Lista de exercicios sobre cargas elétricas, retirados dos principais vestibulares do Brasil. Ler artigo Carga elétrica.
A atração e a repulsão entre partículas carregadas têm inúmeras aplicações industriais, tal como a pintura eletrostática. As figuras abaixo mostram um mesmo conjunto de partículas carregadas, nos vértices de um quadrado de lado a, que exercem forças eletrostáticas sobre a carga A no centro desse quadrado. Na situação apresentada, o vetor que melhor representa a força resultante agindo sobre a carga A se encontra na figura:
Uma carga positiva desloca-se com velocidade constante V numa região onde existe um campo magnético externo B. O vetor velocidade V da carga é perpendicular ao vetor campo magnético externo B. Podemos afirmar que o vetor força magnética que atua sobre a carga é:
Paralelo ao campo magnético.
Paralelo à velocidade da carga.
Paralelo ao plano formado pelos vetores velocidade e campo magnético.
Perpendicular aos vetores velocidade e campo magnético.
Perpendicular ao vetor velocidade e paralelo ao vetor campo magnético.
Assinale a alternativa CORRETA:
Se uma partícula eletricamente carregada se move em relação a um referencial inercial então ela produz, no espaço próximo, apenas um campo gravitacional.
Se uma partícula eletricamente carregada se move em relação a um referencial inercial então ela produz, no espaço, apenas um campo magnetostático.
Se uma partícula eletricamente carregada se move em relação a um referencial inercial então ela produz, no espaço, apenas um campo elétrico.
Se uma partícula eletricamente carregada se move em relação a um referencial inercial então ela produz, no espaço, apenas um campo magnético.
Se uma partícula eletricamente carregada se move em relação a um referencial inercial então ela produz, no espaço, um campo elétrico (não necessariamente eletrostático) e um campo magnético.