Lista de questões feitas em vestibulares sobre o Movimento Harmônico Simples. Ler artigo Movimento Harmômico Simples (MHS).
Uma das extremidades de uma corda está presa a um suporte fixo no topo de um poço vertical de uma mina com profundidade igual a 161,0 m. A corda fica esticada pela ação do peso de uma caixa de minérios com massa igual a 25,0 kg, presa na extremidade inferior da corda, que está 1,0 m acima da parte inferior da mina. A massa da corda é igual a 4,0 kg. Um mineiro, no fundo da mina, balançando horizontalmente a extremidade inferior da corda, envia um sinal para seu colega que está no topo da mina. Sabendo-se que um ponto da corda realiza um movimento harmônico simples (MHS) com freqüência de 4,0 Hz, e desconsiderando-se o peso da corda, a velocidade da onda transversal que se propaga na corda e o comprimento de onda são, respectivamente:
160,0 m/s e 40,0 m.
80,0 m/s e 20,0 m.
100,0 m/s e 400,0 m.
100,0 m/s e 25,0 m.
4,0 m/s e 100,0 m.
Pedro, Tiago, João e Felipe resolveram comprar um carro do ano 2000, mas se esqueceram de verificar os registros sobre as revisões periódicas. A fim de evitar problemas físicos devido ao excesso de oscilação do carro durante viagens longas, decidem analisar a qualidade dos amortecedores. Eles modelam o carro, na situação em que estão os quatro como passageiros, como um único corpo sobre uma mola ideal, realizando um MHS. Então, eles fazem três medidas, obtendo os seguintes valores: a) 1000 kg para a massa do carro; b) 250 kg para a soma de suas massas; c) 5,0 cm para a compressão da mola quando os quatro estavam dentro do carro parado.
Sobre o MHS e com base no exposto acima, é CORRETO afirmar que:
a frequência e o período do MHS realizado dependem da amplitude.
a frequência de oscilação do carro com os passageiros é de
a energia cinética é máxima na posição de equilíbrio.
a constante elástica da mola é 25 x 104 N/m.
o período de oscilação do carro vazio é de 1,0 s.