Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular URCA 2018/1. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
“Ao usurário, a Igreja e os poderes laicos diziam: “Escolha: a bolsa ou a vida!. Mas o usurário pensava: o que eu quero é “a bolsa e a vida”. Os usurários impenitentes que, no momento da morte, preferiam não restituir o dinheiro mal adquirido ou mesmo leva-lo consigo para a morte zombando do Inferno que lhes era prometido, devem ter sido apenas uma minoria. Pode-se mesmo perguntar se não se tratava de usurários imaginados pela propaganda eclesiástica para melhor divulgar sua mensagem. Tal atitude seria explicada apenas pela descrença, e o descrente do século XIII aparece mais como uma hipótese do que como um personagem real.” (GOFF, Jacques le. A bolsa e a vida: a usura na Idade Média. São Paulo: Brasiliense, 1989)
Assinale das alternativas abaixo aquela que podemos considerar correta em relação ao que afirma o historiador medievalista:
Anteriormente ao século XIII, numa sociedade de cristianização incompleta, a religião tinha imposto sua lei, mas não tinha penetrado em todas consciências. Havia homens e mulheres que se entregavam à busca dos bens mundanos, arrastados ao pecado pela atração dos gozos terrestres.
O cristianismo medieval europeu, anterior ao século XIII, era intolerante e obrigava os laicos a viverem como “santos”, devendo fazer penitência e respeitar a religião, enquanto os clérigos, especialmente os monges, viviam do pecado da usura.
Os laicos medievais europeus dos séculos anteriores ao século XIII viviam em um estado permanente de natureza selvagem incentivado pela Igreja, reis e imperadores, como forma de limitar o número de contemplados para um lugar no paraíso.
Para os poderosos medievais anteriores ao século XIII Deus estava longe e o mundo próximo, duro, atormentado pela fome, doenças e guerras, enquanto os laicos pobres davam graças a Deus e a salvação.
Por volta do ano mil, estabeleceu-se o Feudalismo na Europa e com ele aumentaram as injustiças e as desigualdades, enquanto a Igreja abandonou a ideia de cristianizar a sociedade e procurou desmistificar a ideia de existência do Diabo.
A fim de regulamentar a propriedade da terra de acordo com as novas necessidades econômicas e os novos conceitos de terra e de trabalho, diversas leis importantes foram decretadas em diferentes países durante o século XIX. No Brasil, a lei para este fim ficou conhecida como a Lei de Terras de 1850, sobre a qual podemos corretamente afirmar:
Proibia a aquisição de terras que não fosse exclusivamente pela posse ou doação feita pela Coroa.
Determinava que todos aqueles que tinham adquirido a terra, nos anos precedentes à Lei, por ocupação ou doação, perderiam a terra, ainda que tivessem como legalizá-las mediante o pagamento de taxas cartoriais.
Limitou o tamanho das terras adquiridas pela ocupação que não poderia ser maior do que a maior porção de terra doada no distrito em que se localizava.
Os produtos das vendas das terras públicas e das taxas de registro das propriedades seriam utilizados para importar mão de obra escrava.
Se antes da lei, somente poderiam adquirir terras aqueles que tivessem condições de explorá-las lucrativamente, com a lei, somente poderiam adquirir aqueles que prestassem serviços à Coroa Imperial.
No final do século XVIII e início do século XIX, a América espanhola foi palco de diversas revoltas sociais, insurreições escravistas e lutas pela independência.
Sobre estes movimentos, é correto afirmar:
A Revolta de Tupac Amaru teve a participação de milhares de pessoas, entre índios, mestiços e negros traficados para o Vice-Reino da Venezuela.
Em 1791, liderados por Toussaint L’Ouverture, escravos de São Domingos, atual Haiti promoveram um levante de grandes proporções e chegaram a ganhar a condição de libertos, facilitada pelo governo de Napoleão Bonaparte na França.
A independências da atual Argentina e Chile no início do século XIX favoreciam aos interesses ingleses pela possibilidade de abrir mercados para os produtos de suas colônias recém-estabelecidas na África.
Na América Espanhola, em que pese a participação ampla de setores mais populares nas lutas pela independência, o que acabou predominando foi o projeto das elites criollas, o que explica, em parte, a continuidade da concentração de terras e das enormes diferenças sociais no pós-emancipação.
Um dos grandes líderes dos movimentos de independência na América espanhola foi Simon Bolívar, ardoroso defensor de uma América dividida, o que acabou dando origem aos 19 Estados autônomos pós-independência.
“Todos os povos subjugados (...) eram obrigados a pagar-lhes pesados impostos, sob diversas formas: penas raras (do pássaro quetzal, por exemplo), pedras preciosas (como o jade), alimentos (milho, cacau), pessoas para oferecer em sacrifícios aos deuses. Consta que, todos os anos, chegavam à capital do império 7 mil toneladas de milho, 4 mil toneladas de feijão e cerca de 2 milhões de algodão. Prata e ouro, em enormes quantidades, eram levados todos os dias à poderosa cidade (...), dona do lago e cabeça de um vasto império”.
O texto do historiador Leandro Karnal, retirado de uma de suas obras, publicada pela FTC, 1996, p. 9-10, se refere a:
Aos povos subjugados pelo Império Romano na Antiguidade Clássica.
