Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular URCA 2017/2. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
"... e acabam estreitas que nem vielas; dão voltas, circuitos inúteis e parecem fugir ao alinhamento reto com um ódio tenaz e sagrado."
No excerto acima a voz narrativa utiliza uma figura de linguagem denominada de:
Zeugma;
Elipse;
Hipérbato;
Prosopopeia;
Hipérbole.
"Além disto, os subúrbios têm mais aspectos interessantes, sem falar no namoro epidêmico e no espiritismo endêmico..."
Sem prejuízo das ideias da frase acima, as palavras destacadas poderiam ser substituídas, respectivamente, por:
Visceral; puro;
Liberal; livre;
Contagioso; eclético;
Carnal; plural;
Infeccioso; doentio.
"Às vezes, nas ruas, há passeios em certas partes e outras não."
No termo em destaque temos um caso da utilização do acento grave. A alternativa em que o acento indicativo de crase não procede é:
O amor deve ser saboreado gota à gota, e não de uma só vez;
Tais informações são iguais às que recebi ontem;
Perdi uma caneta semelhante à sua;
A construção da casa obedece às especificações da Prefeitura;
Não assistiu a essa apresentação, mas à de seu irmão.
"...uma variedade de profissões miseráveis que as nossas pequena e grande burguesias não podem adivinhar."
O termo em destaque apresenta uma regra de concordância nominal, observando a regra da Gramática Normativa, assinale a alternativa em que, pluralizando-se a frase, as palavras destacadas permanecem invariáveis:
Só estudei o elementar, o que me deixa meio apreensivo.
Meia palavra, meio tom – índice de sua sensatez.
Estava só naquela ocasião; acreditei, pois em sua meia promessa.
Passei muito inverno só.
Este é o meio mais exato para você resolver o problema: estude só.
"Há algumas delas que começam largas como boulevards e acabam estreitas que nem vielas."
Dadas as proposições abaixo, marque a opção que preenche corretamente as lacunas:
Major Quaresma saiu ____ alguns minutos. O mapa indica que o subúrbio fica ____ meia hora daqui. Daqui ____ um ano iremos viajar. Não vejo Ricardo Coração dos Outros ____ dias.
a; há; há; a
há; a; a; há
a; há; a; há
há; há; a; a
a; a; há; há.
Cada pessoa/ que chegava/ se impressionava com o nacionalismo exagerado, /embora não o compreendesse.
Há no fragmento acima, três orações, assim distribuídas: 1. Cada pessoa se impressionava com o nacionalismo exagerado; 2. Que chegava; 3. Embora não o compreendesse. A primeira oração é:
Absoluta;
Coordenada assindética;
Principal;
Coordenada sindética;
Subordinada.
A segunda oração, é:
Substantiva subjetiva;
Substantiva objetiva direta;
Adverbial causal;
Adjetiva;
Adverbial final.
A terceira oferece uma ideia de:
Causa;
Fim;
Condição;
Concessão;
Consequência.
Sobre a obra Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles, é correto afirmar:
Inconfidência é um poema lírico-narrativo de viés histórico que evoca em versos os personagens e o contexto da Inconfidência Mineira;
É o ápice da poética de Cecília Meireles enquanto poetisa neo-simbolista;
É um extenso poema em que o eu poético reflete sobre uma temática sem que haja elementos narrativos;
Tiradentes, o alferes que a história transformou em herói, é apresentado na obra como indivíduo ambíguo e de moral discutível, numa clara contraposição literária à imagem apresentada pelos historiadores mais conservadores;
Representa grande inovação na construção dos versos, marcando-se sua obra por experimentalismo radical da linguagem e referência a fontes vivas da língua popular.
Sobre o romance de Eça de Queirós, A Cidade e as Serras, publicado em 1901, podemos afirmar que:
Apresenta uma voz narrativa em primeira pessoa que discorre sobre as angústias e aflições por que passa um coração que não é correspondido;
É uma narrativa de relato de experimento em que se analisam os preceitos e as convenções do casamento e o comportamento da pequena burguesia da cidade de Lisboa;
Apresenta uma personagem que detesta inicialmente a vida do campo, aderindo ao desenvolvimento tecnológico da cidade, mas que ao final regressa à vida campesina e a transforma com a aplicação de seus conhecimentos técnicos e científicos;
É uma narrativa cujo enredo fala sobre a vida devota da província e o celibato clerical, caracteriza a situação de decadência e alienação do distrito de Leiria, tomando-a como espelho da marginalização de todo o país com relação ao contexto europeu;
Desenvolve-se em dois grandes blocos temáticos de ação: um norteado por amores incestuosos; outro voltado para a análise da vida da alta burguesia lisboeta.