1 – CONCEITOS INICIAIS: Em física um corpo pode se encontrar em equilíbrio em duas situações. Na primeira, o corpo está livre de forças atuantes, neste caso, o equilíbrio é denominado estático e o corpo se encontra em repouso. Já na segunda o corpo está sob a ação de uma ou mais forças, neste caso, o equilíbrio é denominado dinâmico e o corpo se encontra em movimento retilíneo uniforme. Neste caso, a força resultante que atua sobre este corpo será nula.
2 – HIDROSTÁTICA: A Hidrostática é a área da física dedicada ao estudo de fluidos que se encontram em equilíbrio, seja ele estático ou dinâmico. A Hidrostática ganhou este nome devido aos primeiros estudos relacionados a tal assunto estarem ligados com a água. O estudo da Hidrostática é baseado no seguinte conceito para fluido:
2.1 - Fluido: Um fluido é uma substância que pode fluir, em outras palavras, esta substância pode escoar. O termo fluido inclui os líquidos e os gases, sendo que, os líquidos oferecem resistência à uma certa compressão, enquanto os gases são facilmente compressíveis. Dessa forma são enumeradas abaixo algumas das principais características associadas aos fluidos:
2.1.1 – Viscosidade: É uma propriedade característica dos líquidos, de forma que, diferentes líquidos apresentam diferentes viscosidades. Como exemplo a água apresenta uma viscosidade mais baixa que o óleo, por isso, escoa com maior facilidade quando comparada ao óleo.
2.1.2 - Pressão: Quando aplicada uma força () sobre uma amostra contendo uma quantidade de fluido delimitada por uma área (A) (situação representada pela Figura 1), esta amostra fica sujeita a uma pressão (p) dada por .
Se a pressão faz um ângulo de 90° com a superfície, então, ela se reduz na seguinte forma: . A pressão é uma grandeza escalar e é dada no S.I (Sistema Internacional de Unidades) em .
2.1.3 – Densidade: A densidade (D) de um fluido é dada pela razão entre a massa (m) de uma amostra de fluido e seu volume (V), matematicamente isso é o mesmo que .
No Sistema internacional de Unidades (S.I) a unidade de densidade é o . Também é comum utilizar as unidades ou .
2.1.4 – Líquido perfeito: São líquidos em que são consideradas as seguintes propriedades:
- a) são incompressíveis, isto é seu volume permanece constante.
- b) não apresentam atrito entre as moléculas, isto é, a viscosidade é desprezível.
- c) a força que exercem sobre uma superfície é sempre perpendicular a ela.
2.1.5 - Pressão em uma coluna de líquido: Um determinado líquido contido em um recipiente de volume (V) exerce sobre a área da base (S) do recipiente (conforme a Figura 2) uma pressão dada por:
2.1.6 – Pressão atmosférica: É a pressão que a atmosfera exerce sobre a superfície terrestre. É localmente considerada constante e pode ser medida assumindo os seguintes valores em seus respectivos sistemas de unidades.
patm = 1 atm = 76 cmHg = 760 mmHg
A Hidrostática é uma área muito interessante e importante de ser estudada. Contribuiu e vem contribuindo de maneira fantástica no desenvolvimento tecnológico da sociedade e está baseada basicamente sobre três pilares:
Referências:
BONJORNO, José Roberto; BONJORNO, Regina Azenha; BONJORNO, Valter; CLINTON, Márcico Ramos. Física História & Cotidiano. São Paulo: Editora FTD, 2004, volume único.
HEWITT, Paul G. Física Conceitual. Porto Alegre: Editora: Bookman, 2011, 11ª. ed. v. único.
Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/fisica/hidrostatica/