Às cidades gregas dominadas por conta da Guerra do Peloponeso.
Aos povos europeus dominados pelos bárbaros durante Alta Idade Média.
Aos povos dominados pelos portugueses à América.
Aos povos dominados pelos Astecas na América, antes da dominação espanhola.
“Se no período entre 1830/1840 foi de decadência para o Crato e sua região, a década de 1850 foi representada pela historiografia local como marco inicial de um renascimento, observável em uma série de fatores políticos, econômicos e sociais que realçaram o peso dessa cidade como liderança regional” (ALEXANDRE, Jucieldo Ferreira. Quando o “anjo do extermínio” se aproxima de nós: representações sobre o cólera no Semanário cratense o Araripe (1855-1864). Dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Paraíba).
Considerando o texto acima, assinale a alternativa correta sobre o “renascimento econômico do Cariri” aludido no texto:
Neste período, em sentido contrário ao que vinha ocorrendo em grandes centros urbanos do Nordeste, como Fortaleza e Recife, o Cariri teve grande crescimento econômico, como caracterizaram alguns historiadores.
O crescimento econômico da época só foi possível devido à redução da população que migrou nas décadas de 1840 e 1850 para os grandes centros urbanos, como Recife, Fortaleza e Salvador.
O Cariri, em especial a região do Crato, tornou-se importante atrativo populacional em face das condições de clima diferenciadas quando comparadas com as regiões secas dos sertões vizinhos.
O crescimento demográfico, o crescimento econômico e as condições climáticas possibilitaram uma considerável melhoria das condições de vida da maior parte da população, o que explica o fato da região ter sido pouco afetada pelo cólera, ao contrário das grandes metrópoles.
Gonorreia, sífilis, hepatite, conjuntivite, dentre outras, e, principalmente o cólera foram doenças que atingiram basicamente as populações mais pobres da região, o que gerava um equilíbrio entre produção e consumo de produtos, o que, em boa medida, explica o Cariri ter se tornado a região mais promissora do sertão nordestino, na época.
“Misteriosa é a tua saída das trevas Neste dia em que é celebrada! Ao irrigar os prados criados por Rá, Tu fazes viver todo o gado, Tu – inesgotável – que dás de Beber à Terra! Senhor dos peixes, durante a inundação, Nenhum pássaro pousa nas colheitas. Tu crias o trigo, fazes nascer o grão, Garantindo a prosperidade aos templos. Para –se a tua tarefa e o teu trabalho, Tudo o que existe cai em inquietação.”
A oração acima destaca uma importante sociedade da antiguidade oriental que se desenvolveu às margens de um dos mais importantes rios do mundo. Sobre esta sociedade, é correto afirmar:
As mulheres ocupavam posições de destaque neste reino. Elas podiam ser sacerdotisas, administradoras de uma cidade e podiam até chefiar o governo.
Esta sociedade era extremamente marcada pela religiosidade, desde o mais humilde dos camponeses até o mais poderoso governante, todos acreditavam na vida após a morte.
Era um povo monoteísta e acreditavam na intervenção divina na vida cotidiana das pessoas.
Sua localização geográfica permitiu o desenvolvimento, o comércio e a invenção do alfabeto que deu origem aos principais alfabetos do ocidente.
Monoteísta, o povo que se sedentarizou às margens do rio, acreditava, ser escolhido para ser exemplo para a humanidade e que Deus revelou sua lei por meio do Torá.
Embora o coloide citoplasmático seja uma substância de fácil dispersão de substâncias, existe um conjunto membranoso responsável pelo transporte intracelular nas células eucariontes. Esse conjunto membranoso é denominado de:
Complexo de Golgi
Retículo endoplasmático
Vacúolo
Ribossomo
Mitocôndria
As células animais e vegetais possuem uma série de estruturas que tiveram a mesma origem no processo de evolutivo, mostrando que esses dois grupos possuem origem em um ancestral primordial. Contudo, durante o estabelecimento dos dois grupos, estruturas intracelulares se desenvolveram e passaram a ser exclusivas de cada um dos grupos citados acima. Assinale a alternativa que possui apenas estruturas encontradas em células vegetal e ausente na maioria dos outros grupos de seres vivos.
Parede celular e cloroplastos
Cloroplastos e ribossomos
Centríolos e cloroplastos
Drusa e mitocôndrias
Parede celular e retículo endoplasmático
O núcleo celular possui nas células em interfase uma série de estruturas que são visualizadas ao microscópio ótico a partir da adição de corantes básicos. Essas estruturas são conhecidas como cromatina e nucléolo cuja constituição respectiva é:
RNA e DNA
Ácido fólico e ácido pirúvico
DNA e RNA
DNA e Ácido pantônico
Ácido acético e ácido cítrico
Um filamento de DNA tem a seguinte sequência de bases nitrogenadas: ATT CGT CGC CCA. Caso essa sequência seja produtora de um filamento de RNA, essa sequência será:
ATT CGT CGC CCA
CCA CGC CGU ATT
TAA GCA GCG GGA
UAA GCA GCG GGU
UAA GCA GGU GGU