Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular URCA 2016/2. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Sabemos que o tecido muscular é classificado em três tipos: tecido muscular estriado cardíaco, tecido muscular estriado esquelético e tecido muscular não estriado ou liso. Conforme informação acima a alternativa que indica o tipo de músculo relacionado com a nossa locomoção, corretamente é:
estriado cardíaco.
estriado esquelético.
não estriado.
estriado esquelético e estriado cardíaco.
estriado cardíaco e não estriado.
Uma mulher do grupo sanguíneo tipo “B”, cuja mãe é do grupo sanguíneo tipo “O”, casa-se com um homem doador universal. Os filhos do casal terão como prováveis grupos sanguíneos:
Grupo B ou AB
Apenas grupo B
Grupo AB ou O
Grupo B ou O
Apenas grupo O
O cruzamento entre uma planta de ervilha rugosa-verde rrvv com um planta lisa-amarela RRVV tem como descendente em F1:
Apenas plantas lisa-verde.
Plantas tanto lisa-amarela quanto rugosa-verde.
Apenas plantas rugosa-amarela.
Apenas plantas rugosa-verde.
Apenas plantas lisa-amarela.
Observe a figura abaixo relacionada a fotossíntese e a respiração e responda: A respeito da condução de seiva bruta nas angiospermas é correto afirmar que:
A seiva bruta é transportada por meio de elementos traqueais do xilema das raízes até as folhas.
A seiva bruta é conduzida por uma corrente descendente por meio do floema, ao longo da planta.
A seiva bruta é transportada da raiz até as folhas, pelos elementos crivados do xilema.
A transpiração nas folhas estimula o transporte de seiva bruta, que é conduzida por meio de elementos traqueais do floema.
A seiva bruta é transportada das folhas até as raízes pelos elementos traqueais do xilema.
Na Biologia, as relações ecológicas são divididas em relações ecológicas interespecíficas e relações ecológicas intraespecíficas. As relações ecológicas interespecíficas se estabelecem entre indivíduos de espécies diferentes, enquanto que as relações ecológicas intraespecíficas se estabelecem entre indivíduos da mesma espécie. Inquilinismo, herbivoria, parasitismo e mutualismo são exemplos de relações ecológicas interespecíficas, ou seja, ocorre entre indivíduos de espécies diferentes. Sociedade, colônia e competição são exemplos de relações ecológicas intraespecíficas. As relações ecológicas abaixo descritas são classificadas, respectivamente, como:
I. A caravela é um cnidário que vive flutuando no mar e é formada por um conjunto de indivíduos da mesma espécie que vivem fisicamente juntos, dividindo o trabalho. II. A associação entre certos fungos e algas clorofíceas ou cianobactérias formam um novo tipo de organismo, o líquen. III. Entre alguns insetos da mesma espécie, os animais mais fracos ou doentes são devorados pelos sadios; IV. Várias espécies de abelhas formam agrupamentos altamente organizados, nas quais, de modo instintivo, cada indivíduo coloca a sobrevivência da colmeia acima de sua própria.
Sociedade, colônia, canibalismo e mutualismo.
Mutualismo, sociedade, canibalismo e colônia.
Comensalismo, sociedade, predatismo e colônia.
Colônia, Mutualismo, canibalismo e sociedade.
Protocooperação, colônia, predatismo e sociedade.
Observe os organismos no quadro abaixo e procure relacionar as características anatômicas com cada classe animal:
1) Corpo coberto com pele seca e queratinizada, esqueleto completamente ossificado, coração com dois átrios e dois ventrículos parcialmente divididos, respiração pulmonar, temperatura corporal variando de acordo com o ambiente e ovos adaptados para o desenvolvimento em terra. 2) Presença de ossos pneumáticos, coração com quatro câmaras: dois átrios e dois ventrículos. e embrião formado no interior de um ovo, na porção externa do corpo da mãe. 3) Animais com coração com três cavidades e respiração branquial, cutânea e pulmonar. 4) Animais com corpo geralmente coberto com pelos, glândulas sudoríparas, glândulas sebáceas, dentes diferenciados, homeotérmicos. 5) O coração apresenta 3 cavidades, onde circula sangue venoso, presença de bexiga natatória, presença de opérculo protegendo as fendas branquiais e arco mandibular não fundido ao crânio.
Com estas características, podemos identificar o grupo:
1) dos anfíbios; 2) das aves; 3) dos répteis; 4) dos mamíferos; 5) dos peixes.
