Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular URCA 2018/1. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
O movimento de um objeto é descrito pelo gráfico da velocidade em função do tempo, apresentado na figura abaixo.
Podemos afirmar que a aceleração e a distância percorrida pelo objeto no intervalo de tempo de 4 segundos são respectivamente, iguais a:
8 m/s2 e 20 m.
16 m/s2 e 60 m.
14 m/s2 e 120 m.
2,5 m/s2 e 20 m.
10 m/s2 e 80 m.
Dois automóveis numa estrada estão, inicialmente, separados por uma distância de 12 km medida ao longo da estrada. Eles começam a se aproximar trafegando em sentidos opostos. O módulo da velocidade de um dos automóveis é metade do módulo da velocidade do outro. Considerando que os dois veículos mantêm suas velocidades constantes em módulo, podemos afirmar que o espaço percorrido pelo automóvel mais rápido no instante em que ele cruza com o outro automóvel será:
4 km
6 km
8 km
5 km
2,5 km
Um corpo de massa 2kg é colocado momentaneamente em repouso em uma certa altura do solo, onde em seguida, cai livremente sob a ação unicamente da gravidade. Adote o valor da aceleração da gravidade local igual a 10 m/s². Podemos afirmar que o deslocamento percorrido por esse corpo e sua energia cinética nos dois primeiros segundos de queda são, respectivamente:
20 m e 400 J.
40 m e 200 J.
30 m e 200 J.
40 m e 400 J.
60 m e 260 J.
A figura abaixo mostra um bloco de massa m, inicialmente em repouso no topo de um plano inclinado, sem atrito. O ângulo entre a superfície horizontal e o plano inclinado é igual a θ, onde H é a altura em que, inicialmente se encontra o corpo de massa m. Em seguida, o bloco é então liberado, onde então, começa a descer o plano inclinado. A aceleração da gravidade local é igual a g e ΔS é a distância percorrida pelo bloco ao descer o plano inclinado.
Podemos afirmar que o tempo em que o corpo de massa m chega até a base do plano inclinado é:
Duas massas M e m estão presas a um fio de massa desprezível (Máquina de Atwood) como mostra a figura a seguir. Seja M=2m.
É correto afirmar que a aceleração da massa M e a tensão no fio são, respectivamente, iguais a:
2g (m/s²) e 4mg (N)
4g (m/s²) e 4mg (N)
g/3 (m/s²) e 4mg/3 (N)
2g (m/s²) e 6mg (N)
6g (m/s²) e 2mg (N)
Um corpo de massa m desliza sobre uma superfície horizontal com atrito, onde a velocidade inicial desse bloco é igual a V0. Esse corpo percorre uma distância ΔS até parar. Sejam g e μ a aceleração da gravidade local e o coeficiente de atrito entre a superfície e o bloco de massa m, respectivamente. É correto afirmar que:
A variação da energia mecânica é igual à variação da energia potencial gravitacional do bloco.
A distância percorrida pelo bloco é igual a
A variação da energia mecânica é nula.
A variação da energia cinética do bloco é igual a mV²0.
A variação da energia potencial gravitacional aumenta com o tempo.
A intensidade F da força eletrostática entre duas cargas elétricas pontuais Q1 e Q2, separadas por uma distância R, é F= (kQ1Q2)/R2 , onde k é uma constante. A figura abaixo mostra três cargas positivas e pontuais, +Q, +Q, e + q, localizadas nos vértices do triângulo retângulo
O módulo da força eletrostática total que age sobre a carga +q devido à ação das duas cargas +Q e +Q é igual à:
Uma lâmpada possui a seguinte inscrição 10 W e 2 V. Os valores da resistência elétrica dessa lâmpada e da corrente elétrica são, respectivamente, iguais a:
0,4Ω e 5 A
12Ω e 1 A
0,5Ω e 5 A
5Ω e 3 A
2Ω e 4 A
A figura abaixo mostra dois fios retilíneos e muito longos, colocados paralelamente um ao lado do outro. As correntes I1 e I2 percorrem os fios 1 e 2, respectivamente, no mesmo sentido. Os fios estão separados por uma distância d. O ponto P está situado no ponto médio da distância de separação d entre esses fios. Os módulos dos campos magnéticos produzidos pelos fios 1 e 2 no ponto P, são respectivamente, iguais a 2B0 e B0.
O módulo do vetor indução magnética resultante no ponto P devido aos fios 1 e 2, é igual a:
3B0
2B0
B0/4
B0/2
B0
Uma carga positiva desloca-se com velocidade constante V numa região onde existe um campo magnético externo B. O vetor velocidade V da carga é perpendicular ao vetor campo magnético externo B. Podemos afirmar que o vetor força magnética que atua sobre a carga é:
Paralelo ao campo magnético.
Paralelo à velocidade da carga.
Paralelo ao plano formado pelos vetores velocidade e campo magnético.
Perpendicular aos vetores velocidade e campo magnético.
Perpendicular ao vetor velocidade e paralelo ao vetor campo magnético.