Ondas transversais

Por Luiz Guilherme Rezende Rodrigues

Doutorado em Física (UFJF, 2019)
Mestrado em Física (UFJF, 2015)
Graduado em Bacharelado em Física (UFJF, 2015)
Graduado em Licenciatura em Física (UFJF, 2013)

Categorias: Ondulatória
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O movimento específico gerado por um pulso ou sucessivos pulsos que perturbam um determinado meio material é denominado onda. Em outras palavras as ondas são definidas a partir do conceito de energia, uma vez que, ondas são formas de transmissão de energia. A propagação de uma onda pode ocorrer no vácuo ou em um determinado meio material. As ondas não transportam matéria e sim energia.

Ondas transversais

As propriedades e características particulares de uma onda determinam suas classificações. As ondas são classificadas quanto a sua natureza, direção de propagação e direção de vibração.

Com respeito a sua natureza as ondas são classificadas como mecânicas ou eletromagnéticas. Com respeito a direção de propagação as ondas são classificadas como unidimensionais, bidimensionais ou tridimensionais. Finalmente, com respeito a direção de vibração as ondas são classificadas como transversais ou longitudinais.

As ondas transversais são ondas cujas vibrações são perpendiculares a direção de propagação. Ondas em cordas (representado pela figura abaixo) são bons exemplos de ondas transversais. As ondas longitudinais são ondas cujas vibrações são paralelas a direção de propagação. As ondas sonoras é um exemplo de ondas longitudinais.

Ondas transversais.

Referências:

BONJORNO, José Roberto; BONJORNO, Regina Azenha; BONJORNO, Valter; CLINTON, Márcico Ramos. Física História & Cotidiano. São Paulo: Editora FTD, 2004, volume único.

HEWITT, Paul G. Física Conceitual. Porto Alegre: Editora: Bookman, 2011, 11ª. ed. v. único.

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!