Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular URCA 2017/1. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
O texto acima pertence ao livro Odes, de Ricardo Reis, e se caracteriza por pertencer ao Gênero Lírico. Pertence também a tal gênero:
o conto.
o soneto.
a farsa.
o apólogo.
a crônica.
São heterônimos de Fernando Pessoa:
Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos.
Ricardo Reis, João Ubaldo e Álvares de Azevedo.
Umberto Eco, Álvares de Azevedo e Ricardo Reis.
Álvaro de Campos. Saramago e Alberto Caeiro.
Fernando Veríssimo, Ricardo Reis e João Ubaldo.
Leia o fragmento abaixo:
“É aí que o escritor encontra a sua singularidade. (...) retorna, por exemplo, a um dos arquétipos mais antigos da tragédia: a de que o mal surge no seio da própria família, que, ao fim, é encaminhada para a extinção. Em Redemunho, um dos melhores contos do livro, isso surge exemplarmente no confronto entre filho e mãe, os últimos remanescentes de uma família aristocrática: ele, traído pelo irmão; ela, cúmplice do crime. Em Inácia Leandro, o embate se dá entre irmão e irmã; em Cícera Candóia, entre filha contra a mãe, numa família marcada pelo parricídio. Mesmo em Faca, Mentira de Amor e A Escolha, em que os crimes envolvem, em circunstâncias as mais diversas, marido e mulher, as razões nunca são passionais no sentido habitual: há algo mais perverso – como um destino que não pode ser evitado." (BRAVO!, abril de 2003 © Almir de Freitas)
O trecho acima faz parte de uma resenha sobre um escritor cearense e sua obra, preenche respectivamente o parêntese:
Ronaldo Correia de Brito, em Faca.
Antonio Sales, em Aves de Arribação.
José de Alencar, em Iracema.
Ceilson Ribeiro, em O silêncio Laminado do Casulo.
Natercia Campos, em A Casa.
Das palavras em destaque, marque a alternativa em que se pode usar como antecedente o artigo feminino:
... diabetes é uma doença bastante comum.
Ninguém trouxe ... cal que pedi.
Ela é ... caixa mais eficiente do banco.
Melissa é ... guia da turma.
Se você está com ... moral elevado, tudo bem.
Marque a alternativa em que a oração é sem sujeito:
Está muito frio hoje.
Existia um lápis ali na mesa.
Haveria desejado ele tudo isso?
Ninguém fez nada ontem.
Alguém havia aberto a porta.
Marque a alternativa em que a concordância verbal não se encontra de acordo com a norma culta:
Tudo são boatos, nada parecem fatos verdadeiros.
A cama do pedinte eram folhas de jornal.
Minha mãe é muitas coisas lá em casa.
Agora deve ser três horas.
O repórter é os olhos e os ouvidos da população.
Identifique dentre as opções abaixo aquela em que não corresponde ao estabelecido por Massaud Moisés como principais representantes da Poesia Trovadoresca da Literatura portuguesa:
João Soares de Paiva, considerado o mais antigo, nascido em 1141.
Paio Soares de Taveirós, autor da cantiga mais antiga de que se tem registro.
D. Dinis, autor de aproximadamente 140 cantigas, entre líricas e satíricas.
João Garcia de Guilhade escreveu 54 composições líricas e satíricas. Considerado um dos mais originais trovadores do século XIII.
Gil Vicente foi autor de representações cheias de improvisos já previstos, são ricas, densas e variadas.
Marque a alternativa em que aparecem reflexões sobre a produção literária de José Saramago:
É considerado o responsável pelo efetivo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa, sendo o autor português mais conhecido da literatura contemporânea, traduzido para várias línguas.
A sua trajetória poética está compreendida em três fases: a primeira, da morbidez e do torpor, é a fase do "Opiário" (oferecido a Mário de Sá-Carneiro e escrito enquanto navegava pelo Canal do Suez, em março de 1914), a segunda fase, mais mecanicista, é onde o Futurismo italiano mais transparece, é nesta fase que a sensação é mais intelectualizada.
Suas composições trabalham temas sentimentais, apresentam uma musicalidade marcante e uma postura de resignação diante da adversidade. Esse quadro compõe imagens fugidias, carregadas de pessimismo, e transitoriedade da vida.
O pensamento mais profundo dos seus enredos pode talvez considerar-se como tipicamente pré-romântico. Quem quer que se interponha no caminho dos amantes aparece sob uma capa de ridículo ou de odioso. A mulher de todas as condições é quase sempre o anjo adorável, capaz de todas as abnegações e sacrificada ao egoísmo, à vaidade ou ao simples capricho masculino.
Foi talvez o autor dos melhores sonetos da língua portuguesa depois do seu modelo, foi também grande repentista e improvisador em assembléias e tornou-se efetivamente o autor mais popular e mais lembrado em Portugal até hoje, talvez por certa facilidade de verso e por certa vulgaridade de situações em que se apresenta.
TEXTO 02
Florzinha continuava a esperar, porque continuava a viver. Na sua fronte se crestavam pouco a pouco as louçanias da mocidade, e essas não voltariam com o verdor e as flores da próxima estação. Seu corpo era ainda a lâmpada que se acendera para o Pentecostes do amor; mas a chama interior doidejava batida por um sopro que tentava extingui-la, deixando às vezes na sombra do desespero seus olhos, que já não choravam. Exauriu-se-lhe o lacrimal, como as fontes dos campos: reinava também o verão em sua alma, esterilizando-a para as florações do sonho. Seu coração se ressecara como esses torrões agrestes onde só medram os cardos, que não precisam do orvalho para medrar e ferir. (Aves de Arribação)
Quanto ao sentido das palavras no texto acima, observe o que se segue:
I– O termo louçanias está empregado em sentido conotativo, comportando, pois, a ideia de “frescor, brilho. II– O termo lâmpada está empregado em sentido denotativo, implicando por extensão de sentido, uma sinestesia. III– O verbo medrar, por se encontrar em sentido conotativo, aceita o sentido de crescer, de brotar.
Marque a opção CORRETA:
Apenas o item I é verdadeiro.
Apenas o item II é verdadeiro.
Apenas o item III é verdadeiro.
Os itens I e II são verdadeiros.
Os itens II e III são verdadeiros.
A passagem “reinava também o verão em sua alma, esterilizando-a para as florações do sonho” traduz, sobretudo, Um(a):
correspondência entre a natureza e os estados da alma.
sensação de perda da identidade e das referenciais.
conceito de vida como a concretização do amor.
aceitação de que, na vida, sempre surgem os reveses.
luta da personagem para suplantar suas quedas.