As propriedades extensivas são propriedades físicas que variam de acordo com a extensão de um sistema, ou seja, dependem diretamente da quantidade ou do tamanho da matéria.
Veja as principais propriedades extensivas:
Massa
A massa é uma grandeza física que representa a quantidade de matéria que um corpo contém. Sendo assim, quanto maior for a quantidade de massa de um corpo, maior será sua extensão, o que constitui uma propriedade extensiva.
Volume
O volume representa a quantidade de espaço ocupado por um corpo. A quantidade de matéria é diretamente proporcional ao seu volume, assim, 1 tonelada de sal, por exemplo, sempre ocupará mais espaço do que 1 kg da mesma substância.
Energia
A quantidade de energia de um corpo também está associada à extensão do mesmo. Isso pode ser explicado através da fórmula de equivalência massa-energia, proposta pelo físico alemão Albert Einstein e expressa pela equação E=mc² (E = energia, m = massa e c = velocidade da luz no vácuo). Por meio desta fórmula, pode-se concluir que a energia e a massa da matéria são grandezas diretamente proporcionais, o que classifica a energia como uma propriedade extensiva.
Entropia
Entropia é uma grandeza física utilizada para descrever o nível reversibilidade ou irreversibilidade de um sistema. A variação de entropia está associada às grandezas de massa e quantidade de matéria: quanto menor for a extensão da massa, menor será a sua entropia.
Textura
A textura é identificada pelo tato e representa o aspecto da superfície da matéria, podendo ser áspera, lisa, macia, rugosa, ondulada, entre outras. Quanto maior for a quantidade de matéria, maior será a percepção da textura.
Calor
O calor representa a transferência de energia térmica que ocorre entre sistemas com temperaturas diferentes. Quanto maior é a extensão de um corpo, maior a quantidade de calor que o mesmo é capaz de propagar. A queima de um tronco de madeira, por exemplo, libera uma quantidade de calor bem maior do que um palito de fósforo.
Resistência elétrica
Resistência elétrica é a capacidade que um corpo apresenta de dificultar a passagem de corrente elétrica. Trata-se de uma propriedade extensiva porque depende da dimensão do corpo. Um fio de 100 m, por exemplo, apresenta o dobro da capacidade de frear uma corrente elétrica do que um fio de 50 m de mesma natureza.
Observe que, se qualquer um destes sistemas for dividido em várias partes, o valor das propriedades acima também será igualmente dividido (como ocorreu no exemplo de resistência elétrica), e a soma dessas partes será o valor total do sistema, o que caracteriza uma propriedade extensiva.
Leia também:
Referências:
http://www.fisica.ufmg.br/~feletro/TRANSPARENCIAS/Transp-Cap6.pdf
http://pt.wikipedia.org/wiki/Propriedades_extensivas
Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/fisica/propriedades-extensivas/