Lista de exercícios de vestibulares sobre velocidade escalar e deslocamento. Ler artigo Velocidade escalar.
Dois ciclistas partem simultaneamente de dois pontos distintos de uma estrada, distantes 24 km um do outro, e viajam em velocidades constantes; se seguirem no mesmo sentido, o mais rápido alcançará o outro após 2 horas; se seguirem um em direção ao outro, o encontro ocorrerá após 45 minutos. Assim sendo, a velocidade do ciclista mais rápido, em quilômetros por hora, é:
16
20
22
24
28
Uma família viaja de carro com velocidade constante de 100 km/h, durante 2 h. Após parar em um posto de gasolina por 30 min, continua sua viagem por mais 1h 30 min com velocidade constante de 80 km/h. A velocidade média do carro durante toda a viagem foi de:
80 km/h
100 km/h
120 km/h
140 km/h
150 km/h
Um astronauta flutuando no espaço lança horizontalmente um objeto de massa m = 5 kg com velocidade de 20 m/s, em relação ao espaço. Se a massa do astronauta é de 120 kg, e sua velocidade final horizontal v = 15 m/s está na mesma direção e sentido do movimento da massa m, determine a velocidade do astronauta antes de lançar o objeto.
11,2 m/s.
12,2 m/s.
13,2 m/s.
14,2 m/s.
15,2 m/s.
Uma pessoa caminha uma distância de 20,0 m em um tempo de 10,0s. Qual sua velocidade?
1,6 km/h
2,5 km/h
5,5 km/h
7,2 km/h
9,2 km/h
Nos Jogos Olímpicos Rio 2016, a seleção brasileira de vôlei obteve a medalha de ouro após doze anos da última conquista, com uma vitória de 3 sets a 0 sobre a Itália. O saque Viagem, popularizado pelos jogadores brasileiros na Olimpíada de 1984, foi de fundamental importância para o alto desempenho da equipe. Na figura abaixo, uma sequência de imagens ilustra a execução de um saque Viagem, com indicação da posição do jogador e da posição correspondente da bola em diversos instantes de tempo. O jogador lança a bola, cuja massa é de 0,3 kg, com velocidade horizontal de 4,0 m/s e entra em contato novamente com ela a uma altura de 3,50 m acima do solo, no instante 2,2 s. Esse contato dura apenas 0,02 s, mas projeta a bola com velocidade de módulo V = 20 m/s.
Com base na figura e nos dados acima, é correto afirmar que:
o módulo da força média de interação da mão do jogador com a bola é maior que o módulo da força média de interação da bola com a mão do jogador.
o módulo da velocidade vertical da bola no momento em que o jogador entra em contato novamente com ela é de 3,5 m/s.
a força média de interação da mão do jogador com a bola na direção horizontal é de aproximadamente 234 N.
a força média de interação da mão do jogador com a bola na direção vertical é nula.
o trabalho realizado sobre a bola durante a interação é de aproximadamente 54,23 J.
O futebol é o esporte mais popular no Brasil, atraindo milhares de pessoas aos estádios semanalmente, além das massas que acompanham notícias e transmissões pelos mais diversos meios de comunicação. Embora seja considerado entretenimento por muitos, para os jogadores de futebol a prática supera o mero entretenimento, pois exige diversos atributos mentais e fisiológicos. Os aspectos fisiológicos, em particular, são relevantes uma vez que apenas 25% da energia química dos alimentos ingeridos é transformada em movimento. Na tabela abaixo, são apresentadas as distâncias percorridas (em metros) por jogadores, durante uma partida, em diferentes faixas de velocidade, além dos custos energéticos totais para algumas faixas de velocidade. Os jogadores possuem massa de 80 kg. Use 1 cal = 4 J.
Com base no exposto e na tabela acima, é CORRETO afirmar que:
a velocidade escalar média de um lateral durante uma partida é de 16,75 m/s.
a energia cinética mínima de um atacante na faixa de velocidade V5 é 1690 J.
quando o jogador está parado, não há custo energético.
o custo energético de um zagueiro na faixa de velocidade V3 equivale à potência mecânica necessária para que ele suba uma escada com a velocidade constante de 0,5 m/s.
o atacante gasta 329,1 kcal de energia durante uma partida de futebol no conjunto das faixas de velocidade V2, V3 e V4.
Em 2014, comemoraram-se os 50 anos do início da operação de trens de alta velocidade no Japão, os chamados trens-bala. Considere que um desses trens desloca-se com uma velocidade constante de 360 km/h sobre trilhos horizontais. Em um trilho paralelo, outro trem desloca-se também com velocidade constante de 360 km/h, porém em sentido contrário.
Nesse caso, o módulo da velocidade relativa dos trens, em m/s, é igual a:
50.
100.
200.
360.
720.
Drones são veículos voadores não tripulados, controlados remotamente e guiados por GPS. Uma de suas potenciais aplicações é reduzir o tempo da prestação de primeiros socorros, levando pequenos equipamentos e instruções ao local do socorro, para que qualquer pessoa administre os primeiros cuidados até a chegada de uma ambulância. Considere um caso em que o drone ambulância se deslocou 9 km em 5 minutos. Nesse caso, o módulo de sua velocidade média é de aproximadamente:
1,4 m/s.
30 m/s.
45 m/s.
140 m/s.
Um barco a vela percorre, em velocidade de módulo constante, 2,0 km em 50s. Sabendo que a velocidade do barco representa 80% da velocidade média do vento, o valor para a velocidade média do vento, em m/s,é:
50
40
30
10
Uma criança de 23 kg, parte do ponto A com velocidade de 2 m/s e desce o plano inclinado e sem atrito do escorregador representado na figura abaixo. Assinale a alternativa em que contém a velocidade da criança quando ela passa pelo ponto B:
Dados: g = 10 m/s2; dA = 2,65 m e dB = 0,4 m.
VB = 7,84 m/s;
VB = 6,62 m/s;
VB = 10 m/s;
VB = 4 m/s;
VB = 7 m/s.