Exercícios de vestibulares sobre os campos magnéticos. Ler artigo Campo Magnético.
Os fornos de micro-ondas usam um gerador do tipo magnetron para produzir micro-ondas em uma frequência de aproximadamente 2,45 GHz (2,45 x 109 Hz). Ondas eletromagnéticas desta frequência são fortemente absorvidas pelas moléculas de água, tornando-as particularmente úteis para aquecer e cozinhar alimentos. Em um experimento em laboratório, deseja-se mover elétrons em órbitas circulares com a frequência de 2,45 GHz, usando um campo magnético.
Assinale a alternativa que representa corretamente o valor do módulo do campo magnético necessário para que isso ocorra.
2,70 x 1021 T
8,77 x 10-2 T
2,32 x 10-20 T
8,77 x 10-21 T
2,70 x 102 T
Considere as seguintes afirmativas:
I - A experiência de Hans Christian Oersted comprovou que um elétron é desviado, ao se deslocar em um campo magnético, na mesma direção do campo.
II - Ao partirmos um ímã ao meio, separamos o pólo Norte magnético do pólo Sul magnético, dando origem a dois novos ímãs monopolares.
III - Quando uma partícula carregada desloca-se paralelamente ao vetor campo magnético, a força magnética sobre ela é nula.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
Somente a afirmativa III é verdadeira.
Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
Todas as afirmativas são verdadeiras.
A ideia de linhas de campo magnético foi introduzida pelo físico e químico inglês Michael Faraday (1791-1867) para explicar os efeitos e a natureza do campo magnético. Na figura ao lado, extraída do artigo “Pesquisas Experimentais em Eletricidade”, publicado em 1852, Faraday mostra a forma assumida pelas linhas de campo com o uso de limalha de ferro espalhada ao redor de uma barra magnética.
Sobre campo magnético, é CORRETO afirmar que:
o vetor campo magnético em cada ponto é perpendicular à linha de campo magnético que passa por este ponto.
as linhas de campo magnético são contínuas, atravessando a barra magnética.
as linhas de campo magnético nunca se cruzam.
por convenção, as linhas de campo magnético “saem” do polo sul e “entram” no polo norte.
as regiões com menor densidade de linhas de campo magnético próximas indicam um campo magnético mais intenso.
quebrar um ímã em forma de barra é uma maneira simples de obter dois polos magnéticos isolados.
cargas elétricas em repouso não interagem com o campo magnético.
Um campo magnético uniforme está entrando no plano da página. Uma partícula carregada move-se neste plano em uma trajetória em espiral, no sentido horário e com raio decrescente, como mostra a Figura 2.
Assinale a alternativa correta para o comportamento observado na trajetória da partícula.
A carga é negativa e sua velocidade está diminuindo.
A carga é positiva e sua velocidade está diminuindo.
A carga é positiva e sua velocidade está aumentando.
A carga é negativa e sua velocidade está aumentando.
A carga é neutra e sua velocidade é constante.
Uma corrente elétrica é induzida em um anel condutor que está no plano horizontal, e o sentido de circulação dos portadores de corrente é horário, quando vista de cima.
Com base nas informações, analise as proposições.
I. Um campo magnético constante aponta verticalmente para baixo. II. Um campo magnético, cuja magnitude está aumentando, aponta verticalmente para cima. III. Um campo magnético, cuja magnitude está aumentando, aponta verticalmente para baixo. IV. Um campo magnético, cuja magnitude está diminuindo, aponta verticalmente para baixo. V. Um campo magnético, cuja magnitude está diminuindo, aponta verticalmente para cima.
Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas III e V são verdadeiras.
Somente a afirmativa I é verdadeira.
Somente as afirmativas IV e V são verdadeiras.
Um elétron com velocidade se movimenta na presença de um campo magnético , conforme mostra a figura abaixo, saindo do plano do papel.
Considerando a magnitude da velocidade do elétron igual a um décimo da velocidade da luz, e a magnitude do campo magnético igual a 1,0 T, o raio da órbita circular desse elétron é, aproximadamente, igual a:
1,7 × 10-4 m.
1,7 × 10-3 m.
1,7 × 10-2 m.
1,0 × 10-4 m.
1,0 × 10-3 m.
Observe o extrato a seguir do conto “Tempestade Solar” do escritor Ítalo Calvino.
