Um filtro polarizador é uma lâmina de vidro, utilizada na fotografia, geralmente para alterar a luz ambiente e causar um efeito de iluminação diferenciado na foto. Geralmente eles vem presos a armações redondas que encaixam na lente da câmera fotográfica.
O polarizador é ideal para ser usado em situações de muita luz, e não deve ser utilizado nas demais situações, especialmente no início da manhã e no final da tarde, pois nestes dois horários a natureza já se encarrega de fazer uma iluminação adequada para se registrar a cena.
Algumas pessoas, no entanto, confiando na edição, acham desnecessário o uso de filtros, porém com o filtro polarizador é diferente, pois um programa de edição não poderá reparar os danos que o excesso de luz pode causar a uma imagem. A riqueza de cores e detalhes é muito melhorada com o uso deste filtro, e o resultado final ficará mais realista e com maior riqueza de detalhes.
Um dos efeitos mais importantes é a diminuição dos reflexos da luz em superfícies como a água e os metais, e este efeito é muito difícil de ser reproduzido digitalmente. O que acontece quando se tira uma foto da água quando há muita luz é que, mesmo quando a água é cristalina, o reflexo da luz impede que se veja quaisquer detalhes dentro da água, problema que é resolvido com o uso do filtro polarizador. É ele que permite aquelas fotos de paisagens paradisíacas, com água cristalina e um céu azul, pois só permite a passagem da luz polarizada em uma direção, permitindo que se veja naturalmente a imagem.
É sempre recomendado o uso do tripé, especialmente quando se vai fazer uma foto de longa exposição (neste caso mais luz será captada, e para que a foto não fique superexposta o uso do filtro polarizador é recomendado).
Fontes:
http://www.