Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular URCA 2017/2. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Analise a descrição abaixo: "Grupo de plantas de pequeno porte, encontradas em locais úmidos e sombreados, que crescem no solo ou sobre os troncos das árvores. Há poucas espécies dulcícolas e nenhuma marinha. Este grupo de plantas apresenta rizóides e não possui vasos condutores". Após a análise do texto, assinale a alternativa que apresenta o nome do grupo das plantas com as características apresentadas.
Pteridófitas;
Angiospermas;
Gimnospermas;
Dicotiledôneas;
Briófitas.
As angiospermas possuem as estruturas reprodutivas mais complexas e eficientes do Reino vegetal. Uma flor completa possui estruturas masculinas e femininas reunidas. Qual a denominação botânica da estrutura apontada com uma interrogação na figura abaixo?
Perianto;
Estigma;
Antera;
Pedúnculo;
Filete.
De uma maneira geral, as glândulas são classificadas em dois tipos básicos: Endócrinas e exócrinas. Essas últimas são caracterizadas por:
Liberar suas secreções diretamente na corrente sanguínea;
Liberar suas secreções por meio de ductos para o interior dos vasos sanguíneos;
Liberar hormônio;
Liberar substâncias percussoras componentes dos hormônios;
Liberar secreções para fora do corpo ou para o interior de cavidades de órgãos.
Observe atentamente a descrição a seguir: Monóico, com clitelo, moela, nefrídeos, cerdas, circulação fechada e respiração cutânea. Você diria que esse animal é... responda corretamente.
Um peripatus;
Uma planária;
Uma barata;
Uma minhoca;
Uma lombriga.
A notícia abaixo, deixou todo o Cariri triste!
Para a região do Cariri, ela está imortalizada na existência de uma obra muito importante para preservação da cultura e da arte do Ceará. Sua vida está materializada na existência do(a):
Museu de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri, na cidade de Santana do Cariri;
Fundação Casa Grande Memorial do Homem Kariri na cidade de Nova Olinda;
Fundação Museu do Homem Americano, na cidade de São Raimundo Nonato;
Museu Histórico José Alves de Figueiredo Filho, na cidade de Crato;
Memorial Padre Cícero na cidade de Juazeiro do Norte.
No dia 04 de abril de 2017, portanto, 15 dias antes da data que se comemora no Brasil o Dia do Índio, o Deputado Jair Bolsonaro em palestra no Clube Hebraico na Zona Sul do Rio de janeiro faz a seguinte fala: “Não vai ter um centímetro demarcado para reserva indígena ou para quilombola.” A fala do parlamentar foi entendida para muitos como preconceituosa. Identifique nas assertivas abaixo, fatores que expliquem porque não devemos assumir atitudes preconceituosas ou de indiferença em relação as comunidades indígenas.
Sofrem, historicamente, o extermínio impiedoso de suas comunidades, que sepulta não somente sua gente como também conhecimentos culturais e ambientais importantes;
Os grupos indígenas vivem, ainda hoje, na sua formação original, sem influência da cultura ocidental, por isso devemos respeitá-los;
Os índios foram bons selvagens e fortes colaboradores da colonização brasileira;
A cultura indígena é uma “não cultura” por não se adequar aos valores ocidentais contemporâneos, por isso devemos preservá-la;
São de fato culturas inferiores, pois foram os primeiros a habitarem o Brasil, e não evoluíram tecnologicamente.
Sobre a Geopolítica do mundo atual é correto afirmarmos.
1) Estados Unidos e União Soviética alimentaram tensões internas entre o Norte e o Sul da então unificada Coreia, levando à eclosão da Guerra das Coreias em 1950. 2) O conflito na Síria surgiu junto aos movimentos da Primavera Árabe na Palestina e em Israel. A reação violenta do governo, aos protestos populares, resultou em aumento das tensões. Os rebeldes, em sua maioria muçulmanos sunitas, sofrem forte repressão de Bashar Al-Assad que pertence à minoria xiita. 3) No início dos anos 1980, o governo chinês criou as Zonas Econômicas Especiais, cujo objetivo era atrair pequenos proprietários rurais para se tornarem empresários industriais com apoio estatal. 4) Após os atentados de 11 de Setembro de 2001, o governo dos Estados Unidos da América aprovou uma série de medidas com o objetivo de proteger os cidadãos estadunidenses da ameaça representada pelo terrorismo internacional.
São corretas APENAS:
2 e 3;
1, 3 e 4;
3 e 4;
1 e 3;
1, e 4.
Em 31 de Março de 2013, o golpe militar de 1964 completou 53 anos, mas ainda está recente na memória de muitos brasileiros. O período da ditadura militar no Brasil compreende os anos de 1964 a 1985, e foi um período marcado principalmente pela repressão, tortura e censura dos meios de comunicação. Analise as alternativas abaixo e identifique a INCORRETA.
Após o golpe militar, se iniciaram as perseguições políticas aos que apoiavam João Goulart. As perseguições mais marcantes foram a queima do prédio da União Nacional dos Estudantes, no Rio de Janeiro, que havia sido finalizado no dia anterior, a destruição dos materiais do jornal Zero Hora, ataques a centrais sindicais e a invasão à Universidade de Brasília;
O chamado "milagre brasileiro" estendeu-se de 1969 a 1973, não aumentou a capacidade de arrecadar tributos e beneficiou sobretudo as camadas baixas da população;
Durante o governo militar, mais de 280 pessoas foram mortas, muitas destas sob tortura. Mais de cem desapareceram, segundo números reconhecidos oficialmente. Mas ninguém acusado de torturar presos políticos durante a ditadura militar chegou a ser punido;
A tortura foi comum na época do Governo dos Militares no Brasil. O Pau-de-Arara, por exemplo consistia numa barra de ferro que era atravessada entre os punhos amarrados e a dobra do joelho, sendo o conjunto colocado entre duas mesas, ficando o corpo do torturado pendurado a cerca de 20 ou 30 centímetros do solo. Este método quase nunca era utilizado isoladamente, seus complementos normais eram eletrochoques, a palmatória e o afogamento;
O movimento pelas "Diretas Já", que levou milhões de brasileiros às ruas, reivindicava o fim da ditadura militar, por meio de eleições para a Presidência da República.
Analise o recorte jornalístico.
Notícia como essa, infelizmente são comuns no campo, e está relacionada diretamente com as questões agrárias no Brasil. Com base nos seus conhecimentos da realidade do campo no Brasil, identifique abaixo a assertiva que traz fatores que podem ser responsabilizados por estes acontecimentos na zona rural brasileira.
O êxodo rural, a Reforma Agrária e a mecanização do Campo;
O grande número de minifúndios e a ausência de tecnologia no agronegócio;
Concentração fundiária, impunidade e a expansão da fronteira agrícola;
A impunidade, a arbitrariedade dos posseiros e a ausência de financiamentos para o latifundiários;
A impunidade, o agronegócio, a biotecnologia e o Movimento dos Trabalhadores Rurais.