um conceito físico.
Vetor é um conceito sem sentido.
Escalar é um conceito físico.
Vetor é o mesmo que escalar.
Assinale a alternativa completa e correta:
Os planetas se movem em torno do Sol.
O Sol se move em torno de qualquer planeta.
O Sol se move em torno da Terra em relação a ela.
A Terra não se move em torno do Sol, se adotarmos o referencial do Sol.
A Terra se move em relação a ela própria.
Suponha que um certo fenômeno físico seja descrito pela equação x = bt. Se “x” representa localização ou posição de uma partícula, e “t” representa tempo, então uma unidade de medida de “x”, é:
joule
kg.metro
joule²
minuto.luz
kg vezes joule
Um automóvel com uma velocidade cujo valor é 30km/h desacelera até parar 2 segundos depois do instante em que o freio foi acionado. O valor absoluto da desaceleração média deste automóvel no intervalo em consideração é:
10m/s²
20m/s²
30m/s²
40m/s²
(15km/h)/s
Uma bola de 1kg é colocada (momentaneamente em repouso) em uma certa altura, em relação ao solo, e cai livremente sob ação apenas da gravidade. Adote o valor aproximado da aceleração da gravidade de aproximadamente 10m/s². O deslocamento da bola nos dois primeiros segundos de queda é de:
20km
20milhas
20metros
20dm
20mm
A potência de um aparelho elétrico corresponde ao consumo por hora de uma certa quantidade de energia. Um certo aparelho de potência 10kW ficou ligado durante 2h. Desprezando perdas por energia térmica nos fios de ligação, qual a quantidade (aproximada) de energia consumida por este aparelho nesta situação?
20kWh
2J
2kWh
20J
2Wh
A constante calorífica de derretimento do gelo, sob pressão atmosférica padrão, é cerca de 80cal/g. Ou seja, para derreter cada grama de gelo à 0 graus Celcius sob pressão atmosférica padrão é necessário transferir para ele 80cal de energia térmica. A quantidade de energia térmica necessária para derreter 20g de gelo à 0 graus Celcius sob pressão padrão é cerca de:
54kcal
80kcal
800kcal
1,6kcal
8000cal
Considere a velocidade da luz no vácuo, c=3x10⁵ km/s, e a velocidade orbital da Terra em torno do Sol, v=30km/s, que é bem maior do que a velocidade de um avião supersônico. A razão entre a velocidade da Terra em torno do Sol e a velocidade da luz “c” é:
10⁴
10⁵
1/10⁴
10⁻⁵
10⁶
Assinale a alternativa INCORRETA:
Uma temperatura de 20 graus célsius não é o dobro de uma temperatura de 10 graus célsius visto que, na escala kelvin, 20+273=293K não é o dobro de 10+273=283K.
Uma massa de 20kg é o dobro de uma massa de 10kg.
Uma temperatura de 20 graus célsius é o dobro de 10 graus célsius.
Um gás pode se expandir isotermicamente.
A expansão livre de um gás é um processo termodinamicamente irreversível.
Considere o texto:
Um conceito amplo de calor se refere a forma de transferência de energia não mecânica entre sistema e vizinhança, ou seja, uma forma de transferência de energia entre sistema e vizinhança não relacionada a trabalho mecânico, podendo ser decorrente de diferença de temperatura entre sistema e vizinhança ou mesmo advinda de radiação solar etc.
Levando em consideração o texto apresentado acima, podemos dizer que se a terra recebe uma quantidade de energia Q do sol, então considerando que não há trabalho realizado sobre a terra nem por ela, a variação de energia interna da terra neste processo é, de acordo com a primeira lei da termodinâmica:
Delta U = Q, que corresponde ao calor por radiação recebido do sol.
Delta U = 0
Delta U = Q/3
Delta U=2Q
Delta U= Q/2