Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular VUNESP 2018/1. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
De acordo com o Relatório Anual de 2016 da Qualidade da Água, publicado pela Sabesp, a concentração de cloro na água potável da rede de distribuição deve estar entre 0,2 mg/L, limite mínimo, e 5,0 mg/L, limite máximo. Considerando que a densidade da água potável seja igual à da água pura, calcula-se que o valor médio desses limites, expresso em partes por milhão, seja:
5,2 ppm.
18 ppm.
2,6 ppm.
26 ppm.
1,8 ppm.
Sob temperatura constante, acrescentou-se cloreto de sódio em água até sobrar sal sem se dissolver, como corpo de fundo. Estabeleceu-se assim o seguinte equilíbrio:
Mantendo a temperatura constante, foi acrescentada mais uma porção de NaCl (s). Com isso, observa-se que a condutibilidade elétrica da solução sobrenadante _______ , a quantidade de corpo de fundo _______ e a concentração de íons em solução _______ .
As lacunas do texto devem ser preenchidas, respectivamente, por:
não se altera – aumenta – aumenta
não se altera – não se altera – não se altera
não se altera – aumenta – não se altera
aumenta – diminui – aumenta
diminui – aumenta – aumenta
Analise os três diagramas de entalpia.
O ΔH da combustão completa de 1 mol de acetileno, C2H2 (g), produzindo CO2 (g) e H2O (l) é:
+ 1 140 kJ.
+ 820 kJ.
– 1 299 kJ.
– 510 kJ.
– 635 kJ.
O ciclo do enxofre é fundamental para os solos dos manguezais. Na fase anaeróbica, bactérias reduzem o sulfato para produzir o gás sulfeto de hidrogênio. Os processos que ocorrem são os seguintes:
(Gilda Schmidt. Manguezal de Cananeia, 1989. Adaptado.)
Na produção de sulfeto de hidrogênio por esses processos nos manguezais, o número de oxidação do elemento enxofre:
diminui 8 unidades.
mantém-se o mesmo.
aumenta 4 unidades.
aumenta 8 unidades.
diminui 4 unidades.
Examine as estruturas do ortocresol e do álcool benzílico.
O ortocresol e o álcool benzílico:
apresentam a mesma função orgânica.
são isômeros.
são compostos alifáticos.
apresentam heteroátomo.
apresentam carbono quiral.
Juliana pratica corridas e consegue correr 5,0 km em meia hora. Seu próximo desafio é participar da corrida de São Silvestre, cujo percurso é de 15 km. Como é uma distância maior do que a que está acostumada a correr, seu instrutor orientou que diminuísse sua velocidade média habitual em 40% durante a nova prova. Se seguir a orientação de seu instrutor, Juliana completará a corrida de São Silvestre em:
2h40min.
3h00min.
2h15min.
2h30min.
1h52min.
Uma minicama elástica é constituída por uma superfície elástica presa a um aro lateral por 32 molas idênticas, como mostra a figura. Quando uma pessoa salta sobre esta minicama, transfere para ela uma quantidade de energia que é absorvida pela superfície elástica e pelas molas.
Considere que, ao saltar sobre uma dessas minicamas, uma pessoa transfira para ela uma quantidade de energia igual a 160 J, que 45% dessa energia seja distribuída igualmente entre as 32 molas e que cada uma delas se distenda 3,0 mm. Nessa situação, a constante elástica de cada mola, em N/m, vale:
5,0 × 105.
1,6 × 101.
3,2 × 103.
5,0 × 103.
3,2 × 100.
A figura mostra a trajetória de um projétil lançado obliquamente e cinco pontos equidistantes entre si e localizados sobre o solo horizontal. Os pontos e a trajetória do projétil estão em um mesmo plano vertical.
No instante em que atingiu o ponto mais alto da trajetória, o projétil explodiu, dividindo-se em dois fragmentos, A e B, de massas MA e MB, respectivamente, tal que MA = 2MB. Desprezando a resistência do ar e considerando que a velocidade do projétil imediatamente antes da explosão era VH e que, imediatamente após a explosão, o fragmento B adquiriu velocidade VB = 5VH, com mesma direção e sentido de VH, o fragmento A atingiu o solo no ponto:
IV.
III.
V.
I.
II.
O gráfico mostra o fluxo térmico do ser humano em função da temperatura ambiente em um experimento no qual o metabolismo basal foi mantido constante. A linha azul representa o calor trocado com o meio por evaporação (E) e a linha vermelha, o calor trocado com o meio por radiação e convecção (RC).
Sabendo que os valores positivos indicam calor recebido pelo corpo e os valores negativos indicam o calor perdido pelo corpo, conclui-se que:
em temperaturas entre 36 ºC e 40 ºC, o corpo recebe mais calor do ambiente do que perde.
à temperatura de 20 ºC, a perda de calor por evaporação é maior que por radiação e convecção.
a maior perda de calor ocorre à temperatura de 32 ºC.
a perda de calor por evaporação se aproxima de zero para temperaturas inferiores a 20 ºC.
à temperatura de 36 ºC, não há fluxo de calor entre o corpo e o meio.
Um dos fatores que contribuíram para a aceitação do modelo atômico proposto por Niels Bohr em 1913 foi a explicação dos espectros da luz emitida por átomos de gases aquecidos, que podem ser observados por meio de um aparelho chamado espectroscópio, cujo esquema está representado na figura. Nesse equipamento, a luz emitida por um gás atravessa uma fenda em um anteparo opaco, forma um estreito feixe que incide em um elemento óptico, no qual sofre dispersão. Essa luz dispersada incide em um detector, onde é realizado o registro do espectro.
O elemento óptico desse espectroscópio pode ser:
um espelho convexo.
um prisma.
uma lente divergente.
uma lente convergente.
um espelho plano.