Lista de questões de fisica sobre espiras e corrente elétrica, retiradas de provas de vestibulares. Ler artigo Espiras.
Um transformador possui 50 espiras no enrolamento primário e 200 espiras no secundário. Ao ligar o primário a uma bateria de tensão contínua e constante de 12 V, o valor da tensão de saída, no enrolamento secundário, é igual a:
12 V, pois a tensão de saída é igual à tensão de entrada.
zero, pois o número de espiras do enrolamento secundário é maior do que o dobro do número de espiras do primário.
zero, pois não há força eletromotriz induzida nas espiras do secundário.
72 V, pois a razão entre a tensão de saída e a tensão de entrada é igual à razão entre o número de espiras do enrolamento secundário e o número de espiras do enrolamento primário.
48 V, pois a razão entre a tensão de entrada e a tensão de saída é igual à razão entre o número de espiras do enrolamento primário e o número de espiras do enrolamento secundário.
Sabe-se que uma corrente elétrica pode ser induzida em uma espira colocada próxima a um cabo de transmissão de corrente elétrica alternada – ou seja, uma corrente que varia com o tempo. Considere que uma espira retangular é colocada próxima a um fio reto e longo de duas maneiras diferentes, como representado nestas figuras:
Na situação representada em I, o fio está perpendicular ao plano da espira e, na situação representada em II, o fio está paralelo a um dos lados da espira. Nos dois casos, há uma corrente alternada no fio. Considerando-se essas informações, é CORRETO afirmar que uma corrente elétrica induzida na espira:
ocorre apenas na situação I.
ocorre apenas na situação II.
ocorre nas duas situações.
não ocorre em qualquer das duas situações.
O observador, representado na figura, observa um ímã que se movimenta em sua direção com velocidade constante. No instante representado, o ímã encontra-se entre duas espiras condutoras, 1 e 2, também mostradas na figura.
Examinando as espiras, o observador percebe que:
existem correntes elétricas induzidas no sentido horário em ambas espiras.
existem correntes elétricas induzidas no sentido anti-horário em ambas espiras.
existem correntes elétricas induzidas no sentido horário na espira 1 e anti-horário na espira 2.
existem correntes elétricas induzidas no sentido anti-horário na espira 1 e horário na espira 2.
existe apenas corrente elétrica induzida na espira 1, no sentido horário.
A principal aplicação da Indução Magnética, ou Eletromagnética, é a sua utilização na obtenção de energia. Podem-se produzir pequenas f.e.m. com um experimento bem simples. Considere uma espira quadrada com 0,4m de lado que está totalmente imersa num campo magnético uniforme (intensidade B = 5,0 Wb/m²) e perpendicular às linhas de indução. Girando a espira até que ela fique paralela às linhas de campo.
Sabendo-se que a espira acima levou 0,2 segundos para ir da posição inicial para a final, a alternativa correta que apresenta o valor em módulo da f.e.m. induzida na espira, em volts, é:
1,6
8
4
0,16