Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular VUNESP 2009. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Observe a figura.
(Amabis e Martho, Biologia dos organismos)
Observando a figura, é possível constatar que existe uma relação entre a sucção do peito materno pelo bebê e a letra A que indica um hormônio. Este seria o hormônio:
oxitocina cuja função é provocar a contração dos músculos lisos do peito provocando a ejeção em resposta à sucção, sendo produzido na região corresponde à neuroipófise.
prolactina que promoveu o crescimento da glândula mamária, preparando-a para lactação, é produzido pela adenoipófise.
oxitocina cuja função é ativar genes responsáveis pela produção de lactose e também participa da expulsão do feto durante o parto, é produzido pela neuroipófise.
oxitocina que é armazenado na neuroipófise e sua secreção está ligada ao ato de sucção do peito materno.
oxitocina cuja função, além da ejeção de leite e contrações uterinas, está sob a influência de hormônios liberadores neurosecretores do hipotálamo.
“A hepatite B pode ser prevenida por vacinas. Temos a faixa etária de até 19 anos, preferencial para o uso da vacina, mas para a qual a vacinação ainda é muito baixa, principalmente a partir dos 11 anos de idade”, afirmou Mariângela, revelando que o ministério estuda as medidas para ampliar a faixa etária e melhorar a cobertura entre a faixa etária de 11 a 19 anos. As principais formas de infecção são muito similares às da transmissão do vírus da Aids, ou seja, pode ocorrer pela relação sexual sem o uso de preservativo, pelo compartilhamento de objetos contaminados (lâminas de barbear, escovas de dente, alicates de unha, materiais para a colocação de piercing e para tatuagens) entre outros equipamentos e objetos, como por usuários de drogas injetáveis. A vacina é uma das principais medidas de prevenção e, segundo o ministério, após tomar as três doses, mais de 90% dos adultos jovens e 95% das crianças e adolescentes ficam imunizados contra a hepatite B. (Folha de S.Paulo 27.10.2009)
Analise o gráfico:
(Hickman, Roberts e Larson, Princípios integrados de zoologia)
Um outro problema enfrentado pelos adolescentes, além da gravidez, é o contágio, por via sexual, do vírus da hepatite B, dentre outras doenças sexualmente transmissíveis. Baseando-se no que se conhece sobre hepatites e suas consequências, e nas informações contidas no gráfico, pode-se afirmar que:
a dose de reforço é necessária nessa faixa etária devido à intensa vida sexual. Assim neutrófilos são estimulados a produzirem anticorpos específicos e posteriormente originam células de memória de vida longa.
o vírus tem afinidade pelos tecidos linfáticos, dentre eles o fígado, e na falta de tratamento adequado, pode causar cirrose e até câncer hepático.
um método drástico, porém eficiente, é o transplante hepático diante de diagnósticos precoces e seguros, evitando que o vírus atinja outros órgãos do corpo.
uma forma de combater eficientemente o vírus é a administração de antiretrovirais específicos, por isso a necessidade da dose de reforço, pois impedem a entrada do vírus na célula.
a vacinação constitui-se numa forma de profilaxia já que induz no organismo vacinado a produção de anticorpos específicos e a formação de células de memória.
Um professor de laboratório elaborou um exercício para verificar o aprendizado de seus alunos. Eles deveriam percorrer parte de uma chave de identificação de plantas angiospermas. O vegetal escolhido foi um pé de milho.
Chave de identificação 1. Arbustos ou árvores..................................................................................2 1. Ervas.........................................................................................................2 2. Folhas alternas paralelinérveas.................................................................3 2. Folhas alternas reticuladas........................................................................3 3. Inflorescência tipo espigueta....................................................................4 3. Inflorescência tipo panícula......................................................................4 4. Flores vistosas..........................................................................................5 4. Flores pouco vistosas................................................................................6 5. Fruto tipo baga.........................................................................................X 5. Fruto tipo drupa.......................................................................................Y 6. Fruto tipo cariopse...................................................................................Z 6. Fruto tipo noz.........................................................................................W
Os alunos, ao percorrerem a chave, identificaram que esse vegetal está indicado pela letra
X
Y
Z
W
Y ou W
Observe a figura que representa a metamorfose de um girino; essas transformações sofridas pelos anfíbios dependem de um importante elemento químico, o iodo.