1) dos peixes; 2) das aves; 3) dos mamíferos; 4) dos anfíbios; 5) dos répteis.
1) dos répteis; 2) dos peixes; 3) dos anfíbios; 4) dos mamíferos; 5) das aves.
1) dos répteis; 2) das aves; 3) dos anfíbios; 4) dos mamíferos; 5) dos peixes.
1) dos anfíbios; 2) dos répteis; 3) dos mamíferos; 4) das aves; 5) dos peixes.
A imagem capturada pelas lentes da máquina fotográfica do Artista Cratense Samuel Araújo Gregório, expressa sentimentos de pertencimento, acolhimento e afetividade que o povo cratense traz como marca forte de sua personalidade.
Assinale a alternativa que melhor traduz o que o artista na fotografia expressa como Categoria Geográfica.
Lugar.
Território.
Globalização.
Região.
Fronteira
Sobre a economia atual, do Brasil e do mundo é CORRETO afirmarmos.
As implicações da crise do capitalismo em 2008, mais conhecida como a quebra da bolsa de Nova York na economia brasileira foram bastante significativas. O descontrole da economia estadunidense reduziu drasticamente os lucros obtidos com a exportação do café.
A crise que o Brasil vivencia hoje, é consequência de uma recessão que a economia da União Europeia passa após o maior afluxo de imigrantes já ocorrida na história contemporânea, reduzindo assim as exportações brasileiras para os países europeus.
Os principais fatores que potencializou a crise econômica brasileira foram: a contração da demanda puxada pela desaceleração da economia chinesa, queda nos preços das principais commodities, elevada volatilidade dos mercados financeiros, fuga de capitais desde a sinalização de alta da taxa de juros básica nos Estados Unidos, e a contração do crédito.
Desde a crise financeira sistêmica, iniciada em 2008, desencadeada pela valorização dos ativos subprime (crédito de risco), a economia internacional persiste apresentando baixas taxas de crescimento, com elevada estabilidade financeira e tendência à inflação de preços das commodities, com isso o resultado não poderia ser outro, se não a crise econômica, que levou a uma recessão na economia brasileira.
A aceleração da economia chinesa, a brusca queda do preço dos combustíveis devido a alta do preço do petróleo e a expansão do fenômeno dos juros altos nos países desenvolvidos, têm contribuído para consolidar a crise econômica e política que o Brasileiro vivencia atualmente.
Identifique a ÚNICA assertiva que não traz informações corretas sobre o crime de estupro.
O estupro é crime! Afeta a saúde física e psíquica das vítimas, atinge toda a sociedade ao colocar o medo do estupro como um elemento da existência das mulheres que pode limitar suas decisões e, consequentemente, afetar seu pleno potencial de desenvolvimento e sua liberdade.
No Brasil, a maior parte das mulheres não registram queixa por constrangimento e humilhação, ou por medo da reação de seus conhecidos e autoridades. Também é comum que o agressor ameace a mulher de nova violência caso ela revele o que sofreu.
Além da conjunção carnal, desde 2009, com a alteração no Código Penal, atos libidinosos e atentados violentos ao pudor também passaram a configurar crime de estupro.
Apesar da ideia do nome estar ligada ao "macho", o estupro ocorre devido ao comportamento vindo de mulheres, que na maioria das vezes se vestem de forma imoral e ficam se insinuando aos homens, com isso despertam o instinto animal do homem.
O machismo decorrente de uma sociedade patriarcal, é um conjunto de opiniões e atitudes que discriminam ou recusam a ideia de igualdade entre homens e mulheres, cedendo privilégio aos homens.
Ao estudar a dinâmica sociodemográfica, juntamente com as questões agrárias na formação socioespacial do Brasil, nos deparamos com intervenções jurídicas como a chamada “Lei de Terras”, de 18 de Setembro de 1850, que ao proibir, a partir daquele momento, as aquisições de terras devolutas por outro título que não fosse o de compra, acabou proporcionando o seguinte efeito socioespacial:
Dificultou ainda mais o acesso à terra para os latifundiários.
Facilitou o acesso dos escravos libertos à terra.
Redistribuiu os latifúndios improdutivos existentes no Brasil aos imigrantes italianos.
Eliminou a figura do grileiro no espaço rural brasileiro.
Ratificou a existência dos latifúndios no Brasil.