Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular URCA 2017/1. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Os tubarões possuem um sexto sentido, a ampola de Lorenzini. Graças a ela, esses condrictes são capazes de:
Ver no escuro.
Captar infravermelho.
Sentir seres de sangue quente nas proximidades.
Manter-se sempre aquecido.
Captar o campo elétrico produzido por seres que se encontram nas proximidades.
No sangue humano existem glóbulos vermelhos e brancos. Dentre os glóbulos brancos, os eosinófilos são mais diretamente associados ao combate de:
Parasitas multicelulares.
Vírus.
Bactérias.
Fungos.
Venenos.
“A geopolítica nasceu – pelo menos oficialmente, como rótulo – com o jurista sueco Rudolf Kjellén, que pela primeira vez empregou esse termo num ensaio intitulado As Grandes Potências, publicado em 1905 numa revista do seu país”. (VESENTINI: 2015, p. 15).
Sobre Geopolítica é correto afirmar:
A Ordem Mundial Multipolar que vigorou desde o final do século XIX até a Segunda Guerra Mundial propiciava um clima de pré guerra entre as grandes potências do período, com acirradas disputas por territórios, mercados e recursos na África, na Ásia e até na Europa.
A Ordem Mundial Bipolar que vigorou desde o final do século VIII até a Primeira Guerra Mundial propiciava um clima de pré guerra entre as grandes potências do período, com acirradas disputas por territórios, mercados e recursos na África, na Ásia e até na Europa.
A Ordem Mundial Monopolar que vigorou desde o final do século XI até a Segunda Guerra Mundial propiciava um clima de pré guerra entre as grandes potências do período, com acirradas disputas por territórios, mercados e recursos na África, na Ásia e até na Europa.
A Ordem Mundial Geoeconômica que vigorou desde o final do século XVIII até a Segunda Guerra Mundial propiciava um clima de pré guerra entre as grandes potências do período, com acirradas disputas por territórios, mercados e recursos na África, na Ásia e até na Europa.
A Ordem Mundial Continental que vigorou desde o final do século XV até a Primeira Guerra Mundial propiciava um clima de pré guerra entre as grandes potências do período, com acirradas disputas por territórios, mercados e recursos na África, na Ásia e até na Europa.
Sobre Geografia é incorreto afirmar:
Alguns autores definem Geografia como o estudo da superfície terrestre (...), apoiados no próprio significado etimológico do termo Geografia – descrição da Terra.
Outros autores definem Geografia como estudo da paisagem (...), a análise geográfica estaria restrita aos aspectos visíveis do real.
Outra definição parte dos autores que definem Geografia como estudo da individualidade dos lugares.
A definição de Geografia como estudo da diferenciação de áreas tem como base estudar e comparar as regiões reforçando o pensamento de que todas as áreas são iguais e determinadas pelas condições ambientais.
Para outros autores Geografia é o estudo do espaço e, para estes, o espaço seria passível de uma abordagem específica, sendo necessário explicitar o que se entende por espaço.
Sobre a relação homem x natureza, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas, e indique a alternativa correta:
( ) Conforme a disponibilidade de recursos econômicos, tecnológicos, etc., as sociedades modernas modificam a natureza original de seus territórios. ( ) A localização geográfica de uma determinada Área, Região ou País, tem um sentido relativo, pois, com o incremento da indústria bélica, podemos viajar mais rapidamente de um lugar a outro. ( ) Nas grandes cidades onde há grande concentração industrial e/ou de veículos, a poluição do ar é mais impactante, sobretudo com a ausência ou pouca disponibilidade de áreas verdes nos centros urbanos. ( ) Com o processo de modernização agrária através da mecanização e introdução de técnicas como o uso intensivo de adubos químicos e agrotóxicos os centros urbanos tiveram, como consequência, aumento dos índices de pluviosidade. ( ) O uso intensivo de agrotóxico na pecuária e no cultivo de hortaliças, entre outros traz consequências negativas para o solo e para o consumo dessa produção.
V; V; F; F; V.
F; V; V; V; F.
V; F; V; F; V.
V; F; F; V; F.
F; V; F; V; F.
De acordo com a influência de massas de ar, podemos dividir o território brasileiro em cinco principais tipos climáticos. Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª e indique a alternativa correta:
I. Clima Equatorial Úmido II. Clima Litorâneo Úmido III. Clima Tropical Alternadamente Úmido e Seco IV. Clima Tropical tendendo a Seco ou Semiárido V. Clima Subtropical Úmido.
( ) É um tipo de clima tropical, portanto quente, com médias anuais de pluviosidade geralmente inferiores a 1.000 mm. As chuvas se concentram num período curto como no interior do Estado da Paraíba, por exemplo. ( ) As médias pluviométricas oscilam entre 1.500 e 2.000 mm/ano; abrangendo a porção do território brasileiro próxima ao litoral, desde o Rio Grande do Norte até a parte setentrional do Estado de São Paulo. ( ) Abrange a porção do território brasileiro localizada ao sul do Trópico de Capricórnio; é o tipo de clima classificado como “mesotérmico”, isto é, de temperaturas médias. ( ) Abrange a Amazônia brasileira; quente e úmido, da convergência dos alísios. ( ) É um clima tropical típico, quente e semiúmido com uma estação chuvosa (verão) e outra seca (inverno). Abrange Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, trechos da Bahia e do Ceará, Maranhão e Piauí.
