Lista de exercícios sobre calorimetria e suas propriedades. Ler artigo Calorimetria.
O tipo de panela mais recomendado, por questões de saúde, é a panela de aço inox. Entretanto, o aço inox tem uma baixa condutividade térmica. Para solucionar este problema, os fabricantes fazem uso de um difusor de calor, geralmente de alumínio, cujo objetivo é melhorar a condutividade e homogeneizar a transferência de calor no fundo da panela.
Dados:
Em relação ao exposto, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
O fluxo de calor através do difusor depende da sua geometria, do material e da diferença de temperatura entre as faces inferior e superior.
Supondo que a face inferior do difusor está a 105 °C e a face superior está a 100 °C, o fluxo de calor através do difusor é 1,8 cal/s.
O fundo da panela aquece a água colocada no seu interior unicamente por convecção, que envolve o transporte de matéria de uma região quente para uma região fria e vice-versa.
O calor recebido por uma substância dentro da panela pode causar mudança de temperatura, mudança de fase ou ambas.
Supondo um fluxo de calor através do fundo da panela de 2,0 kcal/s, e que dentro dela foi colocado 150 g de gelo a -10 °C, serão necessários aproximadamente 6,4 segundos para fundir 2/3 do gelo.
O difusor de alumínio é aquecido por radiação proveniente da chama da boca do fogão.
Uma quantidade de água líquida de massa m = 200 g, a uma temperatura de 30 Cº, é colocada em uma calorímetro junto a 150 g de gelo a 0 Cº. Após atingir o equilíbrio, dado que o calor específico da água é c = 1,0 cal/(g . Cº) e o calor latente de fusão do gelo é L = 80 cal/g, calcule a temperatura final da mistura gelo + água.
10 Cº
15 Cº
0 Cº
30 Cº
60 Cº
Quanta energia deve ser dada a uma panela de ferro de 300 g para que sua temperatura seja elevada em 100 ºC? Considere o calor específico da panela como c = 450 J/ kg ºC.
300 J
450 J
750 J
1750 J
13500 J
Quanto calor precisa ser dado a uma placa de vidro de 0,3 kg para aumentar sua temperatura em 80 °C? (Considere o calor específico do vidro como 70 J/kg °C)
1060 J
1567 J
1680 J
1867 J
1976 J
Certa substância, cuja massa é 200 g, inicialmente sólida à temperatura de -10 ºC, passa pelas transformações de fase mostradas no gráfico abaixo.
O calor específico na fase sólida, o calor latente de fusão e a temperatura de vaporização dessa substância são, respectivamente:
0,5 cal/g ºC; 10 cal/g; 5 ºC.
0,5 cal/g ºC; 10 cal/g; 35 ºC.
1,0 cal/g ºC; 10 cal/g; 35 ºC.
1,0 cal/g ºC; 10 cal/g; 5 ºC.
1,0 cal/g ºC; 5,0 cal/g; 35 ºC.
Num Laboratório de Física, faz-se uma experiência com dois objetos de materiais diferentes – R e S –, mas de mesma massa, ambos, inicialmente, no estado sólido e à temperatura ambiente. Em seguida, os dois objetos são aquecidos e, então, mede-se a temperatura de cada um deles em função da quantidade de calor que lhes é fornecida. Os resultados obtidos nessa medição estão representados neste gráfico:
Sejam LR e LS o calor latente de fusão dos materiais R e S, respectivamente, e cR e cS o calor específico dos materiais, no estado sólido, também respectivamente. Considerando-se essas informações, é CORRETO afirmar que:
cR < cS e LR < LS
cR < cS e LR > LS
cR > cS e LR < LS
cR > cS e LR > LS
Depois de assar um bolo em um forno a gás, Zulmira observa que ela queima a mão ao tocar no tabuleiro, mas não a queima ao tocar no bolo. Considerando-se essa situação, é CORRETO afirmar que isso ocorre porque:
a capacidade térmica do tabuleiro é maior que a do bolo.
a transferência de calor entre o tabuleiro e a mão é mais rápida que entre o bolo e a mão.
o bolo esfria mais rapidamente que o tabuleiro, depois de os dois serem retirados do forno.
o tabuleiro retém mais calor que o bolo.
A estação central de trens de Estocolmo, na Suécia, criou um sistema para reduzir o consumo de energia elétrica em até 25 %, usando o calor gerado pelo corpo das pessoas que lá passam todos os dias. São 250 mil passageiros que passam por dia na estação, que possui temperatura média de 25,0° C na área de circulação. A companhia que administra a rede ferroviária da Suécia fez os cálculos e descobriu que esses passageiros produzem, juntos, 130 metros cúbicos de ar quente a cada respirada. O sistema funciona com tubos instalados no forro da estação que levam o ar aquecido pelos pulmões dos passageiros até a central de calefação, na qual radiadores transferem o calor do ar captado para a água. Considere que a temperatura do corpo humano é 37,0 °C e que o ser humano realiza 15 movimentos respiratórios por minuto. Densidade do ar 1,3 kg/m3 , e calor específico do ar 1000 J/kg°C.
Com base nestas informações, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
A única forma de o corpo humano liberar calor é pela respiração.
A maior parte da energia liberada pelo corpo humano na forma de radiação está na faixa do ultravioleta.
A quantidade de calor liberada a cada respirada pelo número médio de passageiros que circulam diariamente na estação central de Estocolmo é de 2,0 x 107 J.
A potência gerada durante uma respirada pelo total de passageiros que circulam diariamente pela estação é próxima a 0,5 MW.
O corpo humano é capaz de liberar mais energia do que consome ou possui armazenada, por isso é importante utilizar o calor humano como fonte de energia.
A maior parte da energia liberada pelo corpo humano na forma de radiação está na faixa do infravermelho.
Um recipiente com paredes adiabáticas contém 100g de água a 20ºC. Um resistor com resistência elétrica de 2,0Ω é ligado a uma fonte de tensão de 12V e é imerso na água.
Desconsidere a capacidade térmica do recipiente, e assinale a alternativa que corresponde, aproximadamente, ao tempo necessário para a água atingir 30ºC.
58s
14s
44s
29s
87s
A queima de 1,000 g de gás de cozinha fornece 6000 cal. A massa de gás que deve ser queimada para elevar a temperatura de meio litro de água de 25,00 ºC até 100,0 ºC, e, ainda, produzir a evaporação de 100,0 ml de água, é:
15,24 g
15,23 g
15,25 g
15,22 g
15,21 g