Lista de exercícios de atrito estático e dinâmico, retirados de provas de vestibulares. Ler artigo Atrito.
Dois blocos A e B cujas massas são mA= 5,0 kg e mB= 10,0 kg estão posicionados como mostra a figura ao lado. Sabendo que a superfície de contato entre A e B possui o coeficiente de atrito estático μ = 0,3 e que B desliza sobre uma superfície sem atrito, determine a aceleração máxima que pode ser aplicada ao sistema, ao puxarmos uma corda amarrada ao bloco B com força F, sem que haja escorregamento do bloco A sobre o bloco B. Considere g = 10,0 m/s2.
7,0 m/s2
6,0 m/s2
5,0 m/s2
4,0 m/s2
3,0 m/s2
Uma caixa cuja velocidade inicial é de 10 m/s leva 5s deslizando sobre uma superfície até parar completamente. Considerando a aceleração da gravidade g = 10 m/s², determine o coeficiente de atrito cinético que atua entre a superfície e a caixa.
0,1
0,2
0,3
0,4
0,5
O gráfico abaixo representa a força de atrito (fat) entre um cubo de borracha de 100 g e uma superfície horizontal de concreto, quando uma força externa é aplicada ao cubo de borracha.
Assinale a alternativa correta, em relação à situação descrita pelo gráfico.
O coeficiente de atrito sintético é 0,8.
Não há movimento relativo entre o cubo e a superfície antes que a força de atrito alcance o valor de 1,0 N.
O coeficiente de atrito estático é 0,8.
O coeficiente de atrito cinético é 1,0.
Há movimento relativo entre o cubo e a superfície para qualquer valor da força de atrito.
Um estivador empurra uma caixa em um piso plano com uma força horizontal F. Considerando que a caixa é deslocada com velocidade constante, é correto afirmar:
A intensidade da força de atrito entre o piso e a caixa é igual à intensidade de F .
A intensidade da força de atrito entre o piso e a caixa é menor do que a intensidade de F.
O somatório das forças que atuam sobre a caixa é diferente de zero.
A força F e a força de atrito entre a caixa e o piso possuem mesma direção e mesmo sentido.
Não existe atrito entre a caixa e o piso.
Uma pessoa necessita da força de atrito em seus pés para se deslocar sobre uma superfície. Logo, uma pessoa que sobe uma rampa em linha reta será auxiliada pela força de atrito exercida pelo chão em seus pés. Em relação ao movimento dessa pessoa, quais são a direção e o sentido da força de atrito mencionada no texto?
Perpendicular ao plano e no mesmo sentido do movimento.
Paralelo ao plano e no sentido contrário ao movimento.
Paralelo ao plano e no mesmo sentido do movimento.
Horizontal e no mesmo sentido do movimento.
Vertical e sentido para cima.
A figura abaixo mostra um pequeno bloco no topo de um plano inclinado de altura h e ângulo de inclinação θ=45º. O bloco é solto do repouso e medidas mostram que ele chegou à base do plano com metade da velocidade que chegaria se não houvesse força de atrito.
De acordo com a informação, é correto afirmar que o coeficiente de atrito entre o bloco e o plano é:
1/4
3/4
1/2
2/3
3/8
Um objeto cúbico, maciço e homogêneo, de massa igual a 1500 g, está em repouso sobre uma superfície plana e horizontal. O coeficiente de atrito estático entre o objeto e a superfície é igual a 0,40. Uma força F, horizontal à superfície, é aplicada sobre o centro de massa desse objeto.
Que gráfico melhor representa a intensidade da força de atrito estático Fatrito em função da intensidade F da força aplicada? Considere as forças envolvidas em unidades do SI.