Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular URCA 2017/2. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
A unidade de medida composta Ns²/m, onde N=newton, s=segundo e m=metro, corresponde a uma unidade de:
Massa;
Tempo;
Temperatura;
Energia;
Velocidade.
Um carro percorre um trecho de rodovia com velocidade constante de 60 km/h (em quilômetros por hora) durante 15 minutos. Supondo que este veículo faz nesta situação 15 km por litro de combustível então a quantidade de combustível consumido por ele neste trecho foi de:
Meio litro;
Um litro;
Dois litros;
Três litros;
Quatro litros.
Um objeto de 1 quilograma cai livremente (a partir do repouso) de uma certa altura sob ação da gravidade e na presença de uma força de resistência do ar de 2 newtons. Considere a aceleração da gravidade como sendo aproximadamente 10 metros por segundo ao quadrado. Então a velocidade do objeto e o deslocamento percorrido por ele após 2 segundos de queda são, aproximadamente:
20m/s e 20m
19m/s e 20m
16m/s e 16m
14m/s e 20m
20m/s e 14m
Uma corpo de massa 1 kg e velocidade (num certo referencial inercial) de 3 m/s colide não-elasticamente com outro de 2 kg inicialmente em repouso. Após a colisão ambos permanecem juntos. Podemos notar que:
Houve uma diminuição de 1 joule na energia cinética total das partículas e conversão em energia térmica interna, obedecendo o princípio de conservação de energia;
Houve aumento de energia cinética das partículas e o princípio de conservação de energia foi violado;
Não houve alteração na energia cinética das partículas;
Houve uma diminuição de 3 joules na energia cinética total e conversão em energia térmica interna das partículas, obedecendo o princípio de conservação de energia
O princípio de conservação do momento linear (quantidade de movimento) foi violado.
Considere o valor aproximado da aceleração da gravidade como sendo 10 metros por segundo ao quadrado. O trabalho realizado pela força peso sobre um corpo de massa 1 quilograma quando este é suspenso de uma altura de meio metro para uma altura de um metro e meio, em relação ao solo, é:
2 joules
–2 joules
6 joules
–6 joules
–10 joules
A cada 10 metros de profundidade a pressão hidrostática em um lago aumenta de aproximadamente 1 atmosfera. Sendo 1 atmosfera a pressão atmosférica local, um objeto a 30 metros de profundidade neste lago estará sujeito a uma pressão de:
1 atmosfera;
2 atmosferas;
3 atmosferas;
4 atmosferas;
5 atmosferas.
Sobre os conceitos de temperatura e calor podemos dizer que:
Temperatura e calor são a mesma coisa;
Temperatura corresponde a energia transferida de um corpo a outro e calor corresponde a uma forma de realização de trabalho;
Temperatura corresponde a uma medida precisa da ideia intuitiva de quente ou frio e calor corresponde a uma transmissão não-mecânica de energia entre dois sistemas podendo estar associado com diferença de temperatura entre eles;
Calor representa uma medida do estado de quentura do um corpo e temperatura representa a energia das moléculas do corpo;
Calor e temperatura são formas de energia que um corpo pode ter.
Os fenômenos macroscópicos são, a rigor, irreversíveis a menos de situações experimentalmente controladas “quase-reversíveis”. A expansão livre de um gás, por exemplo, é um fenômeno irreversível. Um outro exemplo é a passagem espontânea de calor de um corpo para outro de menor temperatura (ou mais frio). A lei física ligada a irreversibilidade dos fenômenos macroscópicos corresponde a:
Lei de conservação de energia;
Segunda lei da termodinâmica;
Primeira lei da termodinâmica;
Lei zero da termodinâmica;
Segunda lei de Newton.
Um cilindro contém um gás em baixa densidade, que podemos considerar como gás ideal. Através de um pequeno orifício no cilindro ocorre escoamento de gás para o meio externo. Suponha que um reservatório térmico em contato com o cilindro mantém constante a temperatura do gás. Sendo (P,V) e (P',V') os pares pressão-volume do gás no início e no fim deste processo onde a massa final do gás no cilindro passou a ser metade da inicial podemos dizer que:
PV=2P'V'
PV=3P'V'
PV=4P'V'
PV=5P'V'
PV=6P'V'
Uma pessoa em frente a um espelho plano se encontra a X metros de sua imagem produzida pelo espelho. A distância entre o espelho e a imagem é:
X metros;
2X metros;
3X metros;
X/3 metros;
X/2 metros.