IV; II; V; I; III.
II; V; IV; III; I.
III; IV; I; V; II.
IV; V; I; III; II.
III; V; IV; II; I.
Leia com atenção as afirmativas abaixo, sobre Domínios Morfoclimáticos Brasileiros, e indique a alternativa correta:
I. O domínio morfoclimático “Mares de Morros” se localiza na porção litorânea do Brasil, desde o Nordeste até o Sul. Se encontra sobre terrenos cristalinos onde predominam os granitos e gnaisses, com aspectos característicos nas formas de relevo como “meia laranja”, que tem origem em Serras como a da Mantiqueira e Espinhaço, por exemplo. II. O domínio do Cerrado corresponde ao clima tropical típico ou semiúmido, a vegetação semelhante às savanas africanas; e ao planalto Central brasileiro, com “Chapadas” e “Chapadões”. Seus rios são afluentes do Amazonas, do Paraná ou do rio Paraguai. III. O domínio da Caatinga apresenta solo pouco profundo devido o baixo índice pluviométrico e do intemperismo físico. Se caracteriza pela existência de “depressões” em quase toda sua extensão, se limitando com o planalto da Borborema (N) e chapada Diamantina (S).
Apenas III está correta.
Apenas I e II estão corretas.
Apenas I e III estão corretas.
Apenas II e III estão corretas.
I, II e III estão corretas.
Sobre o Nordeste brasileiro é correto afirmar:
O Sertão nordestino abriga em sua faixa de terra a Mata dos Cocais considerada uma vegetação de “transição” entre a caatinga e a floresta amazônica sendo constituída por palmeiras como carnaúba e babaçu.
A Zona da Mata é, dentre as sub-regiões nordestinas, a mais povoada, mais industrializada e mais urbanizada. Compreende a área litorânea do Rio Grande do Norte até a Bahia, cuja vegetação original era a Mata Atlântica.
O Agreste do Nordeste brasileiro se caracteriza por um clima semiárido, embora abrigue o rio São Francisco, cujas águas são represadas por açudes como o Orós e Castanhão e alimentam o rio Jaguaribe, no Ceará, o que o torna um rio perene.
O Meio Norte é a área situada no “Recôncavo Baiano” se destacando pela extração de petróleo e pelas indústrias petroquímicas, especialmente. É a principal área industrial do Nordeste brasileiro abrigando o polo petroquímico de Camaçari.
O Nordeste brasileiro abriga os maiores acidentes de relevo como a Serra de Cubatão, por exemplo, bem como as principais rodovias como a BR 116; portos como o de Suape e aeroportos internacionais como o Pinto Martins.
Sobre Cartografia, é incorreto afirmar:
As Representações Cartográficas são utilizadas para diversos fins e por diferentes profissionais, mas para compreender o conteúdo de um mapa é necessário considerar o título; os símbolos; a legenda; as cores ou hachuras; as escalas, entre outros.
A Escala possibilita identificar a “relação precisa de proporcionalidade” nos mapas que representam o espaço. Podem ser: numérica e/ou gráfica.
Os Meridianos e Paralelos são linhas imaginárias que cobrem todo o globo terrestre e sua criação objetiva localizar, com exatidão, um ponto na superfície terrestre, bem como orientar a localização.
Paralelos correspondem às semicircunferências em que as extremidades são os polos geográficos de Norte a Sul, e a diferença entre eles é de 180°; e Meridianos são círculos concêntricos entre os quais o Equador é o mais extenso, sendo possível destacar o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio.
Paralelos (latitude) e Meridianos (longitude) definem as coordenadas geográficas que estabelecem a localização de um ponto qualquer da superfície terrestre.
Para compreender a Estrutura Geológica de um determinado lugar é necessário observar vários fatores. Nesse sentido, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas e indique a alternativa correta:
( ) Podemos identificar três tipos de rochas: Metamórfica (formada pelo esfriamento e solidificação do magma pastoso); Ígneas (acúmulo de detritos de outras rochas) e Sedimentares (resultantes da transformação de outras rochas, seja em virtude da pressão ou temperatura). ( ) Na estrutura geológica da Terra podemos destacar, principalmente, os: Escudos Cristalinos (de idade geológica da era Pré cambriana); Bacias Sedimentares (podendo ser Mesozóica) e Dobramentos Modernos (áreas que no período Terciário sofreram grandes dobramentos originando grandes cadeias de montanha como os Andes). ( ) No Brasil não existem Dobramentos Modernos, tendo sua estrutura geológica constituída por Escudos Cristalinos (período Arqueozóico e Proterozóico) e Bacias Sedimentares (desde a era Paleozóica até a Cenozóica).
V; F; F.
F; V; F.
F; V; V.
V; F; V.
V; V; V.