Então, pode-se afirmar que a ausência total desse elemento químico:
prejudicará ou retardará a metamorfose dada a sua importância para as glândulas paratireóideas, cuja função é controlar o metabolismo de cálcio e iodo.
não trará prejuízo para o desenvolvimento, pois a glândula hipófise continuará produzindo o hormônio tireotrofina que através de um mecanismo de compensação suprirá a falta de iodo.
prejudicará o desenvolvimento desse girino por deficiência do hormônio de crescimento, logo a metamorfose ocorrerá lentamente e o anfíbio adulto terá tamanho reduzido.
não prejudicará a metamorfose e o crescimento, pois o hormônio tireotrófico por feed back positivo estimulará a glândula tireóidea, promovendo o crescimento da mesma.
prejudicará a formação do hormônio tiroxina, cuja função é promover o crescimento e a metamorfose completa do girino.
Considere a reação química que está ocorrendo nas hemácias de uma pessoa.
Considere que esse equilíbrio esteja deslocando-se preferencialmente para a direita. Pode-se inferir que:
o pH sanguíneo está aumentando, indicando que essa pessoa está realizando esforço físico intenso
a maior parte de gás carbônico presente no sangue é proveniente da quebra da glicose que ocorre no citosol das hemácias.
essa pessoa encontra-se num ambiente com baixa concentração de oxigênio e passa a realizar fermentação láctica que produz gás carbônico baixando o pH sanguíneo.
o aumento da acidez sanguínea é prontamente detectado pelo bulbo que aumenta a estimulação dos músculos envolvidos na respiração, aumentando a frequência respiratória.
o aumento do teor de gás carbônico no sangue é detectado por receptores químicos localizados nas paredes da veias cavas e artérias pulmonares, que enviam mensagem ao bulbo provocando aumento da frequência respiratória.
De acordo com a hipótese heterotrófica, a explicação mais aceita atualmente pela maioria dos cientistas, os seres vivos conseguiram obter energia por meio de reações químicas diferentes. A sequência que indica a possível ordem em que foram surgindo esses eventos está indicada em:
fotossíntese, respiração aeróbica, fermentação.
fotossíntese, quimiossíntese, respiração aeróbia.
fermentacão, fotossíntese, respiração aeróbia.
fermentaçao, desnitrificação, fotossíntese.
fotorespiração, fermentação, respiração aeróbia.
A Doença de Huntington ocorre em um par de genes alelos presentes no cromossomo n.º 4. Esse par de alelos promove uma progressiva degeneração do Sistema Nervoso Central provocando problemas motores e mentais. Não possui cura, manifesta-se após os 40 anos de idade. O heredograma representa uma família que apresenta a doença.
Analisando o heredograma, pode-se concluir que se trata de uma herança genética:
ligada ao sexo.
autossômica recessiva.
restrita ao sexo.
codominante.
autossômica dominante.
Nos cães da raça labrador, a determinação das cores chocolate, preta e dourada é determinada pela interação de dois pares de genes, no qual o alelo B determina a produção de pigmento preto e seu alelo recessivo, o pigmento marrom. O alelo E condiciona a produção de pigmentos nos pelos, já o seu alelo recessivo não condiciona essa deposição, atua como epistático sobre B e b, determinando a cor dourada. Do cruzamento entre um macho e uma fêmea, ambos pretos e duplo heterozigotos, espera-se uma prole na proporção de:
9: 3: 3:1.
9: 4: 3.
12: 3: 1.
9: 7.
15: 1.
Na espécie humana há uma doença hereditária, a distrofia muscular de Duchenne, em que ocorre degeneração e atrofia dos músculos esqueléticos. Essa doença é ocasionada por um alelo recessivo, localizado no cromossomo X. A distrofia de Duchenne ocorre quase que exclusivamente em meninos. O menino afetado pela doença começa a apresentar os sintomas da distrofia entre 2 e 6 anos de idade, que vai se agravando, culminando com a morte em torno dos 12 aos 15 anos de idade, isto é, antes da maturidade sexual. Com relação à doença de Duchenne, é correto afirmar que:
é transmitida aos descendentes do sexo masculino pelo pai.
a mãe portadora apresenta em 25% de seus gametas o alelo para a doença.
pode ser transmitida pelos pais na fase adulta a 50% de seus descendentes.
é transmitida somente pela mãe portadora aos descendentes do sexo masculino.
não há possibilidade de uma mulher transmitir essa doença, pois é exclusiva do sexo masculino.
Em um hospital, ocorreu a troca de bebês. Três crianças nasceram com os grupos sanguíneos apresentados a seguir, mas a enfermeira não sabe quem são os pais. Analise a tabela.
Os pais corretos das crianças de I, II e III são, respectivamente,
1 – 3 – 2.
1 – 2 – 3.
2 – 3 – 1.
2 – 1 – 3.
3 – 1 – 2.