O particípio tem dois valores: um valor de verbo e um valor de adjetivo. Nesse último caso, será chamado de adjetivo verbal. Porém trataremos tão somente do valor de verbo do particípio presente.
* O particípio presente:
É uma forma verbal que é encontrada sobretudo na língua escrita. Contrariamente ao adjetivo verbal, que tem todas as características de um adjetivo, o particípio presente tem todas as características de um verbo; ele pode ter um sujeito (um nome ou um pronome), um complemento (complemento de objeto circunstancial), ser colocado na forma negativa, etc.
Compare:
- C’est une pension très accueillante (É uma pensão muito acolhedora) ;
- C’est une pension accueillant les gens à la semaine ou au mois (É uma pensão acolhendo as pessoas por semana ou por mês).
Na primeira frase, "accueillant(e)" é um adjetivo, e por isso pôde ser colocado no feminino e também precedido do advérbio “très”. Poderia também ser substituído por outro adjetivo como “symapthique, confortable” (simpática, confortável) etc.
Na segunda, entretanto, trata-se de um particípio presente; ele aceita um complemento (les gens). Tal complemento poderia ser substituído por uma proposição relativa: “une pension qui accepte les gens...” (uma pensão que aceita pessoas); poderia também ser colocado na forma negativa:
“n’accueillant pas” (não acolhendo).
> Formação:
Junta-se a terminação “-ant” ao radical da primeira pessoa do plural. Ex:
- nous voulons – voulant (nós queremos – querendo);
- nous partons – partant (nós partimos – partindo);
- nous écoutons – écoutant (nós escutamos – escutando);
- nous pouvons – pouvant (nós podemos – podendo);
- nous faisons – faisant (nós fazemos – fazendo);
- nous finissons – finissant (nós terminamos – terminando).
> Valores e empregos:
O particípio presente visa a ação (o processo) que está se desenvolvendo. Ele é invariável e não tem temporalidade própria: é o verbo principal que indica seu valor temporal.
- Distinguem-se os particípios presentes conjuntos, fixados diretamente a um nome, e os particípios presentes disjuntos, separados do nome por uma vírgula. Eles podem ser encontrados antes ou depois do nome.
Quando ele é disjunto, o particípio presente pode exprimir a causa, a simultaneidade, a condição e a oposição.
! – Existe uma forma composta do particípio utilizando o auxiliar “être” (ser/estar) ou “avoir” (ter) no particípio presente + o particípio passado do verbo.
Esse “particípio composto” exprime uma ação anterior à ação expressa pelo verbo principal ou uma ação terminada, concluída.