“O Sol está sujeito a contínuas perturbações internas de sua matéria gasosa e incandescente, que se manifestam em perturbações visíveis na superfície: protuberâncias estourando como bolhas, manchas de luminosidade atenuada, intensas cintilações das quais se erguem no espaço jatos repentinos. Quando uma nuvem de gás eletrizado emitido no espaço pelo Sol investe a Terra atravessando as faixas de Van Allen, registram-se tempestades magnéticas e auroras boreais” (Ítalo Calvino em Todas as Cosmicômicas – Companhia das Letras, 2007, 1 ed., p. 318).
“O Sol está sujeito a contínuas perturbações internas de sua matéria gasosa e incandescente, que se manifestam em perturbações visíveis na superfície: protuberâncias estourando como bolhas, manchas de luminosidade atenuada, intensas cintilações das quais se erguem no espaço jatos repentinos. Quando uma nuvem de gás eletrizado emitido no espaço pelo Sol investe a Terra atravessando as faixas de Van Allen, registram-se tempestades magnéticas e auroras boreais”
(Ítalo Calvino em Todas as Cosmicômicas – Companhia das Letras, 2007, 1 ed., p. 318).
Esse trecho relata fenômenos que afetam diretamente o mundo atual. Diariamente uma “chuva de partículas” proveniente do Sol bombardeia o planeta Terra. Caso essas partículas chegassem à superfície terrestre, ocorreriam diversos problemas de saúde. Felizmente, o campo magnético do nosso planeta oferece uma proteção natural contra essas partículas, defletindo-as antes de chegarem à superfície. Por outro lado, quando o Sol tem picos de atividade, em períodos de aproximadamente 11 anos, esses ventos solares penetram mais na atmosfera prejudicando seriamente os sistemas de comunicação via satélite e os sistemas de GPS. Esse fenômeno afeta em particular o Brasil, onde se encontra a Anomalia Magnética do Atlântico Sul, na qual há a redução da intensidade do campo magnético terrestre.
Analise as proposições sobre a ação do campo magnético terrestre para defletir as partículas carregadas da superfície do planeta Terra.
I. A força magnética atua sempre perpendicularmente ao plano definido pelos vetores velocidade e campo magnético terrestre. II. A força magnética varia o módulo da velocidade e a sua direção, desviando as partículas para os polos terrestres. III. No caso do Brasil, o raio da trajetória das partículas é maior que nos países que se encontram fora da Anomalia Magnética do Atlântico Sul, pois o campo magnético é menos intenso. IV. O raio da trajetória da partícula é diretamente proporcional ao campo magnético terrestre e inversamente proporcional à sua velocidade.
Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
A figura abaixo mostra um circuito elétrico, no qual uma barra metálica desliza com velocidade uniforme de intensidade v=0,5m/s, imerso em um campo magnético de intensidade B = 0,10 T (entrando no plano do papel). A resistência elétrica R é 2,0 Ω.
A intensidade da força necessária para deslizar a barra com a velocidade constante e a potência dissipada na resistência são, respectivamente, iguais a:
5,0 × 10-4 N, 2,5 × 10-4 W
2,5 × 10-6 N, 12,5 × 10-7 W
5,0 × 10-5 N, 2,5 × 10-6 W
2,5 × 10-5 N, 12,5 × 10-6 W
5,0 × 10-6 N, 2,5 × 10-7 W
A figura (i) abaixo esquematiza um tubo de raios catódicos. Nele, um feixe de elétrons é emitido pelo canhão eletrônico, é colimado no sistema de foco e incide sobre uma tela transparente que se ilumina no ponto de chegada. Um observador posicionado em frente ao tubo vê a imagem representada em (ii). Um ímã é então aproximado da tela, com velocidade constante e vertical, conforme mostrado em (iii).
Assinale a alternativa que descreve o comportamento do feixe após sofrer a influência do ímã.
O feixe será desviado seguindo a seta 1.
O feixe será desviado seguindo a seta 2.
O feixe será desviado seguindo a seta 3.
O feixe será desviado seguindo a seta 4.
O feixe não será desviado.
Partículas α, β e γ são emitidas por uma fonte radioativa e penetram em uma região do espaço onde existe um campo magnético uniforme. As trajetórias são coplanares com o plano desta página e estão representadas na figura que segue.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do enunciado abaixo.
A julgar pelas trajetórias representadas na figura acima, o campo magnético ........ plano da figura.
aponta no sentido positivo do eixo X, no
aponta no sentido negativo do eixo X, no
aponta no sentido positivo do eixo Y, no
entra perpendicularmente no
sai perpendicularmente do